NOSSAS REDES

ACRE

Em Cruzeiro do Sul, homem é preso ao dar soco na mulher e vídeo da vítima ferida chega até a polícia

PUBLICADO

em

Agressão ocorreu no início do mês e prisão 15 depois com a circulação do vídeo. Vítima disse que família pediu para não denunciar.

capa: Homem é preso após dar soco na mulher e vídeo da vítima ferida chegar até a polícia no interior do Acre — Foto: Reprodução.

Um homem de 47 anos foi preso nesta terça-feira (21), no ramal do Cabo, zona rural de Cruzeiro do Sul, no interior do Acre, após a divulgação de um vídeo onde a mulher dele, de 37 anos, aparece com um corte na cabeça depois dele ter acertado a vítima com um soco durante uma discussão.

O delegado Alexnaldo Batista responsável da Delegacia da Mulher (Deam) disse que a agressão ocorreu no dia 6 de julho, mas a mulher não havia denunciado o caso, que só chegou à polícia após a divulgação desse vídeo que foi gravado por familiares. A prisão do homem só ocorreu 15 dias depois.

“Ele chegou em casa de uma bebedeira e entraram em um desentendimento familiar, até que ele ia ser colocado para fora de casa pelos próprios parentes. Quando isso ia acontecer, no meio da confusão, ele deu um soco e acertou o rosto da mulher. Ela caiu e bateu de cara em uma lata e resultou em um corte próximo ao olho”, contou o delegado.

O delegado informou ainda que a família pediu para ela não levar adiante e não fizesse a denúncia.

“Mas, o que aconteceu? A própria família começou a divulgar o vídeo e a rede de proteção à mulher aqui no Juruá tomou conhecimento e imediatamente divulgou para os integrantes da rede, inclusive, a Polícia Civil, na Deam, e aí fomos acionados”, contou.

Após ser acionada, a polícia conseguiu identificar a vítima, autor e o local onde eles moram e se deslocou até o local, onde ele foi preso.

“Ela veio junto também, deu seu depoimento e relatou tudo que aconteceu, os momentos de terror que passou e ele foi autuado, interrogado e indiciado por violência doméstica. Ela passou por exame de corpo de delito na delegacia e o procedimento vai ser encaminhado ao Judiciário”, acrescentou.

O delegado disse que a vítima não relatou outros casos de agressão física, mas que confirmou que o marido fica bastante agressivo quando bebe. Já o homem confessou ter dado o soco na mulher e causado todas as lesões. À polícia, ele se disse que está arrependido.

Denúncia

O delegado Alexnaldo Batista disse que em casos de agressão e violência contra a mulher, os agressores devem ser denunciados, inclusive, por pessoas conhecidas que tenham testemunhado a agressão.

“É importante destacar a denúncia. Toda pessoa que tomar conhecimento dessa violência doméstica tem que denunciar e levar ao conhecimento das autoridades através do 180, do 190, ou vindo à delegacia, a pessoa não precisa se identificar, a informação ainda vai ser apurada, a identidade não vai ser revelada em hipótese alguma”, concluiu.

ACRE

Mestrado em Geografia da Ufac integra projeto de pesquisa em rede — Universidade Federal do Acre

PUBLICADO

em

Programacao.jpeg

O mestrado em Geografia (MGeo) da Ufac integra a equipe do projeto de pesquisa “Segurança Integrada na Pan-Amazônia e nas Fronteiras Sul-Americanas: Perspectivas para a Construção de um Modelo de Segurança Integrada Focada na Cooperação Interagências e Internacional”.

O projeto integra uma rede de pesquisa que envolve 22 universidades brasileiras e estrangeiras, 64 pesquisadores nacionais e internacionais, alunos de graduação e 14 programas de pós-graduação no Brasil, entre os quais o MGeo da Ufac. Além de simpósios anuais para divulgar o andamento das pesquisas, o projeto prevê publicações de dissertações e teses.

O coordenador-geral do projeto é o professor Gustavo da Frota Simões, do programa de pós-graduação em Ciências Militares (PPGCM), da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército. A proposta de pesquisa tem por objetivo geral analisar os desafios para defesa e segurança integrada da Pan-Amazônia e as fronteiras sul-americanas, partindo de uma perspectiva que engloba a segurança humana e avalia aspectos como migração, direitos humanos, crimes transfronteiriços e ambientais, visando à construção de políticas públicas.

Objetivos específicos do projeto

– Apresentar uma política pública de segurança integrada na faixa de fronteira, ancorada na realidade da Pan-Amazônia.

– Avaliar o impacto das migrações internacionais e demais fluxos de mobilidade humana na faixa de fronteira sob uma ótica de segurança.

– Discutir o conceito de segurança integrada e sua relação com a segurança humana e o desenvolvimento sustentável.

– Estudar como os crimes transfronteiriços e ambientais afetam a segurança humana das comunidades indígenas da região pan-amazônica.

6º Simpósio de Defesa Nacional, Fronteiras e Migrações

O coordenador-geral do projeto, Gustavo da Frota Simões, e o professor Tássio Franchi reuniram-se com os professores do MGeo e a administração da Ufac de 31 de março a 3 de abril. A pauta da reunião foi o projeto e a realização do 6º Simpósio de Defesa Nacional, Fronteiras e Migrações, que ocorre em 24 e 25 de junho, no anfiteatro Garibaldi Brasil, campus-sede da Ufac.

 



Leia Mais: UFAC

Continue lendo

ACRE

Em parceria com Exército, Ufac capacita alunos para desafios na selva — Universidade Federal do Acre

PUBLICADO

em

Imagem do WhatsApp de 2025-05-04 à(s) 19.21.00_7157cd54.jpg

A professora Karlla Barbosa Godoy, do Centro Multidisciplinar do campus Floresta da Ufac, em parceria com o Comando de Fronteira Juruá/61º Batalhão de Infantaria de Selva (CFron Juruá/61º BIS), conduziu atividades no âmbito da disciplina Técnicas de Campo, envolvendo alunos dos cursos de Engenharia Agronômica, Engenharia Florestal e Ciências Biológicas. A ação ocorreu no sábado, 3, e no domingo, 4, no CFron Juruá/61º BIS, em Cruzeiro do Sul.

A proposta foi capacitar os participantes para atuar com segurança em ambientes de selva, desenvolvendo habilidades de sobrevivência, orientação, obtenção de recursos naturais e primeiros socorros em condições adversas.

“A iniciativa demonstra o firme compromisso da Ufac em oferecer aos seus acadêmicos uma formação integral e alinhada com as particularidades do bioma amazônico”, justificaram os organizadores. “Ao vivenciarem situações práticas, os estudantes internalizam conhecimentos e desenvolvem habilidades que os tornarão profissionais mais capacitados e conscientes da realidade local.”

 



Leia Mais: UFAC

Continue lendo

ACRE

I Seminário de Teoria Crítica

PUBLICADO

em

WhatsApp Image 2025-05-05 at 10.48.25 (1).jpeg

Continue lendo

MAIS LIDAS