ACRE
Em decreto, prefeita proíbe manifestações políticas em redes sociais de servidores públicos
PUBLICADO
8 anos atrásem
Decreto da prefeita Socorro Neri foi publicado nesta terça (10) no Diário Oficial do Acre (DOE). Servidores podem sofrer diversas penalidades, inclusive exoneração.
Os servidores públicos municipais estão proibidos de fazer campanha eleitoral ou manifestar preferências políticas nas redes sociais. A proibição é válida para o horário de expediente. O decreto foi publicado nesta terça-feira (10), no Diário Oficial do Acre (DOE).
O decreto diz que qualquer manifestação no perfil da rede social do servidor público está vetada. Ele também não pode ser visto em comitês ou comícios dos partidos.
A publicação ressalta ainda que o decreto não inclue os servidores que estiverem em período de férias, de licença ou fora do expediente.
/s.glbimg.com/jo/g1/f/original/2017/07/13/prefeutra_xrdlo3l.jpg)
Prefeitura divulgou uma série de proibições aos servidores durante o período eleitoral (Foto: Divulgação/Asscom Prefeitura de Rio Branco)
Ainda segundo a prefeita, fica proibido ceder servidores ou bens para campanha eleitoral de candidatos, partidos ou coligação. O servidor também não pode prestar serviços em campanhas quando estiver em horário de trabalho.
Não é permitido também o transporte de material de campanha em carros oficiais ou cedidos ao município. Espaços como escolas e auditórios de órgãos públicos não podem ser usados para reuniões durante o período eleitoral.
A lista de proibição inclui diversas ações que devem ser evitadas pelos servidores. Destaque para a proibição de candidatos em inaugurações públicas, bem como o servidor mencionar algum candidato em discursos.
Os que não respeitarem a decisão, podem sofrer penalidades como processo disciplinar, dispensa imediata, rescisão do contrato e até exoneração. G1Ac.
Relacionado
VOCÊ PODE GOSTAR
ACRE
Artigo de pesquisadores do Pavic-Lab aborda fidelidade de imagens — Universidade Federal do Acre
PUBLICADO
4 minutos atrásem
10 de agosto de 2026Pesquisadores do laboratório Pesquisas Aplicadas em Visão e Inteligência Computacional (Pavic-Lab), da Ufac, e do Laboratório Institucional de Pesquisa, Empreendedorismo e Inovação em Sistemas de Controle Automático, Automação e Robótica (Liecar), da Universidade Nacional de San Antonio Abad de Cusco, publicaram, em inglês, artigo na revista “Computers & Graphics” (vol. 139).
O artigo trata do problema da reconstrução de imagens de Alta Faixa Dinâmica (HDR) a partir de uma única imagem de Baixa Faixa Dinâmica (LDR) e propõe o SAFHDR, uma arquitetura baseada em U-Net composta pela DAMU-Net — que incorpora convoluções deformáveis guiadas pelo Bloco de Atenção Otimizado e processamento multiescala eficiente via Bloco de Características Residuais Leve — e pelo Módulo de Agregação de Informações, dedicado a preservar a estrutura global da cena.
Relacionado
ACRE
Ufac realiza reunião final da comissão de transição para Reitoria — Universidade Federal do Acre
PUBLICADO
35 minutos atrásem
10 de agosto de 2026A Ufac realizou a reunião final da comissão de transição entre as gestões. O encontro, que ocorreu nesta segunda-feira, 10, na Reitoria, campus sede, foi marcado pela entrega simbólica das chaves da Reitoria pela reitora Guida Aquino ao reitor eleito para o quadriênio 2026-2030, Josimar Ferreira, e por uma mensagem de boa sorte à nova administração superior. Ele assume oficialmente a Reitoria da Ufac nesta quarta-feira, 12.
Guida desejou êxito ao reitor eleito e à equipe que estará à frente da universidade pelos próximos quatro anos. Como não poderá participar da transmissão de cargo, prevista para o dia 21, a reitora decidiu realizar a entrega simbólica das chaves durante a reunião.
Josimar Ferreira agradeceu e destacou sua trajetória de aprendizado na gestão universitária. Para ele, a continuidade do trabalho desenvolvido pelas diferentes administrações contribui para o fortalecimento institucional da universidade. “A Ufac é maior, nós somos o mesmo projeto”, disse. “A Ufac tem um papel muito forte com a sociedade acreana, de transformar vidas.” Segundo ele, a nova gestão trabalhará para colocar a universidade ainda mais à frente nos próximos quatro anos.
Também participaram da reunião a vice-reitora eleita e presidente da comissão de transição pela gestão atual, Almecina Balbino; o presidente da comissão de transição pela gestão vencedora, Marco Amaro; além de pró-reitores e membros da administração superior.
Relacionado
ACRE
Aluna de Nutrição recebe Menção Honrosa em encontro nacional — Universidade Federal do Acre
PUBLICADO
2 horas atrásem
10 de agosto de 2026A estudante Érica Zaíne, do curso de Nutrição da Ufac, recebeu Menção Honrosa pelo trabalho “Segurança Alimentar e Nutricional em Populações Vulneráveis no Brasil: O Papel das Políticas Públicas”, apresentado no 40º Encontro Nacional de Estudantes de Nutrição (Enenut), ocorrido de 21 a 26 de julho, na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj).
Segundo o certificado, a menção foi concedida “em reconhecimento à excelência acadêmica, à relevância científica e à contribuição para o avanço do conhecimento em Nutrição”. Segundo Érica, a premiação destaca o protagonismo de discentes da Ufac em eventos científicos. “Além disso, reforça a importância da articulação entre diferentes áreas do conhecimento para compreender e enfrentar os desafios relacionados à segurança alimentar e nutricional no Brasil, especialmente entre populações em situação de vulnerabilidade”, complementou.
A pesquisa foi construída de maneira integrada no âmbito de três grupos de ensino, pesquisa e extensão da universidade: o Programa de Pesquisa, Estudo e Extensão em Nutrição, Alimentação e Comportamento Alimentar, coordenado pela professora Tamires Alcântara Dourado Gomes Machado; o Grupo de Estudos em Economia, Finanças, Política e Segurança Alimentar e Nutricional, coordenado pela professora Graziela Gomes Bezerra; e o Grupo Governança Fundiária, Desenvolvimento Econômico e Políticas Públicas, coordenado pelo professor Elyson Ferreira de Souza.
Relacionado
PESQUISE AQUI
MAIS LIDAS
Economia e Negócios7 dias agoComércio Interativo ganha força no Brasil com a chegada da VIVAMOMENTO ao polo empresarial da Vila Olímpia, em São Paulo
Economia e Negócios4 dias agoA versão beta de “Fire Bull Farm” será lançada globalmente em 1º de agosto
ACRE5 dias agoAlunas de Nutrição de Ufac apresentam pesquisas na Uerj — Universidade Federal do Acre
ACRE4 dias agoCampus Floresta da Ufac recebe nova quadra poliesportiva — Universidade Federal do Acre