NOSSAS REDES

ACRE

Justiça descobre ‘disque-drogas’ que entregava entorpecente por mototaxista

PUBLICADO

em

Justiça condena trio que empreendia disque-drogas

Em Cruzeiro do Sul, usuários encomendavam entorpecentes, que eram entregues por mototaxista.

O Juízo da Vara Criminal da Comarca de Cruzeiro do Sul julgou procedente a denúncia do Processo n° 0006162-11.2017.8.01.0002, para condenar G.S.S., K.M.F. e J.J.S., que empreendiam um “disque-drogas” no município. As penas somadas ultrapassam 32 anos de condenação. A sentença foi publicada na edição n° 6.117 do Diário da Justiça Eletrônico.

Desta forma, o casal G.S.S. e K.M.F. recebeu sanção por integrar organização criminosa, conforme previsto no artigo 2º, caput, da Lei n° 12.850/2013, e todos os três denunciados pelo tráfico de entorpecentes, isto é, realizando condutas previstas no artigo 33, caput e artigo 35, ambos da Lei n° 11.343/06.

Entenda o caso

De acordo com os autos, G.S.S. estava sob investigação e, quando preso, admitiu que traficava há cerca de dois anos, em associação com sua esposa K.M.F. Posteriormente, verificou-se que essa participava ativamente da mercancia da droga, gerenciando as ligações e vendas. Por fim, o terceiro indiciado utilizava a profissão de motoboy para entregar o material encomendando.

Decisão

Ao realizar a dosimetria, o juiz de Direito anotou como circunstância atenuante para os três denunciados a confissão espontânea. No entanto, dentre os produtos traficados havia cocaína, o que também foi valorado, negativamente, a todos agentes, pela natureza da substância.

Quanto ao crime de tráfico de drogas, G.S.S. e K.M.F. realizaram três condutas ilícitas, sendo ter em depósito, expor à venda e oferecer entorpecente. O terceiro, J.J.S. praticou duas condutas: expor à venda e oferecer. Por isso, as penas foram dosadas proporcionalmente.

Desta forma, G.S.S. e K.M.F. receberam a mesma pena, cada um deve cumprir 12 anos de reclusão, com pagamento de 1.213 dias-multa, em regime inicial fechado.  J. J.S. recebeu pena de oito anos de reclusão, com pagamento de 1.200 dias-multa, em regime inicial semiaberto.

O Juízo não procedeu à substituição da pena privativa de liberdade pela restritiva de direitos, pois os réus não atenderam os requisitos do artigo 44 do Código Penal. Bem como, foi negado aos condenados o direito de apelar em liberdade, para garantia da ordem pública. Por Gecom/TJAc.

ACRE

Nota da Andifes sobre os cortes no orçamento aprovado pelo Congresso Nacional para as Universidades Federais — Universidade Federal do Acre

PUBLICADO

em

andifes-nota.jpg

Notícias


publicado:
23/12/2025 07h31,


última modificação:
23/12/2025 07h32

Confira a nota na integra no link: Nota Andifes



Leia Mais: UFAC

Continue lendo

ACRE

Ufac entrega equipamentos ao Centro de Referência Paralímpico — Universidade Federal do Acre

PUBLICADO

em

Ufac entrega equipamentos ao Centro de Referência Paralímpico — Universidade Federal do Acre

A Ufac, a Associação Paradesportiva Acreana (APA) e a Secretaria Extraordinária de Esporte e Lazer realizaram, nessa quarta-feira, 17, a entrega dos equipamentos de halterofilismo e musculação no Centro de Referência Paralímpico, localizado no bloco de Educação Física, campus-sede. A iniciativa fortalece as ações voltadas ao esporte paraolímpico e amplia as condições de treinamento e preparação dos atletas atendidos pelo centro, contribuindo para o desenvolvimento esportivo e a inclusão de pessoas com deficiência.

Os equipamentos foram adquiridos por meio de emenda parlamentar do deputado estadual Eduardo Ribeiro (PSD), em parceria com o Comitê Paralímpico Brasileiro, com o objetivo de fortalecer a preparação esportiva e garantir melhores condições de treino aos atletas do Centro de Referência Paralímpico da Ufac.

Durante a solenidade, a reitora da Ufac, Guida Aquino, destacou a importância da atuação conjunta entre as instituições. “Sozinho não fazemos nada, mas juntos somos mais fortes. É por isso que esse centro está dando certo.”

A presidente da APA, Rakel Thompson Abud, relembrou a trajetória de construção do projeto. “Estamos dentro da Ufac realizando esse trabalho há muitos anos e hoje vemos esse resultado, que é o Centro de Referência Paralímpico.”

O coordenador do centro e do curso de Educação Física, Jader Bezerra, ressaltou o compromisso das instituições envolvidas. “Este momento é de agradecimento. Tudo o que fizemos é em prol dessa comunidade. Agradeço a todas as instituições envolvidas e reforço que estaremos sempre aqui para receber os atletas com a melhor estrutura possível.”

O atleta paralímpico Mazinho Silva, representando os demais atletas, agradeceu o apoio recebido. “Hoje é um momento de gratidão a todos os envolvidos. Precisamos avançar cada vez mais e somos muito gratos por tudo o que está sendo feito.”

A vice-governadora do Estado do Acre, Mailza Assis da Silva, também destacou o trabalho desenvolvido no centro e o talento dos atletas. “Estou reconhecendo o excelente trabalho de toda a equipe, mas, acima de tudo, o talento de cada um de nossos atletas.”

Já o assessor do deputado estadual Eduardo Ribeiro, Jeferson Barroso, enfatizou a finalidade social da emenda. “O deputado Eduardo fica muito feliz em ver que o recurso está sendo bem gerenciado, garantindo direitos, igualdade e representatividade.”

Também compuseram o dispositivo de honra a pró-reitora de Inovação, Almecina Balbino, e um dos coordenadores do Centro de Referência Paralímpico, Antônio Clodoaldo Melo de Castro.

(Camila Barbosa, estagiária Ascom/Ufac)



Leia Mais: UFAC

Continue lendo

ACRE

Orquestra de Câmara da Ufac apresenta-se no campus-sede — Universidade Federal do Acre

PUBLICADO

em

Orquestra de Câmara da Ufac apresenta-se no campus-sede — Universidade Federal do Acre

A Orquestra de Câmara da Ufac realizou, nesta quarta-feira, 17, uma apresentação musical no auditório do E-Amazônia, no campus-sede. Sob a coordenação e regência do professor Romualdo Medeiros, o concerto integrou a programação cultural da instituição e evidenciou a importância da música instrumental na formação artística, cultural e acadêmica da comunidade universitária.

 

A reitora Guida Aquino ressaltou a relevância da iniciativa. “Fico encantada. A cultura e a arte são fundamentais para a nossa universidade.” Durante o evento, o pró-reitor de Extensão e Cultura, Carlos Paula de Moraes, destacou o papel social da arte. “Sem arte, sem cultura e sem música, a sociedade sofre mais. A arte, a cultura e a música são direitos humanos.” 

Também compôs o dispositivo de honra a professora Lya Januária Vasconcelos.

(Camila Barbosa, estagiária Ascom/Ufac)

 



Leia Mais: UFAC

Continue lendo

MAIS LIDAS