ACRE
Comissão de deputados visita presídio Francisco d’Oliveira Conde
PUBLICADO
8 anos atrásem

Comissão de Serviço Público da Aleac volta ao presídio Francisco d’Oliveira Conde
Após receberem denúncias da Associação dos Agentes Penitenciários do Acre, em abril deste ano, os deputados que integram a Comissão de Serviço Público da Aleac realizaram uma visita à unidade penitenciária Francisco d’Oliveira Conde. Na ocasião, os parlamentares Eber Machado (PDT) – presidente da Comissão, Doutora Juliana (PRB) e Luiz Gonzaga (PSDB) constataram as péssimas condições de trabalho dos agentes e a precariedade da estrutura do complexo prisional na capital.
Na última terça-feira (15), deputados da Comissão de Serviço Público retornaram ao presídio, desta vez acompanhados do Secretário de Segurança Pública, Vanderlei Thomas; do coordenador do núcleo criminal da Defensoria Pública do Estado do Acre, Cássio Tavares; do diretor do Instituto de Administração Penitenciária do Acre, Aberson Carvalho; e do gerente do Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador, Rossy da Silva; para confirmar se as reivindicações feitas pelos agentes no mês passado foram atendidas pelos gestores do Iapen. Durante as andanças pelo local, eles puderam constatar que as solicitações aos poucos estão sendo acatadas.
“Fiquei satisfeito com o que vi. Estão construindo alojamentos novos para os agentes, eles não vão mais ficar naquelas condições precárias que encontramos. Também estão construindo a parte do parlatório, local onde vão ser realizadas as audiências com os advogados. Outra boa notícia é que em 35 dias serão entregues as novas unidades com dormitórios, pois o que eles estão utilizando não tem estrutura alguma”, informou o presidente da comissão, Eber Machado.
O parlamentar confirmou ainda a construção de novas unidades para abrigar detentos. “Vão construir novas unidades para abrigar mais detentos, uma das alas já está sendo concluída. Aproveitamos para também reforçar as reivindicações feitas pelos funcionários da área administrativa do presídio, os servidores sofrem com a falta de material como cadeiras, papel, sem falar no serviço de internet que é muito lento e dificulta o trabalho”, disse.
A deputada Doutora Juliana disse ter ficado satisfeita com as mudanças que estão sendo feitas na unidade penitenciária. “Quando fizemos a primeira visita ficamos assustados com o que vimos. Confirmamos a precariedade do local, das condições de trabalho dos agentes. Através da Comissão de Serviço Público do Poder Legislativo nós conseguimos fazer as reivindicações necessárias para a melhoria do local e aos poucos estamos sendo atendidos. Podemos constatar que mudanças importantes estão sendo feitas para garantir melhores condições para os nossos agentes. Estou feliz”, enfatizou.
Sobre a defasagem do quadro de agentes penitenciários, a Comissão também recebeu boas notícias. “Durante a nossa primeira visita também constatamos que apenas dois agentes ficavam responsáveis para cuidar de 200 presos. Em outro pavilhão, sete agentes para cuidar de 700 presos. A média recomendável é de um agente para cada grupo de 100 reeducandos. A boa notícia é que o Iapen informou que 100 agentes serão contratados para reforçar a segurança no presídio”, comemorou Eber Machado. Por Mircléia Magalhães
Relacionado
VOCÊ PODE GOSTAR
Instituto Ayrton Senna recebe homenagem na Câmara dos Deputados pelos seus 30 anos de legado para a educação | Notícias

Semana de ‘guerra’ entre deputados: Pedido de intervenção federal no Acre e crise na segurança pública gerou ataques e denúncias

Deputados votam matérias sobre segurança pública do Acre
ACRE
Estudantes estrangeiros de Medicina farão intercâmbio na Ufac — Universidade Federal do Acre
PUBLICADO
2 dias atrásem
9 de junho de 2026A reitora da Ufac, Guida Aquino, recebeu sete estudantes estrangeiros de Medicina que participarão de um intercâmbio acadêmico voltado à vivência da realidade amazônica e dos serviços de saúde na região. A recepção, com boas-vindas e apresentação da universidade, ocorreu nessa segunda-feira, 8, no gabinete da Reitoria, campus-sede.
O grupo é formado por Berklay Çetinkaya, da Turquia; Shajeea Sajid, da Itália; Clara Corsini, da França; Laura Joanna, da Alemanha; Lucie Dupin, da França; Shannon Marie, do Canadá; e Nia Julia, da Finlândia. Com idades entre 18 e 27 anos, os intercambistas permanecerão no Acre pelas próximas três semanas.
Durante a programação, os alunos conhecerão unidades de saúde, terão contato com diferentes aspectos do Sistema Único de Saúde (SUS) e participarão de atividades de campo, como a visita ao internato rural do curso de Medicina da Ufac no município de Feijó (AC), permitindo o contato com populações rurais e indígenas e com desafios enfrentados por profissionais que atuam em regiões distantes dos grandes centros urbanos.
“Estamos muito felizes em receber esses sete estudantes estrangeiros. O que mais nos impressiona é que eles escolheram a Amazônia e o Acre para realizar esse intercâmbio”, disse a reitora Guida Aquino. “Tenho certeza de que isso trará resultados importantes e incentivará também nossos estudantes a buscarem oportunidades internacionais de formação.”
Para o coordenador do curso de Medicina, Osvaldo Leal, a iniciativa representa um importante passo no processo de internacionalização da Ufac. “É uma experiência de aprendizado mútuo e uma oportunidade de mostrar o que temos a oferecer enquanto universidade amazônica”, pontuou.
A estudante de Medicina da Ufac, Assúria Mesquita, uma das responsáveis pela organização da programação, ressaltou que o intercâmbio fortalece a troca de conhecimentos entre diferentes culturas e sistemas de saúde. “Essa troca contribui para a formação de profissionais mais preparados e sensíveis às diferentes realidades.”
O intercâmbio é realizado por meio da Federação Internacional das Associações de Estudantes de Medicina, organização presente em mais de 190 países e reconhecida pela Organização Mundial da Saúde.
Também participou da recepção a vice-reitora eleita, Almecina Balbino.
(Fhgner Soares, estagiário Ascom/Ufac)
Relacionado
ACRE
Ufac entrega equipamentos para Laboratório de Sismologia — Universidade Federal do Acre
PUBLICADO
1 semana atrásem
1 de junho de 2026A Ufac realizou a entrega de novos equipamentos para o Laboratório de Sismologia da Estação de Geofísica Aplicada do Acre. Os dispositivos provêm de emenda parlamentar no valor de R$ 750 mil, alocada pela deputada federal Socorro Neri (PP-AC), inseridos em um investimento global de R$ 900 mil destinados ao projeto de pesquisa da universidade. O evento ocorreu na sexta-feira, 29, no auditório do bloco do curso de Física.
O aporte viabilizou a aquisição de um sistema de videoconferência e monitoramento —composto por TVs, câmeras e nobreaks— além de workstations com GPU e servidores dedicados de alta performance para o Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI) da universidade.
A estrutura física e computacional dará suporte a uma rede de seis estações sismográficas de banda larga com telemetria, que funcionarão de forma contínua (24 horas por dia, sete dias por semana) nos municípios de Rio Branco (campus-sede), Sena Madureira, Tarauacá, Assis Brasil, Marechal Thaumaturgo e Santa Rosa do Purus.
Além de atuar no monitoramento da atividade tectônica regional para fins de proteção junto à Defesa Civil do Estado, o laboratório utilizará métodos de sísmica passiva para o mapeamento de falhas profundas com potencial de geração e migração de hidrogênio geológico.
“Este é o primeiro laboratório de sismologia da região Norte. Isso é muito importante porque nossa região sofre influência da atividade na borda de duas placas tectônicas”, explicou a reitora Guida Aquino.
Socorro Neri enfatizou o compromisso com o avanço científico regional, ressaltando que os novos dispositivos tecnológicos contribuirão diretamente para o monitoramento preciso e seguro de abalos na Amazônia.
O coordenador do projeto e da área de Física, professor Antonio Romero da Costa Pinheiro, destacou o caráter integrador do projeto. “Unimos a pesquisa de ponta à extensão universitária através da confecção de sismômetros didáticos de baixo custo com sensores Arduino para escolas públicas da rede estadual e municipal.”

Também compuseram o dispositivo de honra da solenidade a vice-reitora eleita, Almecina Balbino; a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Margarida Carvalho; o diretor do CCBN, José Ribamar Lima; e o coordenador do curso de Física, Victor Ribeiro.
(Camila Barbosa, estagiária Ascom/Ufac)
Relacionado
ACRE
PZ realiza reunião para discutir prevenção de incêndios florestais — Universidade Federal do Acre
PUBLICADO
1 semana atrásem
1 de junho de 2026O Parque Zoobotânico (PZ) da Ufac sediou uma reunião estratégica para debater alternativas de prevenção, controle, monitoramento e combate a incêndios florestais nas áreas verdes do campus-sede, projeto Humaitá e Fazenda Experimental Catuaba. O encontro ocorreu na sexta-feira, 29, na sala ambiente do PZ.
A iniciativa foi motivada pela necessidade de ampliar a articulação institucional frente à aproximação do período de estiagem. Nessa época, a combinação de vegetação seca, acúmulo de folhas e galhos e baixa umidade eleva drasticamente a vulnerabilidade desses espaços. Além do viés ambiental, a pauta destacou a relevância acadêmica das áreas para atividades de ensino, pesquisa e extensão de diversos cursos da universidade.
Os participantes discutiram propostas para fortalecer o controle de acesso, a vigilância e o planejamento preventivo. O histórico de sinistros na instituição, como o incêndio de 2010 ocorrido nas proximidades da Unidade de Tecnologia de Alimentos (Utal), foi lembrado para reforçar a urgência de tratar o tema de forma permanente.
Além disso, foi apresentada uma contextualização institucional do PZ e sua relevância para a Ufac e a sociedade acreana. O professor Rodrigo Perea expôs a pesquisa desenvolvida em 2025 por seu orientando, Moisés Pereira, aluno do doutorado Bionorte da Ufac, sobre risco de incêndio em áreas florestadas do campus-sede.
As discussões foram enriquecidas pelas contribuições do professor Moisés Barbosa de Souza, do Centro de Ciências Biológicas e da Natureza (CCBN), reconhecido por seu conhecimento sobre as áreas florestadas da Ufac, apontando para a necessidade de uma construção coletiva que envolva orientação, resposta rápida e proteção da biodiversidade.
“Esperamos que a organização de alternativas de prevenção, monitoramento e combate ao risco de incêndios florestais nas áreas da Ufac avance significativamente em 2026”, disse o diretor substituto do PZ, Wanderson Gomes. “Diante da previsão de uma estiagem mais severa, é fundamental que a universidade esteja preparada para agir de forma planejada, integrada e preventiva.”
Também participaram da reunião representantes da Prefcam, do CCBN, do CFCH, dos cursos de Geografia e Medicina Veterinária, do doutorado Bionorte, além de servidores e colaboradores ligados à temática ambiental.
Próximos passos
Para dar materialidade às ações propostas, foram definidos os seguintes encaminhamentos práticos:
– 3 de junho às 8h: visita in loco à trilha interna do PZ (trajeto de aproximadamente 3 quilômetros) para mapear pontos críticos, gargalos de acesso e possibilidades de intervenção;
– 12 de junho às 8h30: nova reunião de trabalho com o objetivo de dar continuidade às discussões e avançar na consolidação de medidas integradas.
Relacionado
PESQUISE AQUI
MAIS LIDAS
Economia e Negócios17 horas agoBNED PREPARA INVESTOR DAY E DESPERTA ATENÇÃO DO MERCADO APÓS RETORNO AO LUCRO
ACRE2 dias agoEstudantes estrangeiros de Medicina farão intercâmbio na Ufac — Universidade Federal do Acre
Oportunidade7 horas agoEM ALTA: ANALISTAS VEEM POTENCIAL EXPRESSIVO PARA BNED E ESTABELECEM PREÇO-ALVO DE US$ 17
Oportunidade9 horas agoEM ALTA: BNED SALTA MAIS DE 5%, BATE USD 11,90 E SE APROXIMA DE USD12,00