ACRE
Detran garante a segurança do trânsito durante o Festival do Açaí, em Feijó

PUBLICADO
6 anos atrásem

Levando ações de educação e fiscalização, o Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran/AC) se faz presente no tradicional Festival de Açaí, que acontece de 9 a 11 de agosto no município de Feijó.
O evento atrai milhares de pessoas para a cidade, aumentando o fluxo do trânsito, por isso, é necessário um reforço na segurança viária por meio da Coordenadoria Integrada de Fiscalização de Trânsito do Detran (Ciftran) e do Batalhão de Policiamento de Trânsito da Polícia Militar (BPTran). Segundo o diretor de operações do Detran/AC, Isaías Brito, a intenção é educar e fiscalizar condutores para coibir a mistura de álcool e direção.
“Estamos realizando um trabalho preventivo com a equipe de educação de trânsito, orientando a população a respeitarem as regras de trânsito. Além disso, as blitze de fiscalização também são necessárias para retirar de circulação motoristas embriagados”, afirmou Brito.
O pedreiro Rabibi Catão, abordado em uma blitz de fiscalização enquanto trafegava de motocicleta, realizou o teste do bafômetro, que apontou incidência zero de álcool no sangue. Ele falou sobre a importância das operações. “Uma pessoa que bebe e dirige não valoriza nem a vida dela, quanto mais a das outras pessoas, e muitas vezes ainda provocam acidentes que podem ser fatais”, ressaltou Rabibi.
Trabalho preventivo
A equipe de educação de trânsito da 1ª Ciretran de Cruzeiro do Sul chegou na cidade de Feijó um dia antes do evento e realizou blitz educativa com diversas abordagens aos pedestres, ciclistas e motoristas, orientando quanto ao respeito às regras de circulação e conduta.
Durante o Festival do Açaí, os educadores percorrem o interior do evento distribuindo material educativo e conversando com o público presente com o intuito de conscientizá-los para um trânsito mais seguro e, assim, reduzir acidentes.
Relacionado
ACRE
Mestrado em Geografia da Ufac integra projeto de pesquisa em rede — Universidade Federal do Acre

PUBLICADO
2 dias atrásem
7 de maio de 2025
O mestrado em Geografia (MGeo) da Ufac integra a equipe do projeto de pesquisa “Segurança Integrada na Pan-Amazônia e nas Fronteiras Sul-Americanas: Perspectivas para a Construção de um Modelo de Segurança Integrada Focada na Cooperação Interagências e Internacional”.
O projeto integra uma rede de pesquisa que envolve 22 universidades brasileiras e estrangeiras, 64 pesquisadores nacionais e internacionais, alunos de graduação e 14 programas de pós-graduação no Brasil, entre os quais o MGeo da Ufac. Além de simpósios anuais para divulgar o andamento das pesquisas, o projeto prevê publicações de dissertações e teses.
O coordenador-geral do projeto é o professor Gustavo da Frota Simões, do programa de pós-graduação em Ciências Militares (PPGCM), da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército. A proposta de pesquisa tem por objetivo geral analisar os desafios para defesa e segurança integrada da Pan-Amazônia e as fronteiras sul-americanas, partindo de uma perspectiva que engloba a segurança humana e avalia aspectos como migração, direitos humanos, crimes transfronteiriços e ambientais, visando à construção de políticas públicas.
Objetivos específicos do projeto
– Apresentar uma política pública de segurança integrada na faixa de fronteira, ancorada na realidade da Pan-Amazônia.
– Avaliar o impacto das migrações internacionais e demais fluxos de mobilidade humana na faixa de fronteira sob uma ótica de segurança.
– Discutir o conceito de segurança integrada e sua relação com a segurança humana e o desenvolvimento sustentável.
– Estudar como os crimes transfronteiriços e ambientais afetam a segurança humana das comunidades indígenas da região pan-amazônica.
6º Simpósio de Defesa Nacional, Fronteiras e Migrações
O coordenador-geral do projeto, Gustavo da Frota Simões, e o professor Tássio Franchi reuniram-se com os professores do MGeo e a administração da Ufac de 31 de março a 3 de abril. A pauta da reunião foi o projeto e a realização do 6º Simpósio de Defesa Nacional, Fronteiras e Migrações, que ocorre em 24 e 25 de junho, no anfiteatro Garibaldi Brasil, campus-sede da Ufac.
Relacionado
ACRE
Em parceria com Exército, Ufac capacita alunos para desafios na selva — Universidade Federal do Acre

PUBLICADO
3 dias atrásem
6 de maio de 2025
A professora Karlla Barbosa Godoy, do Centro Multidisciplinar do campus Floresta da Ufac, em parceria com o Comando de Fronteira Juruá/61º Batalhão de Infantaria de Selva (CFron Juruá/61º BIS), conduziu atividades no âmbito da disciplina Técnicas de Campo, envolvendo alunos dos cursos de Engenharia Agronômica, Engenharia Florestal e Ciências Biológicas. A ação ocorreu no sábado, 3, e no domingo, 4, no CFron Juruá/61º BIS, em Cruzeiro do Sul.
A proposta foi capacitar os participantes para atuar com segurança em ambientes de selva, desenvolvendo habilidades de sobrevivência, orientação, obtenção de recursos naturais e primeiros socorros em condições adversas.
“A iniciativa demonstra o firme compromisso da Ufac em oferecer aos seus acadêmicos uma formação integral e alinhada com as particularidades do bioma amazônico”, justificaram os organizadores. “Ao vivenciarem situações práticas, os estudantes internalizam conhecimentos e desenvolvem habilidades que os tornarão profissionais mais capacitados e conscientes da realidade local.”
Relacionado

Relacionado
PESQUISE AQUI
MAIS LIDAS
- MUNDO7 dias ago
Jovem cadeirante com lesão na medula volta a andar com novo traje muscular e emociona as redes; vídeo
- MUNDO2 dias ago
Cachorros protegeram menino desaparecido por 24h na mata no Amazonas; assista ao vídeo
- MUNDO2 dias ago
Mãe se emociona ao conhecer menina que recebeu o coração da filha falecida; vídeo
- MUNDO2 dias ago
Salve o Hércules: gatinho com rosto devorado por larvas é resgatado por protetor em Fortaleza; ajude na vaquinha