NOSSAS REDES

ACRE

Em Sena, Manoel Urbano e Santa Rosa, Lei Seca passa a valer a partir deste sábado

PUBLICADO

em

A partir das 18 horas do próximo sábado, 27, fica expressamente proibida a venda e o consumo, em via pública, de bebidas alcóolicas

O juiz eleitoral da 3ª Zona, Fábio Farias, baixou nesta semana a Portaria nº 52/2018 que trata sobre a Lei Seca nesse 2º turno das eleições. A partir das 18 horas do próximo sábado, 27, fica expressamente proibida a venda e o consumo, em via pública, de bebidas alcóolicas. A proibição se estende até às 18 horas de domingo, 28, ou seja, após o encerramento da votação.

As pessoas que descumprirem o que estabelece a Portaria estarão sujeitas à punições conforme determina a Lei.

A restrição quanto à venda e ao consumo de bebidas alcóolicas, em vias públicas, vale também para Manoel Urbano e Santa Rosa do Purus.

Confira a Portaria:

Portaria Nº 52/2018 PRESI/3ª ZE

Dispõe sobre a venda e o consumo em via pública de bebidas alcoólicas nos municípios pertencentes à 3ª Zona Eleitoral, no período eleitoral.

O Juiz da 3ª Zona Eleitoral do Estado do Acre, Doutor Fábio Alexandre Costa de Farias, no uso de suas atribuições legais etc.

CONSIDERANDO a realização do 2° turno das Eleições 2018, no dia 28 de outubro de 2018, que demandam a execução de vários atos preparatórios;

CONSIDERANDO que no dia do pleito eleitoral é costume restringir a venda e o consumo de bebidas alcoólicas;

CONSIDERANDO ainda que no dia das eleições diversas pessoas sob o efeito de substâncias alcóolicas têm permanecido nas proximidades dos locais de votação onde estão instaladas as seções eleitorais, tumultuando o ambiente e os trabalhos desenvolvidos pelos agentes a serviço da Justiça Eleitoral;

CONSIDERANDO, por fim, que as condutas das pessoas embriagadas têm gerado diversas infrações penais e prejudicado os trabalhos da Justiça Eleitoral, bem como a ordem pública,
R E S O L V E:

Art. 1º – Fica expressamente proibida a venda e o consumo, em via pública, de bebidas alcóolicas a partir das 18h00min do dia 27/10/2018 (sábado) até às 18h00min do dia 28/10/2018 (domingo).

Art. 2º – Os infratores serão punidos na forma da legislação cabível.

Art. 3º – A presente portaria é válida para os Municípios de Sena Madureira, Manoel Urbano e Santa Rosa do Purus.

Sena Online

ACRE

PZ e Semeia realizam evento sobre Dia do Educador Ambiental — Universidade Federal do Acre

PUBLICADO

em

PZ e Semeia realizam evento sobre Dia do Educador Ambiental — Universidade Federal do Acre

O Parque Zoobotânico (PZ) da Ufac e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semeia) realizaram o evento Diálogos de Saberes Ambientais: Compartilhando Experiências, nessa quarta-feira, 15, no PZ, em alusão ao Dia do Educador Ambiental e para valorizar o papel desses profissionais na construção de uma sociedade mais consciente e comprometida com a sustentabilidade. A programação contou com participação de instituições convidadas.

Pela manhã houve abertura oficial e apresentação cultural do grupo musical Sementes Sonoras. Ocorreram exposições das ações desenvolvidas pelos organizadores, Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Sínteses da Biodiversidade Amazônica (INCT SinBiAm) e SOS Amazônia, encerrando com uma discussão sobre ações conjuntas a serem realizadas em 2026.

À tarde, a programação contou com momentos de integração e bem-estar, incluindo sessão de alongamento, apresentação musical e atividade na trilha com contemplação da natureza. Como resultado das discussões, foi formada uma comissão organizadora para a realização do 2º Encontro de Educadores Ambientais do Estado do Acre, previsto para 2026.

Compuseram o dispositivo de honra na abertura o coordenador do PZ, Harley Araújo da Silva; a secretária municipal de Meio Ambiente de Rio Branco, Flaviane Agustini; a educadora ambiental Dilcélia Silva Araújo, representando a Sema; a pesquisadora Luane Fontenele, representando o INCT SinBiAm; o coordenador de Biodiversidade e Monitoramento Ambiental, Luiz Borges, representando a SOS Amazônia; e o analista ambiental Sebastião Santos da Silva, representando o Ibama.

 



Leia Mais: UFAC

Continue lendo

ACRE

Curso de extensão da Ufac sobre software Jamovi inscreve até 26/10 — Universidade Federal do Acre

PUBLICADO

em

Curso de extensão da Ufac sobre software Jamovi inscreve até 26/10 — Universidade Federal do Acre

O curso de extensão Jamovi na Prática: Análise de Dados, da Ufac, está com inscrições abertas até 26 de outubro. São oferecidas 30 vagas para as comunidades acadêmica e externa. O curso tem carga horária de 24 horas e será realizado de 20 de outubro a 14 de dezembro, na modalidade remota assíncrona, pela plataforma virtual da Ufac. É necessário ter 75% das atividades realizadas para obter o certificado.

O objetivo do curso é capacitar estudantes e profissionais no uso do software Jamovi para realização de análises estatísticas de forma intuitiva e eficiente. Com uma abordagem prática, o curso apresenta desde conceitos básicos de estatística descritiva até testes inferenciais, correlação, regressão e análise de variância.

Serão explorados recursos de importação e tratamento de dados, interpretação de resultados e elaboração de relatórios. Ao final, o participante estará apto a aplicar o Jamovi em pesquisas acadêmicas e profissionais, otimizando processos de análise e apresentação de dados com rigor científico e clareza.

 



Leia Mais: UFAC

Continue lendo

ACRE

Oficina da Ufac aborda mudanças climáticas em escolas de seringais — Universidade Federal do Acre

PUBLICADO

em

Oficina da Ufac aborda mudanças climáticas em escolas de seringais — Universidade Federal do Acre

O professor Alexsande Franco coordenou, com apoio do técnico Plinio Mitoso, dos mestrandos Leandro Canizo e Caroline Sousa, a oficina “Mudanças Climáticas Globais e suas Repercussões no Regional e Local”. A atividade ocorreu de 7 a 10 de outubro, em escolas de seringais da reserva extrativista Chico Mendes.

O público-alvo foram estudantes dos ensinos fundamental, médio e da educação de jovens e adultos (EJA), com os quais foram abordadas as causas, consequências e soluções para adaptação e mitigação da crise climática. As escolas contempladas foram: Santa Luzia (seringal Guanabara), União (seringal Floresta) e José Joaquim Meireles (seringal Povir). Ao final, em cada uma das escolas, foram plantadas entre duas ou três árvores pelos alunos.

Para Alexsande Franco, o evento expandiu as ações da universidade para além de suas paredes. “É preciso mostrar às comunidades externa e interna a contribuição da Ufac nas discussões relacionadas a temas importantes para a sociedade; mostrar o papel extensionista, de pesquisa e de ensino da universidade”, ponderou.

A oficina foi realizada pelo programa de pós-graduação em Geografia, através dos projetos Segurança Hídrica em Áreas Naturais Protegidas na Amazônia e Conflitos Socioambientais, Mudanças Climáticas, com apoio do Parque Zoobotânico, Unidade de Tecnologia de Alimentos e da comunidade escolar local.

 



Leia Mais: UFAC

Continue lendo

MAIS LIDAS