NOSSAS REDES

CORONAVÍRUS

Em Cruzeiro do Sul, maternidade fecha cozinha e afasta 9 servidores após copeira testar positivo para Covid-19

G1AC, via Acre.com.br - Da Amazônia para o Mundo!

PUBLICADO

em

Servidores que tiveram contato com caso positivo foram afastados por 14 dias. Alimentação está sendo fornecida por empresa.

Capa: Maternidade fecha cozinha e afasta 9 servidores após copeira testar positivo para Covid-19 no interior do AC — Foto: Adelcimar Carvalho/G1.

Após uma copeira da maternidade de Cruzeiro do Sul, no interior do Acre, testar positivo para Covid-19, nesta quinta-feira (30), nove servidores que tiveram contato com ela foram afastados por um período de 14 dias. Segundo a direção do hospital, a cozinha precisou ser fechada por falta de profissionais.

A mulher não estava afastada do trabalho e não era monitorada pelas equipes de saúde da cidade. Segundo a prefeitura, ela teve contato com passageiros de um taxista que morreu com a doença em Porto Velho no começo deste mês.

Em Cruzeiro do Sul, embora a prefeitura afirme ter oito casos de Covid-19, o boletim da Secretaria de Saúde (Sesacre), dessa quinta-feira (30), oficializou apenas cinco. Os três casos que não constam no boletim foram confirmados pelo prefeito da cidade, Ilderlei Cordeiro.

A alimentação para os servidores, pacientes e acompanhantes está sendo feita por uma empresa, segundo informou o gerente geral da maternidade, Rafael Gomes. Em média, são feitas 450 refeições entre café da manhã, almoço e janta, além de dois lanches.

Assim como a copeira, todos os nove servidores afastados trabalhavam na área da cozinha e copa da unidade de saúde. De acordo com o gerente geral, nenhum profissional que atua diretamente com os pacientes foi afastado.

Logo após a confirmação do caso de Covid-19, a direção da unidade disse em nota que adotou as recomendações do Ministério da Saúde.

Foi realizada a limpeza terminal e desinfecção da cozinha hospitalar, do almoxarifado de alimentos e refeitório e a identificação dos servidores que haviam tido contato direto com a servidora.

Além da dispensa das funções preventivamente por 14 dias, os servidores foram orientados a permanecer em isolamento domiciliar neste período e evitar o contato com outras pessoas e a circulação pública.

Eles também recomendam o uso de máscara facial por parte desses servidores afastados e que busquem atendimento médico no caso de apresentarem agravamento dos sintomas.

Orientações a grávidas e puérperas

No mesmo documento em que fala das medidas preventivas para evitar a proliferação do novo coronavírus na unidade de saúde, a direção emitiu uma série de recomendações às mulheres grávidas e puérperas.

As orientações consideram tanto o fato dessas mulheres estarem no grupo de risco para a Covid-19, como o fato da transmissão comunitária já ser uma realidade na cidade de Cruzeiro do Sul. Entre as recomendações estão:

  • Adoção do isolamento domiciliar e do isolamento social para gestantes com qualquer idade gestacional, puérperas e recém-nascidos;
  • É aconselhável que as gestantes não compareçam a unidade hospitalar a menos que necessitem de cuidados médicos urgentes;
  • Caso necessite de atendimento, mantenha distância de outras pessoas que estiverem na recepção da unidade;
  • Avalie a possibilidade de ir sozinha ao atendimento, sem acompanhante, para evitar aglomeração de pessoas na recepção da unidade;
  • Utilize máscara e caso tenha sintomas respiratórios, solicite uma máscara à recepcionista assim que chegar;
  • Adote medidas de etiqueta respiratória;
  • Higienize as mãos com frequência;
  • Evite tocar nos olhos, nariz e boca sem ter higienizado as mãos;
  • Não compartilhe objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas;
  • Mantenha-se em ambientes bem ventilados e sem aglomeração de pessoas.

Covid-19 no Acre

O boletim da Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre), dessa quinta-feira (30), informou que são 404 casos confirmados de Covid-19 em todo o estado, sendo que 657 exames ainda aguardam o resultado. Foram 50 novos testes positivos para a doença em 24 horas, saltando de 354 para 404. Os óbitos chegaram a 19.

O boletim mostra ainda que o estado tem 141 pacientes com alta, considerados curados da doença. Do total que segue em tratamento, 30 estão internados, sendo oito na UTI e 22 nas enfermarias e outros 214 pacientes cumprem o isolamento domiciliar.

Em Xapuri o boletim confirma oito casos, enquanto a prefeitura da cidade fala em nove.

Do total de casos, 344 são em Rio Branco; 13 em Acrelândia; dois no Bujari; 25 em Plácido de Castro; dois em Porto Acre, três em Senador Guiomard e cinco em Cruzeiro do Sul.

ACRE

Acre chega a 25.408 pessoas infectadas pelo novo coronavírus e tem 624 mortes confirmadas

Editorial do Acre.com.br - Da Amazônia para o Mundo!

PUBLICADO

em

Mais uma morte foi divulgada no boletim deste sábado (5) sendo a vítima do sexo masculino.

O Acre tem 159 novos casos de Covid-19, de acordo com o boletim da Secretaria Estadual de Saúde (Sesacre) deste sábado (5). No total, são 25.408 infectados pela doença. O último boletim contabilizava 25.249. Mais uma pessoa foi a óbito fazendo o número de mortes subir de 623 para 624 vítimas.

Há ainda 44 amostras em análise pelo Laboratório Charles Mérieux e pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Acre, o Lacen-AC. O número de pessoas que tiveram alta da doença é de 20.105.

O estado está em contaminação comunitária desde o dia 9 de abril, com uma taxa de incidência é de 2.905,8 casos para cada 100 mil habitantes e a de mortalidade é de 71,4 para o mesmo grupo.

Neste sábado, a taxa de ocupação é de 45,5%, uma vez que dos 90 leitos de UTI específicos para casos graves de pacientes com Covid-19, 41 estão ocupados. Os leitos de UTI estão concentrados em Rio Branco, com 70 vagas, e Cruzeiro do Sul, com 20.

Mortes por cidades

Cidades com óbitosÓbitos totaisNovos registros
Acrelândia90
Assis Brasil90
Brasileia190
Bujari60
Capixaba70
Cruzeiro do Sul570
Epitaciolândia130
Feijó180
Jordão10
Mâncio Lima101
Marechal Thaumaturgo10
Plácido de Castro80
Porto Acre150
Porto Walter20
Rio Branco3880
Rodrigues Alves70
Santa Rosa do Purus20
Sena Madureira110
Tarauacá140
Xapuri130
Senador Guiomard120
Manoel Urbano20
Total6241

Continue lendo

CORONAVÍRUS

Acre tem 25.249 pessoas infectadas pelo novo coronavírus e 623 mortes confirmadas, diz Sesacre

Editorial do Acre.com.br - Da Amazônia para o Mundo!

PUBLICADO

em

Mais uma morte foi divulgada no boletim desta sexta-feira (4) sendo a vítima do sexo feminino.

O Acre tem 114 novos casos de Covid-19, de acordo com o boletim da Secretaria Estadual de Saúde (Sesacre) desta sexta-feira (4). No total, são 25.249 infectados pela doença. O último boletim contabilizava 25.135. Mais uma pessoa foi a óbito fazendo o número de mortes subir de 622 para 623 vítimas.

Há ainda 52 amostras em análise pelo Laboratório Charles Mérieux e pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Acre, o Lacen-AC. O número de pessoas que tiveram alta da doença é de 20.011.

O estado está em contaminação comunitária desde o dia 9 de abril, com uma taxa de incidência é de 2.887,6 casos para cada 100 mil habitantes e a de mortalidade é de 71,2 para o mesmo grupo.

Nesta sexta, a taxa de ocupação é de 44,4%, uma vez que dos 90 leitos de UTI específicos para casos graves de pacientes com Covid-19, 40 estão ocupados. Os leitos de UTI estão concentrados em Rio Branco, com 70 vagas, e Cruzeiro do Sul, com 20.

Mortes por cidades

Cidades com óbitosÓbitos totaisNovos registros
Acrelândia90
Assis Brasil90
Brasileia190
Bujari60
Capixaba70
Cruzeiro do Sul570
Epitaciolândia130
Feijó180
Jordão10
Mâncio Lima90
Marechal Thaumaturgo10
Plácido de Castro80
Porto Acre150
Porto Walter20
Rio Branco3881
Rodrigues Alves70
Santa Rosa do Purus20
Sena Madureira110
Tarauacá140
Xapuri130
Senador Guiomard120
Manoel Urbano20
Total6231

Continue lendo

TOP MAIS LIDAS

    Feedback
    WhatsApp Fale conosco