NOSSAS REDES

ACRE

Em Rio Branco, quatro postos de combustíveis são investigados por descarte irregular de resíduos

PUBLICADO

em

Quatro postos de combustíveis estão sendo investigados por suposto descarte de resíduos sem tratamento na capital acreana, Rio Branco. Após receber denúncias, o Ministério Público do Acre (MP-AC) instaurou inquéritos civis para apurar o possível dano ambiental.

Os inquéritos foram publicados no Diário Oficial do órgão desta segunda-feira (1º). De acordo com o MP-AC, as denúncias foram feitas na Promotoria de Justiça de Meio Ambiente.

Conforme o órgão, a informação é de que está sendo feito o lançamento desse em resíduos de forma irregular porque há problemas na rede de tratamento desses postos, que ficam nos bairros do Bosque, Vila Acre, Aviário e Distrito Industrial.

Em todos os casos, o órgão havia recebido as denúncias há mais de quatro meses. Segundo o MP-AC, como as investigações não foram concluídas, é necessário instaurar um inquérito civil para investigar mais a fundo as denúncias.

Além dos inquéritos, o MP dá um prazo de 30 dias para que a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semeia) informe se os responsáveis pelos postos de combustíveis adotaram as providências necessárias para sanar o problema de descarte irregular.

O secretário de Meio Ambiente de Rio Branco, Aberson Carvalho, afirmou que assim que o órgão for notificado pelo MP, inicia os procedimentos. Segundo ele, o trabalho de investigação é feito em conjunto entre os órgãos.

“Como eles abriram o procedimento investigatório, eles vão querer que a Semeia faça o acompanhamento e a gente vai fazer esse monitoramento. Caso esses postos não cumpram com o que está determinado, a própria Semeia cassa o alvará de funcionamento e o posto é lacrado” disse.

ACRE

Cerimônia do Jaleco marca início de jornada da turma XVII de Nutrição — Universidade Federal do Acre

PUBLICADO

em

cerimonia-jaleco-1.jpeg

No dia 28 de março de 2026, foi realizada a Cerimônia do Jaleco da turma XVII do curso de Nutrição da Universidade Federal do Acre. O evento simbolizou o início da trajetória acadêmica dos estudantes, marcando um momento de compromisso com a ética, a responsabilidade e o cuidado com a saúde.

 

cerimonia-jaleco-2.jpeg



Leia Mais: UFAC

Continue lendo

ACRE

Ufac realiza aula inaugural do MPCIM em Epitaciolândia — Universidade Federal do Acre

PUBLICADO

em

Ufac realiza aula inaugural do MPCIM em Epitaciolândia — Universidade Federal do Acre

A Ufac realizou a aula inaugural da turma especial do mestrado profissional em Ensino de Ciência e Matemática (MPCIM) no município de Epitaciolândia (AC), também atendendo moradores de Brasileia (AC) e Assis Brasil (AC). A oferta dessa turma e outras iniciativas de interiorização contam com apoio de emenda parlamentar da deputada federal Socorro Neri (PP-AC). A solenidade ocorreu na sexta-feira, 27.

O evento reuniu professores, estudantes e representantes da comunidade local. O objetivo da ação é expandir e democratizar o acesso à pós-graduação no interior do Estado, contribuindo para o desenvolvimento regional e promovendo a formação de recursos humanos qualificados, além de fortalecer a universidade para além da capital. 

A pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Margarida Lima Carvalho, ressaltou que a oferta da turma nasceu de histórias, compromissos e valores ao longo do tempo. “Hoje não estamos apenas abrindo uma turma. Estamos abrindo caminhos, sonhos e futuros para o interior do Acre, porque quando o compromisso atravessa gerações, ele se transforma em legado. E o legado transforma vidas.”

 



Leia Mais: UFAC

Continue lendo

ACRE

Ufac recebe visita da RFB para apresentação do projeto NAF — Universidade Federal do Acre

PUBLICADO

em

Ufac recebe visita da RFB para apresentação do projeto NAF — Universidade Federal do Acre

A Ufac recebeu, nesta quarta-feira, 25, no gabinete da Reitoria, representantes da Receita Federal do Brasil (RFB) para a apresentação do projeto Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF). A reunião contou com a participação da Coordenação do curso de Ciências Contábeis e teve como foco a proposta de implantação do núcleo na universidade.
O reitor em exercício e pró-reitor de Planejamento, Alexandre Hid, destacou a importância da iniciativa para os estudantes e sua relação com a curricularização da extensão. Segundo ele, a proposta representa uma oportunidade para os alunos e pode fortalecer ações extensionistas da universidade.

A analista tributária da RFB e representante de Cidadania Fiscal, Marta Furtado, explicou que o NAF é um projeto nacional voltado à qualificação de acadêmicos do curso de Ciências Contábeis, com foco em normas tributárias, legislação e obrigações acessórias. Segundo ela, o núcleo é direcionado ao atendimento de contribuintes de baixa renda e microempreendedores, além de aproximar os estudantes da prática profissional.

Durante a reunião, foi informada a futura assinatura de acordo de cooperação técnica entre a universidade e a RFB. Pelo modelo apresentado, a Ufac disponibilizará espaço para funcionamento do núcleo, enquanto a receita oferecerá plataforma de treinamento, cursos de capacitação e apoio permanente às atividades desenvolvidas.

Como encaminhamento, a RFB entregou o documento referencial do NAF, com orientações para montagem do espaço e definição dos equipamentos necessários. O processo será enviado para a Assessoria de Cooperação Institucional da Ufac. A expectativa apresentada na reunião é de que o núcleo seja integrado às ações de extensão universitária.

Também participaram da reunião o professor de Ciências Contábeis e vice-coordenador do curso, Cícero Guerra; e o auditor fiscal e delegado da RFB em Rio Branco, Claudenir Franklin da Silveira.



Leia Mais: UFAC

Continue lendo

MAIS LIDAS