Acreanidades
Estudantes de Jornalismo da Ufac são premiados em evento de Comunicação

PUBLICADO
6 anos atrásem

Estudantes do curso de Jornalismo da Universidade Federal do Acre (Ufac) participaram entre os dias 22 e 24 deste mês do Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação da Região Norte (Intercom- Norte), realizado em Vilhena (RO). Ao fim, quatro projetos apresentados na Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação (Expocom) foram premiados.
A Expocom, além de ser uma exposição de trabalhos experimentais, é uma premiação destinada aos melhores trabalhos feitos por estudantes em diferentes categorias no campo da Comunicação. No total, 19 universidades participaram desta edição. A Ufac apresentou nove projetos.
Os trabalhos premiados foram das seguintes categorias: Jornal-laboratório impresso, com o Jornal Laboratório ‘A Catraia’; Edição de livro, com a publicação “Como Fazer um Roteiro de Cinema”; Web Site, “com debaixo da copa das árvores: invisibilidade da violência contra as mulheres em comunidades da Floresta Amazônica”; e Fotonovela, com “O mau uso do celular”.
Felipe Pereira, um dos representantes do trabalho de editoração do livro “Como Fazer um Roteiro de Cinema”, disse sentir-se motivado a participar dos próximos eventos. “São estudantes de todos os lugares, cada um com uma visão diferente”. Para Adrielle Farias da Cruz, que concorreu como aluna líder do Jornal Laboratório A Catraia (edição 2018), produzido pelos alunos do 5º período nas disciplinas de Jornal Laboratorial I e Planejamento Gráfico “a experiência no evento foi muito produtiva, tivemos a oportunidade de conhecer professores e alunos de outros estados, trocar contatos e experiências”, avaliou.
Ana Luiza de Lima, Ana Flávia Soares, Fhaidy Acosta, Amanda Lanzetti e Lucas Silva, orientados pela professora Juliana Lofego, foram os vencedores na categoria “web site”
“Desde que o site foi montado pensamos em apresentá-lo na Expocom, já que é o último ano de curso para os membros da equipe,” relatou Ana Flávia. “Eu esperava ganhar, mas sempre fica aquela dúvida, aquela incerteza, ainda mais que na categoria que concorri, 5 trabalhos foram apresentados, e todos com certeza se esforçaram também para fazer um ótimo trabalho”, admitiu.
Já para Sabrina Nascimento, representante da fotonovela “O mau uso do celular”, a experiência foi um momento de reconhecimento do trabalho. “É literalmente um prêmio. Além de trazer uma experiência gratificante e aperfeiçoar meu currículo, também me deu ânimo para elaborar mais trabalhos”.
INTERCOM
Todos os anos, o Intercom realiza cinco congressos regionais (Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul) que abordam o tema escolhido para o congresso nacional que acontece no mesmo ano. A edição 2018 debate “Desigualdades, gêneros e comunicação”.
Com as premiações, os estudantes terão a oportunidade de representar a região norte, nas respectivas categorias, na edição nacional do congresso que este ano acontecerá na Universidade da Região de Joinville, entre os dias 2 e 8 de setembro. Por Ascom/UFAC.
Relacionado
VOCÊ PODE GOSTAR
Estudantes da UFAC, com impressora 3D, projeto produzem EPIs contra epidemia da covid-19
Contra coronavírus, estudantes de medicina do Acre fabricam avental de plástico
Coronavírus: Ufac decide fechar os portões aos finais de semana para evitar aglomerações
Reitora da Ufac apresenta projetos ao senador Petecão
Evento na UFAC: Projeto de cooperação internacional estuda biodiversidade na Amazônia Ocidental
Após três meses de cortes, Ufac pode ter aulas suspensas em setembro por falta de recursos
ACRE
Dia C: Sicoob Acre entrega mais de dois mil kits em comunidades carentes da capital e interior do Estado

PUBLICADO
3 anos atrásem
4 de julho de 2020
Apesar da pandemia do novo coronavírus (Covid-19) no estado, a Cooperativa de Créditos e Investimentos do Acre (Sicoob Acre) participou neste sábado, 4, do Dia de Cooperar, ou Dia C, atividade desenvolvida pela Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB). Direcionada em ações de combate à doença neste período, a instituição financeira entregou de forma gratuita mais de dois mil kits de higiene e proteção, com máscaras e álcool em comunidades carentes da capital e interior.
Celebrada sempre no segundo sábado de julho, a data este ano tem como tema “Atitude simples movem o mundo” realizada nos 26 estados brasileiros, além do Distrito Federal. No estado, a ação do Sicoob Acre atendeu diversos bairros de Rio Branco, Acrelândia, Brasileia e Cruzeiro do Sul. Para evitar aglomerações, as entregas foram feitas pelos próprios colaboradores da entidade de forma individual nos bairros em que eles moram e os próximos.
O Dia C é marcado por diversas ações focadas na responsabilidade social em áreas da saúde, educação, lazer e meio ambiente promovidas pelos sete ramos de cooperativismo atuantes no país, incluindo o cooperativismo de crédito. A ideia é transformar a realidade social de milhares de comunidades por meio da prestação de serviços. Neste ano, as iniciativas já praticadas pelo Sicoob Acre foram ligadas ao novo coronavírus com estímulo a continuidade delas mesmo após o evento.
Presidente do Sicoob Acre, José Generoso explica que duas etapas foram desenvolvidas. “Cooperação Vem à Casa” e “Pilares e Atuação com o Compromisso Social” reuniram todas as cooperativas do estado para desenvolver iniciativas como arrecadações de alimentos e doações financeiras para atender pessoas carentes, além de ajudar instituições do ramo que tenham sido afetadas e correm risco de extintas com direcionamento para os colaboradores e seus familiares.
“O maior compromisso do Sicoob Acre não é o lucro, mas sim ofertar um retorno social positivo e concreto nas comunidades onde estamos inseridos. Neste ano, distribuímos kits de proteção com álcool em gel e máscaras. Também ofertamos orientações de como prevenir a doença em casa e outros ambientes. Abraçamos a causa do Dia C desde a primeira edição como forma de contribuir com a população, isso me deixa muito realizado e feliz”, relata Generoso.
Relacionado
ACRE
Colapso na saúde e exemplos de tratamento contra a Covid-19 serão assuntos da live que busca salvar vidas

PUBLICADO
3 anos atrásem
16 de junho de 2020
Com o objetivo de salvar vidas, médicos de várias partes do Brasil e o Sindicato dos Médicos do Acre (Sindmed-AC) realizarão uma live nesta quarta-feira (17) para divulgar o sucesso no tratamento contra o coronavírus (Covid-19) em Belém do Pará. Especialistas tratarão sobre a abordagem adotada pelos médicos paraenses em pleno colapso no sistema de saúde, contribuindo para reduzir a quantidade de mortes.
O evento, aberto para toda a população e para gestores públicos. será transmitido pelo perfil do Sindmed-AC no YouTube, com a participação de especialistas de vários Estados, contemplando profissionais do Acre e de Rondônia.
“É um projeto de iniciativa da Dra. Luciana Cruz que está em uma corrente nacional de combate a Covid-19. Um trabalho muito bonito, participando de grupos de debate em todo o Brasil, chegando a dialogar sobre os problemas com o Ministério da Saúde”, detalhou a primeira-secretária do Sindicato, Jacqueline Fecury.
O tema do evento online é “A experiência em situação de colapso na pandemia de Covid-19 em Belém do Pará: 300 casos nas fases IIA e IIB tratados em domicílio”.
O Sindmed-AC vem realizando videoconferências com médicos nos últimos meses, buscando ouvir demandas e debater a aplicação de protocolo para tratamento contra o coronavírus. As atividades ainda incluem visitas às unidades de saúde e reuniões com autoridades, buscando cobrar melhorias nas condições de trabalho e no atendimento da população.
Devido ao alcance do debate, os organizadores estão divulgando o horário, levando em consideração o fuso de cada região, assim, no Acre, a live começará às 19h. Em Rondônia, o evento está marcado para às 20h e, para aqueles que estão em outras regiões do Brasil, o horário de início do debate será 21h.