NOSSAS REDES

ACRE

Erupção vulcânica na Guatemala mata dezenas de pessoas.

PUBLICADO

em

Vulcão de fogo na Guatemala entra em erupção, matando pelo menos 62 pessoas 

Equipes de resgate buscaram sobreviventes na segunda-feira em meio a uma paisagem desolada de cinzas e lama depois que um vulcão entrou em erupção perto da capital guatemalteca no dia anterior, matando pelo menos 62 pessoas.

O número de desaparecidos após a erupção do Volcán del Fuego não estava claro, disseram as autoridades da Comissão de Desastres Naturais da Guatemala, conhecida como Conred.

O vulcão, que fica a menos de 50 quilômetros da capital, Cidade da Guatemala, entrou em erupção pouco antes do meio-dia de domingo e continuou expelindo cinzas, pedras e gás para o ar. Uma segunda erupção poderosa seguiu às 6:45 da tarde.

Na segunda-feira, a atividade intensa diminuiu, disse Conred. O vulcão, cujo nome significa “fogo”, retornou ao seu estado normal de atividade.

Cerca de dois milhões de pessoas foram afetadas pelas cinzas do vulcão, que subiram 15.000 pés no ar e se dispersaram por um raio de nove milhas. Mais de 3.200 pessoas foram evacuadas e pelo menos 46 pessoas ficaram feridas, algumas delas com queimaduras graves. Mais de 1.600 estavam em abrigos.

Mais cedo, a Reuters informou que o aeroporto da capital foi fechado por causa do perigo que as cinzas representam para as aeronaves, citando a Autoridade de Aviação Civil da Guatemala.

Sergio Cabañas, funcionário de um desastre guatemalteco, disse no domingo que as autoridades trabalharão o tempo que for necessário para evacuar as pessoas ao redor do vulcão.

O Vulcão de Fogo é um dos muitos vulcões ativos na América Central.

Janine Krippner, vulcanologista da Virgínia Ocidental, notou no Twitter que a erupção da Guatemala era diferente dos contínuos fluxos de lava no vulcão Kilauea, no Havaí, porque estava vomitando o que os cientistas chamam de “fluxos piroclásticos” – avalanches que podem ser “devastadoras e mortais”.

O United States Geological Survey define um fluxo piroclástico como uma “mistura caótica de fragmentos de rocha, gás e cinza” que pode atingir temperaturas de várias centenas de graus Celsius e viajar a uma velocidade de dezenas de metros por segundo. Ele diz que a combinação de velocidade e alta temperatura torna esses fluxos particularmente perigosos e mortais. Por Elisabeth Malkin

ACRE

II Semana Acadêmica de Sistemas de Informação — Universidade Federal do Acre

PUBLICADO

em

Programação

Estão abertas as inscrições para o evento que vai reunir estudantes e profissionais para conectar ideias, debater o futuro da computação e fortalecer nossa rede acadêmica.

Se você quer ficar por dentro das pesquisas mais atuais da área e garantir aquela integração única com a galera, esse é o seu lugar!

Onde e Quando?

Data: De 23 a 27 de Fevereiro Local: UFAC – Teatro Universitário. 

Como garantir sua vaga?

Inscreva-se agora pelo link: https://sasiufac.github.io/SASI2025/

Garanta sua vaga e venha fazer parte dessa experiência única. Nos vemos lá!



Leia Mais: UFAC

Continue lendo

ACRE

Programa insere novos servidores no exercício de suas funções — Universidade Federal do Acre

PUBLICADO

em

Programa insere novos servidores no exercício de suas funções — Universidade Federal do Acre

A Diretoria de Desempenho e Desenvolvimento, da Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas, realizou a abertura do programa Integra Ufac, voltado aos novos servidores técnico-administrativos. Durante o evento, foi feita a apresentação das pró-reitorias, com explanações sobre as atribuições e o funcionamento de cada setor da gestão universitária. O lançamento ocorreu nessa quarta-feira, 11, na sala de reuniões da Pró-Reitoria de Graduação, campus-sede. 

A finalidade do programa é integrar e preparar os novos servidores técnico-administrativos para o exercício de suas funções, reforçando sua atuação na estrutura organizacional da universidade. A iniciativa está alinhada à portaria n.º 475, do Ministério da Educação, que determina a realização de formação introdutória para os ingressantes nas instituições federais de ensino.

“Receber novos servidores é um dos momentos mais importantes de estar à frente da Ufac”, disse a reitora Guida Aquino. “Esse programa é fundamental para apresentar como a universidade funciona e qual o papel de cada setor.”

A pró-reitora de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas, Filomena Maria Oliveira da Cruz, enfatizou o compromisso coletivo com o fortalecimento institucional. “O sucesso individual de cada servidor reflete diretamente no sucesso da instituição.”

(Camila Barbosa, estagiária Ascom/Ufac)

 



Leia Mais: UFAC

Continue lendo

ACRE

Atlética do Curso de Engenharia Civil — Universidade Federal do Acre

PUBLICADO

em

atletica_devastadora.jpg

NOME DA ATLÉTICA

A. A. A. DE ENGENHARIA CIVIL – DEVASTADORA
Data de fundação: 04 de novembro de 2014

MEMBROS  DA GESTÃO ATUAL

Anderson Campos Lins
Presidente

Beatriz Rocha Evangelista
Vice-Presidente

Kamila Luany Araújo Caldera
Secretária

Nicolas Maia Assad Félix
Vice-Secretário

Déborah Chaves
Tesoureira

Jayane Vitória Furtado da Silva
Vice-Tesoureira

Mateus Souza dos Santos
Diretor de Patrimônio

Kawane Ferreira de Menezes
Vice-Diretora de Patrimônio

Ney Max Gomes Dantas
Diretor de Marketing

Ana Clésia Almeida Borges
Diretora de Marketing

Layana da Silva Dantas
Vice-Diretora de Marketing

Lucas Assis de Souza
Vice-Diretor de Marketing

Sara Emily Mesquita de Oliveira
Diretora de Esportes

Davi Silva Abejdid
Vice-Diretor de Esportes

Dâmares Peres Carneiro
Estagiária da Diretoria de Esportes

Marco Antonio dos Santos Silva
Diretor de Eventos

Cauã Pontes Mendonça
Vice-Diretor de Eventos

Kaemily de Freitas Ferreira
Diretora de Cheerleaders

Cristiele Rafaella Moura Figueiredo
Vice-Diretora Chreerleaders

Bruno Hadad Melo Dinelly
Diretor de Bateria

Maria Clara Mendonça Staff
Vice-Diretora de Bateria

CONTATO

Instagram: @devastadoraufac / @cheers.devasta
Twitter: @DevastadoraUfac
E-mail: devastaufac@gmail.com

 



Leia Mais: UFAC

Continue lendo

MAIS LIDAS