ACRE
Facções em guerra apavoram comunidade ribeirinha, no centro da capital, em meio a tiroteios de uma margem a outra do Rio Acre
PUBLICADO
7 anos atrásem
Na manhã desta segunda-feira (22), a reportagem do AC Jornal foi até à margens do Rio Acre, no centro da cidade, e confirmou o que vem sendo denunciado há tempos: a população ribeirinha de alguns bairros está na linha de tiro de duas facções rivais. Mesmo sem poder fazer muitos registros, colhemos depoimentos e constatamos que casas foram alvejadas, serviços como a travessia do rio (catraias) foram abandonados, além da visível demarcação de territórios imposta pelo poder paralelo. Nossos repórteres ouviram tiros durante a conversa com moradores.
No Primeiro Distrito, entramos na Rua Rio Grande do Sul e fomos recebidos em uma casa habitada somente por mulheres, todas evangélicas. “Meu filho, aqui tem noite que a gente não dorme”, disse uma delas, bastante nervosa (olhando de um lado para outro). “Teve uma batida do Bope e morreu uma moça aqui na Floriano Peixoto”, complementou a moradora. Ali mesmo estava o motivo de tanta apreensão: nos muros de algumas casas próximas ao Cristo Redentor viam-se grafadas as letras CV, iniciais da facção carioca Comando Vermelho. “Todo o centro, incluindo os bairros da Base, Papoco e Preventório, estão sob o domínio do medo.
“Vou vender esta casa e me mandar”, disse um morador que possui um pequeno comércio em frente à sua residência. Do outro lado do rio Entramos pela Rua Cunha Matos e, assim que fizemos a conversão e acessamos a Rua Uirapuru, deparamo-nos com outro muro e um ostensivo aviso em forma de oito letras e dois algarismos, Bonde dos 13, facção criminosa genuinamente acreana e aliada do PCC paulista. “A gente que mora aqui, na Rua Beira Rio, escuta muitos tiros que vêm do Preventório. Já caiu uma bala dentro de uma igreja. Convivemos com esse perigo há anos e já virou rotina”, diz um jovem que trabalha com vendas. “Eu vou vender essa casa, meu barco e me mandar daqui”, repetiu disse um morador antigo, o senhor Oscar Marreiro de Fontes, 78 anos, um dos muitos catraieiros que perdeu a profissão por causa da violência.
“Como vocês estão vendo, nem escadas existem mais. Roubam celulares, cordões e dinheiro neste caminho que nem iluminação tem”, relatou o trabalhador. Na Rua Triunfo, nas proximidades da antiga Rodoviária, tem mais uma pichação com uma recomendação inusitada: proibido roubar na quebrada. “É para que os viciados não roubem na região e, dessa forma, não atraiam a polícia e outros transtornos para o negócio, que é, exclusivamente, a venda de drogas”, decifrou um policial civil das antigas. “Depois da morte do narcotraficante Jorge Rafaat, a rota internacional da cocaína passa agora pelo nosso estado”.
Polícia Militar não dá trégua.
Na esquina das ruas Floriano Peixoto com a Rio Grande do Sul fica localizado o 1°Batalhão de Polícia Militar. Responsável pela região do centro e dos bairros adjacentes, o comando não dá trégua na repressão ao tráfico de drogas e à violência de forma geral. A major Jokebed de Lima Taveira, que responde pela guarnição há um ano, disse que intervém constantemente . “Sempre que temos informações, damos a resposta”, disse, confirmando que os disparos saem das duas margens do rio. “Aqui do nosso lado, uma vez que o Segundo Distrito é de responsabilidade de outro comando policial, fazemos a nossa parte”, assegurou a oficial. Os atiradores, ainda segundo ela, escondem-se na densa vegetação, o que dificulta a visualização. A área é bastante acidentada e cheia de lixo e entulho. “Já encontramos marcas de tiros em uma casa abandonada, mas o difícil acesso dificulta as capturas”, declarou a comandante, para quem os “faccionados” estão usando o rio como “terra de ninguém”.
Relacionado
ACRE
II Semana Acadêmica de Sistemas de Informação — Universidade Federal do Acre
PUBLICADO
1 dia atrásem
14 de fevereiro de 2026Estão abertas as inscrições para o evento que vai reunir estudantes e profissionais para conectar ideias, debater o futuro da computação e fortalecer nossa rede acadêmica.
Se você quer ficar por dentro das pesquisas mais atuais da área e garantir aquela integração única com a galera, esse é o seu lugar!
Onde e Quando?
Data: De 23 a 27 de Fevereiro Local: UFAC – Teatro Universitário.
Como garantir sua vaga?
Inscreva-se agora pelo link: https://sasiufac.github.io/SASI2025/
Garanta sua vaga e venha fazer parte dessa experiência única. Nos vemos lá!
Relacionado
ACRE
Programa insere novos servidores no exercício de suas funções — Universidade Federal do Acre
PUBLICADO
3 dias atrásem
12 de fevereiro de 2026A Diretoria de Desempenho e Desenvolvimento, da Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas, realizou a abertura do programa Integra Ufac, voltado aos novos servidores técnico-administrativos. Durante o evento, foi feita a apresentação das pró-reitorias, com explanações sobre as atribuições e o funcionamento de cada setor da gestão universitária. O lançamento ocorreu nessa quarta-feira, 11, na sala de reuniões da Pró-Reitoria de Graduação, campus-sede.
A finalidade do programa é integrar e preparar os novos servidores técnico-administrativos para o exercício de suas funções, reforçando sua atuação na estrutura organizacional da universidade. A iniciativa está alinhada à portaria n.º 475, do Ministério da Educação, que determina a realização de formação introdutória para os ingressantes nas instituições federais de ensino.
“Receber novos servidores é um dos momentos mais importantes de estar à frente da Ufac”, disse a reitora Guida Aquino. “Esse programa é fundamental para apresentar como a universidade funciona e qual o papel de cada setor.”
A pró-reitora de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas, Filomena Maria Oliveira da Cruz, enfatizou o compromisso coletivo com o fortalecimento institucional. “O sucesso individual de cada servidor reflete diretamente no sucesso da instituição.”
(Camila Barbosa, estagiária Ascom/Ufac)
Relacionado
ACRE
Atlética do Curso de Engenharia Civil — Universidade Federal do Acre
PUBLICADO
5 dias atrásem
10 de fevereiro de 2026NOME DA ATLÉTICA
A. A. A. DE ENGENHARIA CIVIL – DEVASTADORA
Data de fundação: 04 de novembro de 2014
MEMBROS DA GESTÃO ATUAL
Anderson Campos Lins
Presidente
Beatriz Rocha Evangelista
Vice-Presidente
Kamila Luany Araújo Caldera
Secretária
Nicolas Maia Assad Félix
Vice-Secretário
Déborah Chaves
Tesoureira
Jayane Vitória Furtado da Silva
Vice-Tesoureira
Mateus Souza dos Santos
Diretor de Patrimônio
Kawane Ferreira de Menezes
Vice-Diretora de Patrimônio
Ney Max Gomes Dantas
Diretor de Marketing
Ana Clésia Almeida Borges
Diretora de Marketing
Layana da Silva Dantas
Vice-Diretora de Marketing
Lucas Assis de Souza
Vice-Diretor de Marketing
Sara Emily Mesquita de Oliveira
Diretora de Esportes
Davi Silva Abejdid
Vice-Diretor de Esportes
Dâmares Peres Carneiro
Estagiária da Diretoria de Esportes
Marco Antonio dos Santos Silva
Diretor de Eventos
Cauã Pontes Mendonça
Vice-Diretor de Eventos
Kaemily de Freitas Ferreira
Diretora de Cheerleaders
Cristiele Rafaella Moura Figueiredo
Vice-Diretora Chreerleaders
Bruno Hadad Melo Dinelly
Diretor de Bateria
Maria Clara Mendonça Staff
Vice-Diretora de Bateria
CONTATO
Instagram: @devastadoraufac / @cheers.devasta
Twitter: @DevastadoraUfac
E-mail: devastaufac@gmail.com
Relacionado
PESQUISE AQUI
MAIS LIDAS
Economia e Negócios6 dias agoBrasil 2026: crescimento moderado e foco na estabilidade econômica
ACRE5 dias agoEmpresa Júnior — Universidade Federal do Acre
ACRE5 dias agoAtlética do Curso de Engenharia Civil — Universidade Federal do Acre
ACRE3 dias agoPrograma insere novos servidores no exercício de suas funções — Universidade Federal do Acre