ACRE
VÍDEO: Em enquete, Vereador “Príncipe” é eleito o parlamentar mais querido e atuante de Tarauacá
PUBLICADO
7 anos atrásem
Antônio da Silva Araújo, popular “Príncipe”, é o vereador mais popular, querido e atuante da Câmara Municipal de Tarauacá, município do interior do Acre.
O Portal www.acre.com.br (Acre Notícias), a empresa Comunic + Ação, Agência de Notícias especializada em consultoria e gestão empresarial, em parceria com o Blog do Evandro Cordeiro e o site Notícias da Hora, conferiram congratulações aos parlamentares do município de Tarauacá, com destaque para aqueles mais atuantes.
![]()
Os idealizadores do evento promoveram uma enquete virtual, cuja votação foi realizada no período de 16/03/19 à 14/04/19, no Facebook.
Antônio da Silva Araújo, “Príncipe”, foi eleito o 1º Parlamentar Mais Atuante do município.
Antônio da Silva Araújo
Entretanto, a vida do Antônio – que verdadeiramente é um “Príncipe” por sua fineza e educação – nunca foi fácil, como a vida de reis e rainhas. Antônio é originário de família humilde, de poucos recursos, e teve uma infância e adolescência repleta de dificuldades e desafios.
Desde jovem, Antônio sempre incentivou o esporte no município. Na maioria das vezes, com dinheiro do próprio bolso, que já era pouco. Com o tempo, as ações e incentivos de Antônio ganharam repercussão no município, e ele passou a atuar como um verdadeiro assistente social.
Natural de Tarauacá, e originário da periferia (Bairro da Praia), o “Príncipe” se tornou Assistente Social, e uma espécie de advogado dos pobres, defendendo suas causas e buscando soluções.
Nesse tempo, sua vida foi bastante agitada e dinâmica. Ocupou cargos como Secretário Municipal de Promoção Social nos governos do médico Jasone Ferreira da Silva, e do médico Rodrigo Damasceno Catão, que perceberam em “Príncipe” um grande potencial profissional e político.
Além das atuações em âmbito municipal, “Príncipe” já foi Assesssor Parlamentar da Câmara Federal, e Assessor Parlamentar na ALEAC.
Mas isso não é tudo. “Príncipe” é um verdadeiro líder comunitário, sabe ouvir pessoas simples e com simplicidade e discrição resolver seus problemas. Por isso foi secretário municipal, onde ajudou o município de Tarauacá a ganhar o Selo Unicef.
No ano de 2015, foi escolhido entre os 50 melhores Secretários Municipais de Assistência Social do Brasil.
Atualmente sua produção parlamentar se não for a maior, é uma das maiores: apresentou durante os anos de 2017, 2018 e 2019, a média de 420 preposições, além de 19 anteprojetos de lei. Nesse período, já foram sancionados pelo Poder Executivo, três projetos de sua autoria.
Atualmente, “Príncipe” exerce o cargo de Vice- Presidente da Câmara de Vereadores de Tarauacá.
Emocionado, ele fala sobre a premiação recebida, e conta um pouquinho de sua história de luta. Veja o vídeo:
Relacionado
VOCÊ PODE GOSTAR
ACRE
Nota da Andifes sobre os cortes no orçamento aprovado pelo Congresso Nacional para as Universidades Federais — Universidade Federal do Acre
PUBLICADO
3 semanas atrásem
23 de dezembro de 2025Notícias
publicado:
23/12/2025 07h31,
última modificação:
23/12/2025 07h32
Confira a nota na integra no link: Nota Andifes
Relacionado
ACRE
Ufac entrega equipamentos ao Centro de Referência Paralímpico — Universidade Federal do Acre
PUBLICADO
3 semanas atrásem
18 de dezembro de 2025A Ufac, a Associação Paradesportiva Acreana (APA) e a Secretaria Extraordinária de Esporte e Lazer realizaram, nessa quarta-feira, 17, a entrega dos equipamentos de halterofilismo e musculação no Centro de Referência Paralímpico, localizado no bloco de Educação Física, campus-sede. A iniciativa fortalece as ações voltadas ao esporte paraolímpico e amplia as condições de treinamento e preparação dos atletas atendidos pelo centro, contribuindo para o desenvolvimento esportivo e a inclusão de pessoas com deficiência.
Os equipamentos foram adquiridos por meio de emenda parlamentar do deputado estadual Eduardo Ribeiro (PSD), em parceria com o Comitê Paralímpico Brasileiro, com o objetivo de fortalecer a preparação esportiva e garantir melhores condições de treino aos atletas do Centro de Referência Paralímpico da Ufac.
Durante a solenidade, a reitora da Ufac, Guida Aquino, destacou a importância da atuação conjunta entre as instituições. “Sozinho não fazemos nada, mas juntos somos mais fortes. É por isso que esse centro está dando certo.”
A presidente da APA, Rakel Thompson Abud, relembrou a trajetória de construção do projeto. “Estamos dentro da Ufac realizando esse trabalho há muitos anos e hoje vemos esse resultado, que é o Centro de Referência Paralímpico.”
O coordenador do centro e do curso de Educação Física, Jader Bezerra, ressaltou o compromisso das instituições envolvidas. “Este momento é de agradecimento. Tudo o que fizemos é em prol dessa comunidade. Agradeço a todas as instituições envolvidas e reforço que estaremos sempre aqui para receber os atletas com a melhor estrutura possível.”

O atleta paralímpico Mazinho Silva, representando os demais atletas, agradeceu o apoio recebido. “Hoje é um momento de gratidão a todos os envolvidos. Precisamos avançar cada vez mais e somos muito gratos por tudo o que está sendo feito.”
A vice-governadora do Estado do Acre, Mailza Assis da Silva, também destacou o trabalho desenvolvido no centro e o talento dos atletas. “Estou reconhecendo o excelente trabalho de toda a equipe, mas, acima de tudo, o talento de cada um de nossos atletas.”
Já o assessor do deputado estadual Eduardo Ribeiro, Jeferson Barroso, enfatizou a finalidade social da emenda. “O deputado Eduardo fica muito feliz em ver que o recurso está sendo bem gerenciado, garantindo direitos, igualdade e representatividade.”
Também compuseram o dispositivo de honra a pró-reitora de Inovação, Almecina Balbino, e um dos coordenadores do Centro de Referência Paralímpico, Antônio Clodoaldo Melo de Castro.
(Camila Barbosa, estagiária Ascom/Ufac)
Relacionado
ACRE
Orquestra de Câmara da Ufac apresenta-se no campus-sede — Universidade Federal do Acre
PUBLICADO
3 semanas atrásem
18 de dezembro de 2025A Orquestra de Câmara da Ufac realizou, nesta quarta-feira, 17, uma apresentação musical no auditório do E-Amazônia, no campus-sede. Sob a coordenação e regência do professor Romualdo Medeiros, o concerto integrou a programação cultural da instituição e evidenciou a importância da música instrumental na formação artística, cultural e acadêmica da comunidade universitária.
A reitora Guida Aquino ressaltou a relevância da iniciativa. “Fico encantada. A cultura e a arte são fundamentais para a nossa universidade.” Durante o evento, o pró-reitor de Extensão e Cultura, Carlos Paula de Moraes, destacou o papel social da arte. “Sem arte, sem cultura e sem música, a sociedade sofre mais. A arte, a cultura e a música são direitos humanos.”
Também compôs o dispositivo de honra a professora Lya Januária Vasconcelos.
(Camila Barbosa, estagiária Ascom/Ufac)
Você precisa fazer login para comentar.