NOSSAS REDES

ACRE

Empresário conhece política educacional de cidade com maior Ideb do Brasil

PUBLICADO

em

Para conhecer resultados práticos e novas iniciativas que trazem bons resultados, o empresário acreano Jebert Nascimento foi até o Ceará para participar da 27ª edição do Seminário sobre a Educação de Sobral: “A trajetória da melhor Rede Pública de Ensino do País” e do Seminário de Abertura do Ano Letivo 2020, realizados no Centro de Educação a Distância (CED). A cidade cearense possui o maior Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de todo o Brasil.

De acordo com o Ministério da Educação (MEC), Sobral alcançou o melhor Ideb de 2017 nos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental com nota 9,1 e 7,2, respectivamente, entre mais de cinco mil municípios avaliados no país. O resultado é bem superior à média nacional (5,8) e estadual (6,2). Os índices também superam os alcançados em 2015, quando o município atingiu a marca 8,8 pontos. Somente em uma escola, por exemplo, a maior nota em 2017 foi de 9,8 pontos.

Ao longo dos dois eventos o empresário se inteirou sobre a política educacional da cidade, conheceu as atividades desenvolvidas pela Escola de Formação Permanente do Magistério e Gestão Educacional (Esfapege), responsável pelas formações em serviço dos professores da Rede Municipal de Ensino, estudou sobre a política educacional implementada ao longo dos últimos 22 anos, visitou as escolas com os maiores indicadores da cidade e participou de várias palestras.

Segundo Jebert, a ida até Sobral teve o intuito de se inteirar sobre o exemplo certo na área para ajudar os gestores educacionais de Rio Branco a usar novas estratégias para fortalecer e melhorar a qualidade da Educação da maior cidade do Acre. Ele destacou que a oferta de formações continuadas, investimento contínuo nas escolas, valorização dos professores e demais profissionais, além de uma política de longo prazo, são essenciais para elevar a área na capital.

“Foi isso que ficou evidente durante os dias em que estive imerso nas atividades realizadas pela Prefeitura de Sobral. Fiquei muito feliz de perceber que fazendo do jeito certo, com seriedade e determinação, é possível ofertar uma educação de qualidade, que forma cidadãos preparados para o mercado de trabalho e com senso crítico. São as crianças de hoje que serão responsáveis pelos diversos setores da sociedade no futuro, por isso é essencial iniciativas como as de Sobral”, destacou.

O empresário diz que se políticas similares forem adotadas pela Prefeitura de Rio Branco, a cidade pode alcançar os mesmos resultados que o município cearense possui atualmente. “É questão de compromisso e vontade de fazer melhor. Espero contribuir para isso. São iniciativas como essa que podem ser aproveitadas na nossa querida cidade para prepararmos futuros empresários, trabalhadores e servidores públicos comprometidos com o bem-estar do povo e o tão sonhado desenvolvimento social e econômico do Acre. Isso só será possível somente por meio da educação”.

Advertisement

ACRE

Ufac obtém 3º lugar nacional em chamada pública do Procel — Universidade Federal do Acre

PUBLICADO

em

Ufac obtém 3º lugar nacional em chamada pública do Procel.jpg

Proposta da Ufac, elaborada pelo Instituto eAmazônia, sobre energia sustentável e inovação para o edifício múltiplo do campus Floresta, em Cruzeiro do Sul, obteve o 3º lugar na classificação nacional e o 2º na classificação da região Norte na chamada pública Energia Zero em Prédios Públicos, do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel).

O projeto contempla a modernização dos sistemas de iluminação e de climatização do edifício, além da instalação de um sistema de geração de energia fotovoltaica. As intervenções têm como objetivo reduzir o consumo de energia elétrica da edificação e equilibrar a geração local com o consumo anual, caracterizando o conceito de “Edifício Energia Zero”.

A nota final da proposta da Ufac foi de 7,62. No projeto, o eAmazônia prevê investimento de R$ 1.348.587,92 em recursos não reembolsáveis da Empresa Brasileira de Participações em Energia Nuclear e Binacional S.A., no âmbito do Procel.

Após a homologação do resultado da chamada pública, a Ufac dará continuidade aos procedimentos para assinatura do termo de cooperação técnica. A previsão é que a execução das intervenções ocorra em até 24 meses, seguida por um período de monitoramento para verificação das metas estabelecidas pelo programa.

(Fhagner Soares, estagiário Ascom/Ufac)

 



Leia Mais: UFAC

Continue lendo

ACRE

Fórum de reitores debate desafios para ensino superior público — Universidade Federal do Acre

PUBLICADO

em

Fórum de reitores debate desafios para ensino superior público-interna.jpg

A reitora Guida Aquino participou do 1º Fórum de Reitoras e Reitores da América Latina e do Caribe, realizado na segunda-feira, 29, e terça-feira, 30, em Foz do Iguaçu (PR), reunindo dirigentes de 89 instituições brasileiras, entre universidades e institutos federais, além de 67 representantes de 17 países latino-americanos e caribenhos, para debater os desafios e as perspectivas da educação superior pública, da cooperação internacional e da integração regional.

“A integração entre as universidades da América Latina e do Caribe é fundamental para o fortalecimento da educação superior pública, da produção científica e da construção de respostas conjuntas aos desafios sociais, econômicos e ambientais que compartilhamos enquanto região”, disse a reitora.

Durante a programação, foram debatidos temas estratégicos como a democratização do acesso ao ensino superior, a inclusão social, a mobilidade acadêmica, a pesquisa e a inovação, bem como mecanismos para ampliar a cooperação internacional e fortalecer as redes de produção científica e tecnológica entre os países participantes.

O evento contou com a participação do ministro da Educação, Leonardo Barchini, e do secretário de Educação Superior do Ministério da Educação, Marcus David, além de representantes de organismos internacionais e lideranças acadêmicas.

 



Leia Mais: UFAC

Continue lendo

ACRE

Fundape tem nova sede inaugurada no campus da Ufac na capital — Universidade Federal do Acre

PUBLICADO

em

Fundape tem nova sede inaugurada no campus da Ufac na capital-interna.jpg

A reitora da Ufac, Guida Aquino, participou da solenidade de inauguração da nova sede da Fundação de Apoio e Desenvolvimento ao Ensino, Pesquisa e Extensão Universitária no Acre (Fundape), da qual ela é presidente do Conselho Curador. O evento ocorreu nesta sexta-feira, 26, no campus-sede, local em que se localiza o espaço administrativo e operacional da fundação.

Guida destacou a importância da Fundape para a Ufac e para outras instituições da Região Norte. Para ela, a fundação passou por um processo de fortalecimento nos últimos anos. “A Fundape hoje nos faz realizar, na verdade, todas as parcerias de formação de docentes, de ensino, de pesquisa, de extensão, de inovação”, afirmou.

Segundo a reitora, a fundação ampliou sua atuação para além do Acre, atendendo também instituições de Rondônia, Amapá e Roraima. “Olha a grandeza disso. E nós, enquanto Universidade Federal do Acre, temos que nos orgulhar”, pontuou.

O diretor-presidente da Fundape, Ismar Bernardo de Araújo, disse que a inauguração da sede própria representa uma conquista construída com dedicação, trabalho em equipe e visão de futuro. “Hoje não celebramos apenas a abertura de um novo espaço físico; celebramos uma conquista construída com dedicação, trabalho em equipe, visão de futuro e confiança.”

Ismar lembrou que a Fundape foi instituída em 22 de junho de 1998 e completa 28 anos em 2026. Atualmente, a fundação conta com 38 colaboradores, representa quatro universidades federais, três institutos federais e um hospital universitário, estando presente em quatro Estados da região Norte.

Membro fundador da Fundape e pró-reitor de Planejamento da Ufac, Alexandre Hid, relembrou a criação da fundação e os desafios enfrentados ao longo da trajetória institucional. “Hoje a fundação está aí forte e firme para maiores e melhores desafios.”

Fundape tem nova sede inaugurada no campus da Ufac na capital-interna-2.jpg

Também participaram da solenidade a reitora da Unir, Marília Pimentel; o procurador-geral adjunto para Assuntos Administrativos e Institucionais do MP-AC, Carlos Roberto da Silva Maia, representando o procurador-geral Oswaldo Lima Neto; o diretor técnico da Fundape, Camilo Gouveia; o diretor administrativo-financeiro da Fundape, Dionel de Araújo; Gemil Júnior, suplente do senador Alan Rick (Republicanos-AC); a pró-reitora de Inovação, Pesquisa e Pós-Graduação do Ifac, Alana Chocorosqui, representando o reitor Fábio Storch; o ex-reitor da Ufac, Minoru Kinpara; além de dirigentes, coordenadores de projetos, colaboradores e representantes de instituições parceiras.

 



Leia Mais: UFAC

Continue lendo

MAIS LIDAS