ACRE
Comissão de deputados visita presídio Francisco d’Oliveira Conde

PUBLICADO
7 anos atrásem


Comissão de Serviço Público da Aleac volta ao presídio Francisco d’Oliveira Conde
Após receberem denúncias da Associação dos Agentes Penitenciários do Acre, em abril deste ano, os deputados que integram a Comissão de Serviço Público da Aleac realizaram uma visita à unidade penitenciária Francisco d’Oliveira Conde. Na ocasião, os parlamentares Eber Machado (PDT) – presidente da Comissão, Doutora Juliana (PRB) e Luiz Gonzaga (PSDB) constataram as péssimas condições de trabalho dos agentes e a precariedade da estrutura do complexo prisional na capital.
Na última terça-feira (15), deputados da Comissão de Serviço Público retornaram ao presídio, desta vez acompanhados do Secretário de Segurança Pública, Vanderlei Thomas; do coordenador do núcleo criminal da Defensoria Pública do Estado do Acre, Cássio Tavares; do diretor do Instituto de Administração Penitenciária do Acre, Aberson Carvalho; e do gerente do Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador, Rossy da Silva; para confirmar se as reivindicações feitas pelos agentes no mês passado foram atendidas pelos gestores do Iapen. Durante as andanças pelo local, eles puderam constatar que as solicitações aos poucos estão sendo acatadas.
“Fiquei satisfeito com o que vi. Estão construindo alojamentos novos para os agentes, eles não vão mais ficar naquelas condições precárias que encontramos. Também estão construindo a parte do parlatório, local onde vão ser realizadas as audiências com os advogados. Outra boa notícia é que em 35 dias serão entregues as novas unidades com dormitórios, pois o que eles estão utilizando não tem estrutura alguma”, informou o presidente da comissão, Eber Machado.
O parlamentar confirmou ainda a construção de novas unidades para abrigar detentos. “Vão construir novas unidades para abrigar mais detentos, uma das alas já está sendo concluída. Aproveitamos para também reforçar as reivindicações feitas pelos funcionários da área administrativa do presídio, os servidores sofrem com a falta de material como cadeiras, papel, sem falar no serviço de internet que é muito lento e dificulta o trabalho”, disse.
A deputada Doutora Juliana disse ter ficado satisfeita com as mudanças que estão sendo feitas na unidade penitenciária. “Quando fizemos a primeira visita ficamos assustados com o que vimos. Confirmamos a precariedade do local, das condições de trabalho dos agentes. Através da Comissão de Serviço Público do Poder Legislativo nós conseguimos fazer as reivindicações necessárias para a melhoria do local e aos poucos estamos sendo atendidos. Podemos constatar que mudanças importantes estão sendo feitas para garantir melhores condições para os nossos agentes. Estou feliz”, enfatizou.
Sobre a defasagem do quadro de agentes penitenciários, a Comissão também recebeu boas notícias. “Durante a nossa primeira visita também constatamos que apenas dois agentes ficavam responsáveis para cuidar de 200 presos. Em outro pavilhão, sete agentes para cuidar de 700 presos. A média recomendável é de um agente para cada grupo de 100 reeducandos. A boa notícia é que o Iapen informou que 100 agentes serão contratados para reforçar a segurança no presídio”, comemorou Eber Machado. Por Mircléia Magalhães
Relacionado
VOCÊ PODE GOSTAR
Instituto Ayrton Senna recebe homenagem na Câmara dos Deputados pelos seus 30 anos de legado para a educação | Notícias
Semana de ‘guerra’ entre deputados: Pedido de intervenção federal no Acre e crise na segurança pública gerou ataques e denúncias
Deputados votam matérias sobre segurança pública do Acre
ACRE
Inscrições Abertas para o ENARE 2025 — Universidade Federal do Acre

PUBLICADO
1 dia atrásem
10 de julho de 2025
Notícias
publicado:
10/07/2025 14h10,
última modificação:
10/07/2025 14h10
Relacionado
ACRE
Ufac faz abertura da Semana de Enfermagem no campus Floresta — Universidade Federal do Acre

PUBLICADO
1 semana atrásem
3 de julho de 2025
A Ufac realizou a abertura da 16ª Semana de Enfermagem no campus Floresta, cujo tema é “Tecnologia na Enfermagem: Formação, Ética e Cuidado”. O evento, que começou na segunda-feira, 30, prossegue até quinta-feira, 3, no Teatro Universitário do Moa, reunindo estudantes, professores, profissionais de saúde e representantes de instituições de ensino da região, contando em sua programação com mesas-redondas, apresentação de trabalhos científicos e minicursos.
A cerimônia de abertura teve apresentação da banda de música do Comando de Fronteira Juruá — 61º Batalhão de Infantaria de Selva e dos símbolos da enfermagem, feita pela professora Maria Tamires Lucas dos Santos, além da execução do Hino da Enfermagem, feita pela professora Stefanie Ferreira Teles e pelo aluno Lucas Moura da Costa.
Também foi realizada uma homenagem à professora Kleynianne Medeiros de Mendonça Costa, em reconhecimento a sua trajetória no curso de Enfermagem da Ufac. Encerrando a solenidade, o professor Cristiano Gil Regis ministrou a conferência de abertura, abordando o tema central do evento.
A mesa de honra da abertura foi composta pela reitora Guida Aquino; pelo vice-diretor do Centro Multidisciplinar, Reginaldo Assêncio Machado; pela coordenadora do curso de Enfermagem, Vanizia Barboza da Silva; pela coordenadora regional de Saúde do Juruá, Tarauacá e Envira, Diani Carvalho Santos; pelo coordenador da Atenção Básica de Cruzeiro do Sul, Gilmar Giles de Oliveira; pela vereadora Manelisse Coelho Moura (Republicanos); e pela presidente da comissão organizadora da semana, Maria Aline do Nascimento Brandão dos Santos.
Relacionado
ACRE
Ufac apresenta projeto de melhoria para internet nos campi — Universidade Federal do Acre

PUBLICADO
1 semana atrásem
1 de julho de 2025
A reitora da Ufac, Guida Aquino, e o diretor do Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI), Jerbisclei de Souza Silva, apresentaram à comunidade acadêmica, nessa segunda-feira, 30, o projeto de melhoria da infraestrutura de internet do campus Floresta, em Cruzeiro do Sul. A apresentação ocorreu na Cinemateca do campus.
Durante o encontro, foram detalhadas as principais ações já implementadas e os avanços previstos para garantir maior qualidade na conectividade, não apenas no campus Floresta, mas também em outras unidades da Ufac.
Uma das principais melhorias é o aumento da capacidade do link de internet no campus Floresta, que passou de cem megabits por segundo (Mbps) para um gigabit por segundo (Gbps), representando uma ampliação de dez vezes na velocidade de conexão. O novo link foi ativado em 10 de março deste ano e já beneficia as atividades acadêmicas no campus.
“Essa é uma conquista muito aguardada pela comunidade acadêmica do campus Floresta. Sabemos o quanto a conectividade impacta diretamente o ensino, a pesquisa e a extensão e estamos trabalhando para garantir que todas as unidades da Ufac tenham acesso a uma internet de qualidade”, disse Guida Aquino.
Outra medida anunciada foi a contratação de serviço de internet via satélite de alta velocidade, por meio da Starlink, que funcionará como contingência em casos de falhas no link principal. As antenas devem ser entregues ainda nesta semana no campus Floresta e a instalação será realizada pela equipe de tecnologia da informação da universidade.
“O link via satélite traz mais segurança para o funcionamento das atividades acadêmicas, evitando que a falta de conexão terrestre comprometa o dia a dia da universidade”, explicou Jerbisclei de Souza Silva.
Além disso, a Ufac anunciou que, a partir do próximo mês, a Unidade Marechal Rondon, que atualmente conta com banda larga convencional, passará a dispor de um link dedicado de alta velocidade, conectado à Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), reforçando a infraestrutura tecnológica da universidade.
“As melhorias na conectividade são fundamentais para o fortalecimento da Ufac em todas as regiões onde estamos presentes. Essa é uma prioridade da nossa gestão e um compromisso com a qualidade do ensino e da pesquisa”, acrescentou Guida.
Relacionado
PESQUISE AQUI
MAIS LIDAS
- OPINIÃO5 dias ago
OPINIÃO: Gabinetes de parlamentares empregam até maquiador
- JUSTIÇA5 dias ago
Repetitivo afasta PIS/Cofins sobre produtos e serviços destinados à Zona Franca de Manaus
- Oportunidade5 dias ago
II Prêmio Nacional de Jornalismo do Judiciário tem inscrições prorrogadas até esta segunda-feira, 7 de julho
- ACRE1 dia ago
Inscrições Abertas para o ENARE 2025 — Universidade Federal do Acre