Acreanidades
Desembargadores participam de encontro do grupo reflexivo “Homens em Transformação” da VEPMA

PUBLICADO
2 anos atrásem

Integrantes são autores de delitos de violência doméstica que alcançaram o regime semiaberto; encontro ocorreu no Fórum Criminal Lourival Marques de Oliveira.
A decana do Tribunal de Justiça do Acre, desembargadora Eva Evangelista, participou, juntamente com o desembargador Luís Camolez, na última quinta-feira, 29, de encontro com homens autores de delitos de violência doméstica no Fórum Criminal Lourival Marques de Oliveira.
A atividade também contou com a participação da juíza de Direito titular da Vara de Execução de Penas e Medidas Alternativas da Comarca de Rio Branco, Andréa Brito, bem como dos profissionais da equipe técnica multidisciplinar da unidade judiciária.
A decana do TJAC discutiu com os participantes do Grupo Homens em Transformação questões cotidianas, culturais e comportamentais, que estão relacionadas ao machismo e a condutas opressivas e violentas nos lares acreanos, buscando sempre esclarecer aos integrantes as consequências graves desse tipo de delito.
“Eu gostei muito do nome desse grupo: ‘Homens em Transformação’. É exatamente isso que nós buscamos aqui, a transformação de todos vocês. Para que possam criar seus filhos, voltar aos relacionamentos – se for o caso – ou se preparar para novos relacionamentos, de maneira condigna, podendo olhar para suas famílias com orgulho, com uma verdadeira transformação”, considerou Eva Evangelista.
Após a participação da decana do TJAC, o desembargador Luís Camolez conversou com os integrantes do grupo. O magistrado falou sobre a importância da família e do estabelecimento e manutenção de laços saudáveis entre os participantes e seus núcleos familiares.
Durante o encontro, o desembargador Luís Camolez também aproveitou para falar de Deus e da importância de uma vida espiritual plena e vigilante para o aperfeiçoamento dos indivíduos.
A juíza de Direito Andréa Brito agradeceu a participação dos magistrados de 2º Grau no encontro, assinalando que é “uma honra receber pessoas realmente interessadas na transformação dos participantes do grupo, pessoas que mesmo com uma agenda repleta de audiências encontraram um tempo livre para se doar e participar desse processo de ressocialização”.
Um dos integrantes do grupo Homens em Transformação, que preferiu não se identificar, definiu bem o espírito do encontro: “acho muito bacana que eles venham conversar com a gente dessa forma, sem essa questão de ‘eu sou o juiz, você o réu’. Isso ajuda a gente a ver que nossos erros não contam mais que nossas ações corretas. Estão de parabéns”, disse.
Para conhecer mais sobre o trabalho desenvolvido pela Vepma da Comarca de Rio Branco, clique aqui. Gecom TJAC.
Relacionado
https://www.acre.com.br/

VOCÊ PODE GOSTAR
Balneários de Brasiléia são fechados por falta de segurança
Taxa de ocupação em leitos de UTI para a Covid-19 é de 30% no Acre
Jovem que voltava do enterro do amigo é alvejado a tiros por dupla em motocicleta
Bandidos invadem festa de criança, matam homem a tiros e deixam 4 feridos na Baixada da Sobral
Jovem de 19 anos é executado com 10 tiros por bandidos em carro no Rui Lino
Em briga por ciúmes da sogra, mulher leva tijoladas na cabeça e desmaia na Baixada da Sobral
ACRE
Dia C: Sicoob Acre entrega mais de dois mil kits em comunidades carentes da capital e interior do Estado

PUBLICADO
8 meses atrásem
4 de julho de 2020
Apesar da pandemia do novo coronavírus (Covid-19) no estado, a Cooperativa de Créditos e Investimentos do Acre (Sicoob Acre) participou neste sábado, 4, do Dia de Cooperar, ou Dia C, atividade desenvolvida pela Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB). Direcionada em ações de combate à doença neste período, a instituição financeira entregou de forma gratuita mais de dois mil kits de higiene e proteção, com máscaras e álcool em comunidades carentes da capital e interior.
Celebrada sempre no segundo sábado de julho, a data este ano tem como tema “Atitude simples movem o mundo” realizada nos 26 estados brasileiros, além do Distrito Federal. No estado, a ação do Sicoob Acre atendeu diversos bairros de Rio Branco, Acrelândia, Brasileia e Cruzeiro do Sul. Para evitar aglomerações, as entregas foram feitas pelos próprios colaboradores da entidade de forma individual nos bairros em que eles moram e os próximos.
O Dia C é marcado por diversas ações focadas na responsabilidade social em áreas da saúde, educação, lazer e meio ambiente promovidas pelos sete ramos de cooperativismo atuantes no país, incluindo o cooperativismo de crédito. A ideia é transformar a realidade social de milhares de comunidades por meio da prestação de serviços. Neste ano, as iniciativas já praticadas pelo Sicoob Acre foram ligadas ao novo coronavírus com estímulo a continuidade delas mesmo após o evento.
Presidente do Sicoob Acre, José Generoso explica que duas etapas foram desenvolvidas. “Cooperação Vem à Casa” e “Pilares e Atuação com o Compromisso Social” reuniram todas as cooperativas do estado para desenvolver iniciativas como arrecadações de alimentos e doações financeiras para atender pessoas carentes, além de ajudar instituições do ramo que tenham sido afetadas e correm risco de extintas com direcionamento para os colaboradores e seus familiares.
“O maior compromisso do Sicoob Acre não é o lucro, mas sim ofertar um retorno social positivo e concreto nas comunidades onde estamos inseridos. Neste ano, distribuímos kits de proteção com álcool em gel e máscaras. Também ofertamos orientações de como prevenir a doença em casa e outros ambientes. Abraçamos a causa do Dia C desde a primeira edição como forma de contribuir com a população, isso me deixa muito realizado e feliz”, relata Generoso.
Relacionado
ACRE
Colapso na saúde e exemplos de tratamento contra a Covid-19 serão assuntos da live que busca salvar vidas

PUBLICADO
9 meses atrásem
16 de junho de 2020
Com o objetivo de salvar vidas, médicos de várias partes do Brasil e o Sindicato dos Médicos do Acre (Sindmed-AC) realizarão uma live nesta quarta-feira (17) para divulgar o sucesso no tratamento contra o coronavírus (Covid-19) em Belém do Pará. Especialistas tratarão sobre a abordagem adotada pelos médicos paraenses em pleno colapso no sistema de saúde, contribuindo para reduzir a quantidade de mortes.
O evento, aberto para toda a população e para gestores públicos. será transmitido pelo perfil do Sindmed-AC no YouTube, com a participação de especialistas de vários Estados, contemplando profissionais do Acre e de Rondônia.
“É um projeto de iniciativa da Dra. Luciana Cruz que está em uma corrente nacional de combate a Covid-19. Um trabalho muito bonito, participando de grupos de debate em todo o Brasil, chegando a dialogar sobre os problemas com o Ministério da Saúde”, detalhou a primeira-secretária do Sindicato, Jacqueline Fecury.
O tema do evento online é “A experiência em situação de colapso na pandemia de Covid-19 em Belém do Pará: 300 casos nas fases IIA e IIB tratados em domicílio”.
O Sindmed-AC vem realizando videoconferências com médicos nos últimos meses, buscando ouvir demandas e debater a aplicação de protocolo para tratamento contra o coronavírus. As atividades ainda incluem visitas às unidades de saúde e reuniões com autoridades, buscando cobrar melhorias nas condições de trabalho e no atendimento da população.
Devido ao alcance do debate, os organizadores estão divulgando o horário, levando em consideração o fuso de cada região, assim, no Acre, a live começará às 19h. Em Rondônia, o evento está marcado para às 20h e, para aqueles que estão em outras regiões do Brasil, o horário de início do debate será 21h.