NOSSAS REDES

ACRE

Deputado afirma que consumidores de Tarauacá e Jordão sofrem

PUBLICADO

em

Deputado criticou a péssima qualidade dos serviços de telefonia móvel de Tarauacá e Jordão.

Na sessão desta quarta-feira (20) o deputado Jenilson Leite (PCdoB) falou da qualidade do serviço que as operadoras de telefonia Vivo e Claro oferecem aos usuários de Jordão e Tarauacá. Segundo o parlamentar, a população dos dois municípios está insatisfeita com o serviço de telefonia fixa e móvel prestado por essas operadoras, especialmente em relação à falta de qualidade de sinal e instabilidade da conexão.

“A operadores Vivo e Claro têm dado um tremendo trabalho aos usuários de Tarauacá e Jordão. As pessoas estão tendo dificuldade para realizar ligações e acessar dados moveis, apesar de pagarem pelo serviço. No Jordão, o serviço da Claro é péssimo. Já fizemos uma conversa com a gerente da Claro, mas já vi que eu vou ter que retomar essa conversação uma vez que o problema não foi resolvido. Estamos falando de serviços que são muito importantes para vários setores como comércios e bancos. Precisamos saber como as operadoras pretendem resolver essa situação”, disse.

O deputado Jenilson Leite informou ainda que o Deracre já iniciou a reforma da pista de pouso do aeródromo de Jordão. A reforma foi solicitada pelo próprio deputado através de uma indicação. “A partir dessa indicação foi feito um acordo com a prefeitura do município e graças a Deus o serviço de tapa-buracos já foi iniciado. Creio que em breves outros voos serão liberados. Uma ótima notícia”, frisou.

Recuperação da BR-364

Sobre os serviços de recuperação da BR-364, Jenilson Leite disse que apesar da obra ter avançado bastante ainda existem problemas que precisam ser resolvidos. O parlamentar frisou que o trabalho que o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) está realizando na rodovia tem deixado a desejar.

“Houve um avanço nos trabalhos, mas os problemas ainda existem. A obra está caminhando, mas o serviço infelizmente é de péssima qualidade. Foi realizada uma reforma há um ano e alguns trechos estão completamente destruídos. É como se todo o dinheiro que está sendo investido fosse rasgado mais na frente”, disse o parlamentar. Por Mircléia Magalhães.

ACRE

Ufac realiza aula inaugural do MPCIM em Epitaciolândia — Universidade Federal do Acre

PUBLICADO

em

Ufac realiza aula inaugural do MPCIM em Epitaciolândia — Universidade Federal do Acre

A Ufac realizou a aula inaugural da turma especial do mestrado profissional em Ensino de Ciência e Matemática (MPCIM) no município de Epitaciolândia (AC), também atendendo moradores de Brasileia (AC) e Assis Brasil (AC). A oferta dessa turma e outras iniciativas de interiorização contam com apoio de emenda parlamentar da deputada federal Socorro Neri (PP-AC). A solenidade ocorreu na sexta-feira, 27.

O evento reuniu professores, estudantes e representantes da comunidade local. O objetivo da ação é expandir e democratizar o acesso à pós-graduação no interior do Estado, contribuindo para o desenvolvimento regional e promovendo a formação de recursos humanos qualificados, além de fortalecer a universidade para além da capital. 

A pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Margarida Lima Carvalho, ressaltou que a oferta da turma nasceu de histórias, compromissos e valores ao longo do tempo. “Hoje não estamos apenas abrindo uma turma. Estamos abrindo caminhos, sonhos e futuros para o interior do Acre, porque quando o compromisso atravessa gerações, ele se transforma em legado. E o legado transforma vidas.”

 



Leia Mais: UFAC

Continue lendo

ACRE

Ufac recebe visita da RFB para apresentação do projeto NAF — Universidade Federal do Acre

PUBLICADO

em

Ufac recebe visita da RFB para apresentação do projeto NAF — Universidade Federal do Acre

A Ufac recebeu, nesta quarta-feira, 25, no gabinete da Reitoria, representantes da Receita Federal do Brasil (RFB) para a apresentação do projeto Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF). A reunião contou com a participação da Coordenação do curso de Ciências Contábeis e teve como foco a proposta de implantação do núcleo na universidade.
O reitor em exercício e pró-reitor de Planejamento, Alexandre Hid, destacou a importância da iniciativa para os estudantes e sua relação com a curricularização da extensão. Segundo ele, a proposta representa uma oportunidade para os alunos e pode fortalecer ações extensionistas da universidade.

A analista tributária da RFB e representante de Cidadania Fiscal, Marta Furtado, explicou que o NAF é um projeto nacional voltado à qualificação de acadêmicos do curso de Ciências Contábeis, com foco em normas tributárias, legislação e obrigações acessórias. Segundo ela, o núcleo é direcionado ao atendimento de contribuintes de baixa renda e microempreendedores, além de aproximar os estudantes da prática profissional.

Durante a reunião, foi informada a futura assinatura de acordo de cooperação técnica entre a universidade e a RFB. Pelo modelo apresentado, a Ufac disponibilizará espaço para funcionamento do núcleo, enquanto a receita oferecerá plataforma de treinamento, cursos de capacitação e apoio permanente às atividades desenvolvidas.

Como encaminhamento, a RFB entregou o documento referencial do NAF, com orientações para montagem do espaço e definição dos equipamentos necessários. O processo será enviado para a Assessoria de Cooperação Institucional da Ufac. A expectativa apresentada na reunião é de que o núcleo seja integrado às ações de extensão universitária.

Também participaram da reunião o professor de Ciências Contábeis e vice-coordenador do curso, Cícero Guerra; e o auditor fiscal e delegado da RFB em Rio Branco, Claudenir Franklin da Silveira.



Leia Mais: UFAC

Continue lendo

ACRE

Startup Day-2026 ocorre na Ufac em 21/03 no Centro de Convivência — Universidade Federal do Acre

PUBLICADO

em

Startup Day-2026 ocorre na Ufac em 21/03 no Centro de Convivência — Universidade Federal do Acre

A Pró-Reitoria de Inovação e Tecnologia (Proint) da Ufac e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Acre (Sebrae-AC) realizam o Startup Day-2026, em 21 de março, das 8h às 12h, no espaço Sebrae-Lab, Centro de Convivência do campus-sede. O evento é dedicado à inovação e ao empreendedorismo, oferecendo oportunidades para transformar projetos em negócios de impacto real. As inscrições são gratuitas e estão abertas por meio online.

O Startup Day-2026 visa fortalecer o ecossistema, promover a troca de experiências, produzir e compartilhar conhecimento, gerar inovação e fomentar novos negócios. A programação conta com show de acolhimento e encerramento, apresentações, painel e palestra, além de atividades paralelas: carreta game do Hospital de Amor de Rio Branco, participação de startups de game em tempo real, oficina para crianças, exposição de grafiteiros e de projetos de pesquisadores da Ufac.

 



Leia Mais: UFAC

Continue lendo

MAIS LIDAS