NOSSAS REDES

ACRE

Equipe de especialistas trabalha na retirada de fóssil

PUBLICADO

em

Uma equipe de especialistas, liderada pelo paleontólogo Jonas Filho, da Universidade Federal do Acre, está em Brasileia para fazer a retirada do fóssil de um jacaré Purussauro (Purussaurus brasiliensis).

O fóssil foi encontrado na ultima sexta-feira (12) pelo pescador José Militão, 58 anos e o filho do pescador, Robson, 11 anos. “Nós já estávamos finalizando a pescaria, quando eu e meu filho resolvemos cavar o barranco aí vimos a ponta da ossada, foi quando meu menino falou: pai nós achamos um dinossauro”, contou José.

Após acharem o material, uma equipe de especialistas foi acionada para fazer a retirada do fóssil do local. “Estamos numa fase de procedimento de envolver o material com a finalidade de transporte para que ele não se quebre no translado até a universidade. A retirada tem que ser muito cuidadosa”, disse o paleontólogo.

O espécime pré-histórico viveu há mais de 8 milhões de anos nos rios e pântanos da floresta amazônica e podiam chegar até mais de 12 metros. “O jacaré gigantesco, mais de 12 metros, alguns dos espécimes. Esse a gente fez uma medida muito rápida, mas pelo tamanho da mandíbula que foi identificada, ele teria em torno de dez, dez metros e meio”, contou Jonas Filho.

Este não é o primeiro achado de fóssil no Acre, mas segundo o paleontólogo, há um diferencial nessa descoberta. “O que tem de surpreendente nesse achado, é que o que tinha de mais completo do Purussaurus, até hoje, é um crânio com mandíbula associada que está no museu de paleontologia da Ufac e esse material, pelo que vimos, está praticamente completo. Lá também está o crânio, que vai resultar num trabalho de várias semanas para retirar, vimos que tem outras partes do esqueleto, como úmero, fêmur, tinha várias placas dérmicas. É possível que ele esteja na sua maioria, o que significaria dizer, que é o Purussarus mais completo que se coletou até hoje.”

O material após coletado será levado até a Universidade Federal do Acre, mas onde ele ficará de fato (Rio Branco ou Brasiléia) ainda não foi definido.

 BY TAIANE LIMA (FOTO: ALMIR ANDRADE

ACRE

Propeg — Universidade Federal do Acre

PUBLICADO

em

Propeg — Universidade Federal do Acre

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propeg) comunica que estão abertas as inscrições até esta segunda-feira, 3, para o mestrado profissional em Administração Pública (Profiap). São oferecidas oito vagas para servidores da Ufac, duas para instituições de ensino federais e quatro para ampla concorrência.

 

Confira mais informações e o QR code na imagem abaixo:

 



Leia Mais: UFAC

Continue lendo

ACRE

Atlética Sinistra conquista 5º título em disputa de baterias em RO — Universidade Federal do Acre

PUBLICADO

em

Atlética Sinistra conquista 5º título em disputa de baterias em RO — Universidade Federal do Acre

A atlética Sinistra, do curso de Medicina da Ufac, participou, entre os dias 22 e 26 de outubro, do 10º Intermed Rondônia-Acre, sediado pela atlética Marreta, em Porto Velho. O evento reuniu estudantes de diferentes instituições dos dois Estados em competições esportivas e culturais, com destaque para a tradicional disputa de baterias universitárias.

Na competição musical, a bateria da atlética Sinistra conquistou o pentacampeonato do Intermed (2018, 2019, 2023, 2024 e 2025), tornando-se a mais premiada da história do evento. O grupo superou sete concorrentes do Acre e de Rondônia, com uma apresentação que se destacou pela técnica, criatividade e entrosamento.

Além do título principal, a bateria levou quase todos os prêmios individuais da disputa, incluindo melhor estandarte, chocalho, tamborim, mestre de bateria, surdos de marcação e surdos de terceira.

Nas modalidades esportivas, a Sinistra obteve o terceiro lugar geral, sendo a única equipe fora de Porto Velho a subir no pódio, por uma diferença mínima de pontos do segundo colocado.

(Camila Barbosa, estagiária Ascom/Ufac)

 



Leia Mais: UFAC

Continue lendo

ACRE

Ufac inicia fóruns internacional em saúde e em saúde coletiva do AC — Universidade Federal do Acre

PUBLICADO

em

Ufac inicia fóruns internacional em saúde e em saúde coletiva do AC — Universidade Federal do Acre

A Ufac iniciou, nesta terça-feira, 28, no Teatro Universitário, o 17º Fórum Internacional em Saúde e o 9º Fórum de Saúde Coletiva do Estado do Acre. Com o tema “Política Nacional de Resíduos Sólidos, Economia Circular e Alternativas Penais com Enfoque Socioeducativo e Socioambiental”, os eventos buscam fortalecer o debate sobre sustentabilidade, inclusão social e gestão ambiental na Amazônia Ocidental. A programação segue até sexta-feira, 31.

“Eventos como estes reforçam o papel da Ufac como promotora de debates científicos voltados ao desenvolvimento sustentável e à construção de políticas públicas eficazes”, afirmou a reitora Guida Aquino. “Quero agradecer aos parceiros que estão apoiando esse fórum, pois sozinhos nunca fazemos nada.” 

O coordenador dos fóruns, Creso Machado Lopes, enfatizou que os eventos se consolidam como um espaço de integração entre ensino, pesquisa e extensão. Segundo ele, o objetivo é promover reflexões sobre o destino dos resíduos sólidos e incentivar práticas socioambientais que contribuam para a preservação dos recursos naturais e para a reintegração social.

A cerimônia de abertura reuniu autoridades acadêmicas, representantes do poder público, pesquisadores e convidados do Peru e da Bolívia. Os debates estão alinhados à Agenda 2030 da ONU, em especial ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) n.º 16, que trata de paz, justiça e instituições eficazes. Os fóruns também incentivam a cooperação entre diferentes setores — universidades, governos, organizações sociais e comunidade —, fortalecendo o compromisso coletivo com a sustentabilidade amazônica.

(Camila Barbosa, estagiária Ascom/Ufac)

 



Leia Mais: UFAC

Continue lendo

MAIS LIDAS