NOSSAS REDES

ACRE

Ex-servidores da Santa Casa acusam José Alex de destruir prédio penhorado pela justiça

PUBLICADO

em

Um boletim de ocorrência registrado na Delegacia de Polícia Civil de Cruzeiro do Sul no último dia 03 de março acusa o ex-deputado federal e atual presidente da Santa Casa de Misericórdia José Aleksandro da Silva de contratar pessoas para retirar maquinas de lavanderia e outros objetos que estavam dentro de um prédio. Para retirar os produtos, os trabalhadores, que segundo o denunciante, o servidor público Jason de Oliveira Gomes, e como comprovam fotografias enviadas à nossa redação, quebraram uma parede e usaram um guincho para levar três máquinas de lavanderia e camas.

O problema é que o prédio, encontra-se penhorado pela Justiça Federal do Trabalho para o pagamento de dívidas trabalhistas com mais de 40 ex-servidores da Santa Casa de Misericórdia de Cruzeiro do Sul.

Entenda a história

Em 2015, a Santa Casa de Misericórdia fechou as portas em Cruzeiro do Sul e todos os servidores foram dispensados. A antiga gestão passou a direção para José Aleksandro. Os ex-funcionários saíram de mãos abanando e não receberam nenhum direito trabalhista. Procuraram a justiça que resolveu penhorar, para garantia de pagamento, o prédio e o terreno de aproximadamente 11,2 mil metros quadrados, avaliado em mais de 5 milhões de reais.

No último dia 2 de março, os ex-servidores foram surpreendidos por trabalhadores que destruíram uma parede lateral do prédio para retirar os equipamentos. Confrontados, o responsável pelo serviço Ângelo Andres da Rocha Corrêa, afirmou ter sido contratado por José Alex. No primeiro boletim, inclusive, além da acusação de dano ao patrimônio público, havia a acusação de furto. Orientado pelos advogados, Jason de Oliveira, procurou a delegacia para retificar o boletim. “Nossos advogados explicaram que apenas o prédio está penhorado pela justiça. Então, eles não poderiam vir aqui e quebrar esse patrimônio que vai ser usado para pagar os direitos trabalhistas de 46 ex-servidores que foram mandados embora sem receber nenhum direito trabalhista”, afirma Jason.

O prédio está em adjudicação, que é o ato judicial mediante o qual se declara e se estabelece que a propriedade de uma coisa se transfere de seu primitivo dono para o credor, que então assume sobre ela todos os direitos de domínio e posse inerentes a toda e qualquer alienação.

Procurado pela nossa reportagem, José Aleksandro da Silva explicou o ocorrido. Disse que mandou retirar os equipamentos, já que o prédio sofreu furtos e que até portas e janelas já foram levadas do local. “A explicação é muito simples. O que está penhorado é apenas o prédio. Os equipamentos são caros e corriam o risco de serem roubados. Por uma questão de tamanho dos equipamentos, fomos obrigados a quebrar a parede, mas hoje mesmo já estamos mandando consertar”.

José Alex apresentou dois boletins de ocorrência que comprovam que o prédio da Santa Casa já tinha sido furtado, o que justificaria a retirada dos equipamentos.

Advertisement

ACRE

Revista da gestão de Guida Aquino registra legado de 8 anos — Universidade Federal do Acre

PUBLICADO

em

Revista da gestão de Guida Aquino registra legado de 8 anos.jpg

A Ufac lançou a revista online “Avanços que Deixam Legado para o Futuro: 2018-2026” (124 p.). A publicação marca o encerramento da gestão da professora Guida Aquino à frente da Reitoria e reúne, em formato interativo, com dez capítulos, o balanço das principais conquistas e ações desenvolvidas pela administração superior nos últimos oito anos. O evento ocorreu nessa quinta-feira, 6, no Órgão dos Colegiados Superiores, campus-sede.

A revista serve como um registro de prestação de contas e memória institucional. O lançamento reuniu a equipe que esteve ao lado da gestão nesse período, num momento de agradecimento e celebração pelo trabalho realizado. “Agradeço o apoio e a colaboração de todos”, disse Guida.

(Camila Barbosa, estagiária Ascom/Ufac)

 



Leia Mais: UFAC

Continue lendo

ACRE

Ufac registra fase final de construção do novo CAp no campus-sede — Universidade Federal do Acre

PUBLICADO

em

Ufac registra fase final de construção do novo CAp no campus-sede.jpg

A Ufac realizou a solenidade de registro da fase final das obras de construção do novo prédio do Colégio de Aplicação (CAp). O evento ocorreu nesta sexta-feira, 7, no campus-sede, marcando a entrega parcial do complexo educacional, que já atinge 90% de execução física. O projeto de transferência do colégio para o campus universitário foi priorizado em 2022 pela Reitoria.

A estrutura foi concebida para atender às exigências da educação básica, contando com salas de aula, refeitório, auditório, parque aquático, laboratórios de informática e pontos de acesso à internet com tecnologia wi-fi 7. Os recursos financeiros foram viabilizados por meio de emendas parlamentares do Orçamento Geral da União.

“Essa obra representa mais do que tijolos e concreto; é a realização de um compromisso com a qualidade da educação básica e com o futuro das nossas crianças no Acre”, disse a reitora Guida Aquino. Ela informou que o antigo prédio do colégio, localizado no centro da capital e tombado como patrimônio histórico da instituição, passará por revitalização para abrigar o Palácio da Cultura da Ufac.

A vice-reitora eleita, Almecina Balbino, reafirmou a continuidade dos projetos de expansão da infraestrutura da instituição. “Eu estarei sempre à disposição, de portas abertas, para seguir os mesmos passos que a professora Guida deixou.”

O diretor do CAp, Ceilton França, enfatizou a adequação do projeto arquitetônico às necessidades da educação básica. “Para nós o sonho já está acontecendo. Quando enxergamos que a construção existe, é uma construção adequada à nossa realidade da educação básica.”

A vice-diretora do CAp, Alessandra Perez Lima, destacou a relevância do novo espaço para a rotina pedagógica e acadêmica. “Muito em breve vamos deixar de ser nômades e teremos o nosso lugar. Eu olho para cada espaço aqui e já vejo essas crianças correndo e sendo felizes.”

Também participaram da cerimônia o pró-reitor de Planejamento, Alexandre Rid; o pró-reitor de Administração, Marcelo Cruz; o prefeito do campus, Artesson Cruz; além de professores, técnico-administrativos, estudantes e representantes da construtora responsável pela obra.

(Fhagner Soares, estagiário Ascom/Ufac)

 



Leia Mais: UFAC

Continue lendo

ACRE

Reitora visita obra da passarela do curso de Medicina Veterinária — Universidade Federal do Acre

PUBLICADO

em

Reitora visita obra da passarela do curso de Medicina Veterinária.jpg

A reitora da Ufac, Guida Aquino, visitou, nesta quinta-feira, 6, a fase final da obra da passarela do curso de Medicina Veterinária, no campus-sede. A estrutura liga a Clínica de Medicina Veterinária ao Núcleo de Registro e Controle Acadêmico (Nurca) e deve ser entregue em duas semanas.

Segundo Guida, a construção da passarela atende a uma antiga reivindicação dos estudantes e integra os compromissos assumidos pela gestão. “Em breve estará pronta, em torno de duas semanas, e esse será mais um legado da nossa gestão”, afirmou. A reitora também agradeceu à equipe pelo trabalho, dedicação e compromisso ao longo dos últimos oito anos.

Além da passarela de Medicina Veterinária, a obra do novo Colégio de Aplicação da Ufac também está em fase de conclusão e deve ser entregue em breve.
Participaram da visita pró-reitores e membros da administração superior da Ufac.

 



Leia Mais: UFAC

Continue lendo

MAIS LIDAS