NOSSAS REDES

ACRE

Prefeita Marilete estanca corrupção na Prefeitura, mas secretariado é fraco e sem expressão política

PUBLICADO

em

Marilete não admitiu a corrupção em seu Governo. Mas paga caro por isso: Não é blindada e nem possui aliados fortes que a amparem com escudos, nos períodos de crise, sendo alvo fácil de críticas e impopularidade. Maioria do secretariado da Prefeita não tem capital político, e nem habilidade de influenciar pessoas e votos. 

Com esse perigo diário, convive a Prefeita Marilete Vitorino ao lidar cotidianamente com subordinados, parceiros e aliados. O perigo da vulnerabilidade de não ter um secretariado forte, empoderado e proativo. Pelo que se vê, muitas pessoas de sua gestão, ludibriam-se a si próprias e até a própria prefeita, fazendo acreditar que no governo ´estar tudo certo e perfeito´.

Com o baixo rendimento de alguns secretários, é iminente uma reforma ainda neste semestre. Muitos não tem traquejo político e nem capacidade resolutiva. Muitos dos secretários, coordenadores e gestores, esperam que a solução dos problemas diários advenha milagrosamente da tinta da caneta da Prefeita.

Alguns são visivelmente fracos e sem expressão política. O que implica afirmar que os ajustes na máquina serão amargos e inevitáveis, em nome da sobrevivência política.

Em Tarauacá, os eleitores querem resultados, e o sucesso ou fracasso político de qualquer prefeito é determinado pelo êxito prático ou capacidade resolutiva do secretariado.

Na gestão da prefeita, percebe-se ainda um ´andar cambaleante´ dos secretários, coordenadores e gestores, e uma burocracia e lerdeza inúteis. O titular de pasta precisa entender que deve estar voltado para objetivos práticos, realistas, com impacto real na vida das pessoas. Desde um simples cadastro no CadÚnico, até um parecer jurídico.

Notícias recentes vazadas na mídia, escancararam que ainda persiste burocracia e barbeiragens em alguns setores da Prefeitura. Situações corriqueiras mal resolvidas administrativamente são levadas ao Judiciário, por cidadãos supostamente lesados ou prejudicados. Alguns casos até de servidores do Poder. Pura barbeiragem política. 

Foi o caso da professora Luciene Calixto (Lula), que ajuizou mandado de segurança pleiteando o direito de ficar afastada das atividades laborais de docente  durante três meses para tratamento de saúde.
.
Segundo informações, a docente teria solicitado três meses de licença-prêmio para fazer um tratamento de saúde, mas o Secretário de Educação  negou o pedido, baseado num parecer da Procuradoria do município.
.
.
Vale lembrar que a licença remunerada é um direito que o funcionalismo público adquire na proporção de três meses para cada cinco anos servidos. No exemplo acima, a professora argumentou que tinha trinta anos de serviços prestados ao município, por isso, fazia jus a 18 meses, entretanto, requereu apenas 3 meses, o que foi indeferido pelo chefe da pasta. Pura barbeiragem política. Direito é Direito, e ponto final.
.

A MALDIÇÃO DA FIGUEIRA SEM FRUTOS

O secretariado precisa entender que suas ações devem conter considerações e resultados de ordem prática. Com resultado prático, realista e objetivo na vida das pessoas. Com menos alarido, falatório, algazarra ou gritaria.

O governo da Prefeita Marilete Vitorino, em Tarauacá, avançou, mas com passos lentos e curtos, num mundo acelerado, que não dorme, só cochila. Por isso, a reforma do secretariado é urgente, porque a boa árvore não tarda em dar bons frutos.

Jesus não amaldiçoou a figueira por capricho nem raiva; ele tinha um objetivo. No dia depois de sua entrada triunfal em Jerusalém, Jesus estava caminhando e ficou com fome. Ele viu uma figueira com folhas e procurou por figos. Não tinha figos.

Jesus então amaldiçoou a figueira, para nunca mais dar fruto. No dia seguinte, a figueira estava completamente seca, desde a raiz!

A política em Tarauacá é temperada com muita picuinha, remoque, piada, blefe, picueta e picuetada. E pouco rendimento prático.

SECRETÁRIOS FORA DA ´ESTAÇÃO´

Não era estação de figos, mas Jesus esperava encontrar figos. Algumas figueiras davam fruto cedo, antes da estação. Uma figueira com folhas crescidas já teria figos verdes. A figueira que Jesus amaldiçoou tinha folhas crescidas mas não tinha fruto. Sua aparência era enganosa, parecia madura mas não era.

O ESFORÇO DA PREFEITA

A prefeita de Tarauacá mudou a cara da administração, faz pagamento em dias, pagas credores, quitou R$ 8 milhões em dívidas não adimplidas por gestões anteriores. Marilete não admite corrupção. Em seu governo, ninguém rouba. Não se ouve falar em desvios, abusos ou uso indevido de bens ou patrimônio público.

No início do ano, atendendo críticas de vereadores e aliados, Marilete fez uma minirreforma no secretariado. Não foi suficiente para avançar e emudecer a oposição. A gestora certamente fará novas modificações ante a pouca produtividade de alguns secretários.

A CRÍTICA QUE VEM DAS RUAS

Lulu Neri vem realizando trabalhos paleativos. Assumiu a pasta há menos de 1 ano, e tenta envidar esforços importantes. Neri tenta concentrar ações em um objetivo definido: consertar a malha viária urbana.

Conhecer o conjunto das vias de transição, saber lidar com suas diferentes classificações e critérios, não é tarefa fácil. Mas o povo não entende disso, e quer apenas a via sem buracos, ou com o mínimo de suporte físico à mobilidade urbana.

Apesar de todo seu esforço, até o momento nada de extraordinário se viu nas ruas. O povo sabe que faltam recursos. O povo sabe que sem dinheiro, não se avança. Mas, esse mesmo povo espera mais de um Secretário Municipal de Obras.

A pasta de obras é uma grande seara para angariar capital político. Com possibilidade de projeção eleitoral, notoriedade e fama. Mas, se não houver resultados concretos, com calçadas e ruas pavimentadas, é preferível nem arriscar-se.

O CABO DA EDUCAÇÃO

O Secretário Municipal de Educação, Orlando Bezerra, não cansa. Trabalhador e proativo, visita escolas, obras, e vem primando e honrando seu nome e a missão que recebeu. Orlando já realizou processo seletivo, pagou bônus em dezembro/2018 aos professores e servidores de apoio, tem traquejo na política, trânsito livre nos corredores da Câmara, e entende ´os caminhos das pedras´.

Orlando vem cuidando de reformas de escolas urbanas e rurais, e com habilidade soube negociar com o Sindicato dos Trabalhadores em Educação (SINTEAC), o fim da greve dos professores. 

Seria triunfal se Tarauacá tivesse vários ´Cabos´ em cada pasta.

A SAÚDE E A ASSISTÊNCIA SOCIAL

O Secretário Municipal de Saúde, Pedro Cláver, vem se esforçando na problemática pasta. Iniciou há pouco tempo. De atitude calma e serena, é possível que faça um bom trabalho.

A Secretária de Assistência Social, Deise Figueiredo, fica na poeira, quando comparada com o vereador Antônio Araújo ´Príncipe´, quando era Secretário Municipal de Assistência Social, no governo do PT.

´Príncipe´ fazia muito, com pouco recurso. Proativo e atencioso, elegeu-se facilmente vereador em 2016.

OUTROS NOMES

O Secretário de Meio Ambiente, Rossenir Arcênio, é suplente de vereador, e tem se dedicado a resolver os problemas de coleta de lixo.

A Secretária de Administração, Emili Vale, não tem tino na política. Ocupa pasta estratégica, do ponto de vista político, mas ainda não se encontrou dentro do Governo da Prefeita Marilete. É preciso discernimento entre aspectos genuinamente técnicos e aqueles especialmente políticos.

O tino na política, é aquela virtude que faz prever e procura evitar as inconveniências e os perigos. É aquela cautela, prudência, precaução, cuidado com os assuntos ´melindrosamente´ políticos. A pasta, apesar de técnica, exige intuição, sentido, tato, perspicácia e sagacidade nos assuntos com possibilidade de repercussão política. Nos bastidores, rolam críticas contra a Secretária por falta dessa habilidade.

Em Tarauacá, é essencial capacidade técnica, mas sem habilidade política, nenhum secretário sobrevive.

O Secretário ´Miúdo´ (Edvilson Severino) vem se dedicando em melhorar a vida de produtores rurais. Em todas as ações aparece e se faz presente.

ACRE

II Semana Acadêmica de Sistemas de Informação — Universidade Federal do Acre

PUBLICADO

em

Programação

Estão abertas as inscrições para o evento que vai reunir estudantes e profissionais para conectar ideias, debater o futuro da computação e fortalecer nossa rede acadêmica.

Se você quer ficar por dentro das pesquisas mais atuais da área e garantir aquela integração única com a galera, esse é o seu lugar!

Onde e Quando?

Data: De 23 a 27 de Fevereiro Local: UFAC – Teatro Universitário. 

Como garantir sua vaga?

Inscreva-se agora pelo link: https://sasiufac.github.io/SASI2025/

Garanta sua vaga e venha fazer parte dessa experiência única. Nos vemos lá!



Leia Mais: UFAC

Continue lendo

ACRE

Programa insere novos servidores no exercício de suas funções — Universidade Federal do Acre

PUBLICADO

em

Programa insere novos servidores no exercício de suas funções — Universidade Federal do Acre

A Diretoria de Desempenho e Desenvolvimento, da Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas, realizou a abertura do programa Integra Ufac, voltado aos novos servidores técnico-administrativos. Durante o evento, foi feita a apresentação das pró-reitorias, com explanações sobre as atribuições e o funcionamento de cada setor da gestão universitária. O lançamento ocorreu nessa quarta-feira, 11, na sala de reuniões da Pró-Reitoria de Graduação, campus-sede. 

A finalidade do programa é integrar e preparar os novos servidores técnico-administrativos para o exercício de suas funções, reforçando sua atuação na estrutura organizacional da universidade. A iniciativa está alinhada à portaria n.º 475, do Ministério da Educação, que determina a realização de formação introdutória para os ingressantes nas instituições federais de ensino.

“Receber novos servidores é um dos momentos mais importantes de estar à frente da Ufac”, disse a reitora Guida Aquino. “Esse programa é fundamental para apresentar como a universidade funciona e qual o papel de cada setor.”

A pró-reitora de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas, Filomena Maria Oliveira da Cruz, enfatizou o compromisso coletivo com o fortalecimento institucional. “O sucesso individual de cada servidor reflete diretamente no sucesso da instituição.”

(Camila Barbosa, estagiária Ascom/Ufac)

 



Leia Mais: UFAC

Continue lendo

ACRE

Atlética do Curso de Engenharia Civil — Universidade Federal do Acre

PUBLICADO

em

atletica_devastadora.jpg

NOME DA ATLÉTICA

A. A. A. DE ENGENHARIA CIVIL – DEVASTADORA
Data de fundação: 04 de novembro de 2014

MEMBROS  DA GESTÃO ATUAL

Anderson Campos Lins
Presidente

Beatriz Rocha Evangelista
Vice-Presidente

Kamila Luany Araújo Caldera
Secretária

Nicolas Maia Assad Félix
Vice-Secretário

Déborah Chaves
Tesoureira

Jayane Vitória Furtado da Silva
Vice-Tesoureira

Mateus Souza dos Santos
Diretor de Patrimônio

Kawane Ferreira de Menezes
Vice-Diretora de Patrimônio

Ney Max Gomes Dantas
Diretor de Marketing

Ana Clésia Almeida Borges
Diretora de Marketing

Layana da Silva Dantas
Vice-Diretora de Marketing

Lucas Assis de Souza
Vice-Diretor de Marketing

Sara Emily Mesquita de Oliveira
Diretora de Esportes

Davi Silva Abejdid
Vice-Diretor de Esportes

Dâmares Peres Carneiro
Estagiária da Diretoria de Esportes

Marco Antonio dos Santos Silva
Diretor de Eventos

Cauã Pontes Mendonça
Vice-Diretor de Eventos

Kaemily de Freitas Ferreira
Diretora de Cheerleaders

Cristiele Rafaella Moura Figueiredo
Vice-Diretora Chreerleaders

Bruno Hadad Melo Dinelly
Diretor de Bateria

Maria Clara Mendonça Staff
Vice-Diretora de Bateria

CONTATO

Instagram: @devastadoraufac / @cheers.devasta
Twitter: @DevastadoraUfac
E-mail: devastaufac@gmail.com

 



Leia Mais: UFAC

Continue lendo

MAIS LIDAS