ACRE
Delegado ouviu testemunhas do acidente com jet ski
PUBLICADO
7 anos atrásem
Conforme apurado pela Polícia Civil, Maicline Costa, 26 anos, sofreu um acidente após colisão de duas motos aquáticas no Rio Acre, próximo ao Riozinho do Rola no dia 12 de janeiro. A jovem teve a perna decepada e veio a morrer horas depois já na madrugada de domingo (13) no Pronto Socorro de Rio Branco.
O caso agora está sendo investigado pelo delegado Karlesso Nespoli, que na semana passada ouviu os principais envolvidos no acidente, o empresário Otávio Costa e o médico Eduardo Velozo. Os dois pilotavam as motos aquáticas e deram as suas versões para o acidente.
“Nós ouvimos as pessoas que estavam lá no local. Ouvimos agora as duas pessoas que estavam conduzindo os jet skis, moto aquática. Eles deram as versões e vamos agora comparar todas as versões das testemunhas, das pessoas que estavam conduzindo, os suspeitos no caso, junto com os laudos periciais”, disse o delegado.
Nespoli disse que descartou uma suposta negligência de socorro a vítima por parte dos envolvidos. Segundo o delegado, o primeiro atendimento a jovem teve início ainda na lancha pelo médico Eduardo Velozo.
“Houve a prestação de socorro sim, desde quando a moça foi colhida ali às margens da água após o acidente, inclusive com torniquete que foi feito de maneira artesanal. Ela foi encaminhada ao Pronto socorro e lá foi medicada. Não vi, pelo menos nesse momento, nenhum tipo de omissão de socorro por parte das pessoas ali”, declara.
Depois de ouvir os dois principais envolvidos no acidente, o médico Eduardo e o empresário Otávio, Karlesso aguarda agora o laudo pela Marinha do Brasil e também pela perícia criminal que foi realizada nas duas motos aquáticas e no local do acidente para poder concluir o inquérito.
“Estamos aguardando os laudos do IML e também estamos aguardando a conclusão do laudo de local, que seria o laudo que nós estamos aguardando que seja nos dado uma possível dinâmica do acontecido, para ver se essa dinâmica vai ser contraditória ou não as alegações das pessoas que ali estavam”, ressalta.
Diante dos fatos, o delegado descartou a possibilidade de indiciamento dos acusados pelo crime de homicídio doloso, quando existe a intenção de matar. Ainda não se sabe se o delegado vai pedir o indiciamento dos dois ou de apenas um pelo crime de homicídio culposo, quando não há intenção de matar.
“A questão de homicídio doloso, quando há a intenção de matar está totalmente descartado. O que estamos apurando agora é um homicídio culposo, sem a intenção, como ocorre em alguns acidentes automobilísticos”, conclui.
POR SENILDO MELO E YANKA MONTEIRO
Relacionado
ACRE
Ufac recebe visita da RFB para apresentação do projeto NAF — Universidade Federal do Acre
PUBLICADO
2 dias atrásem
26 de março de 2026A Ufac recebeu, nesta quarta-feira, 25, no gabinete da Reitoria, representantes da Receita Federal do Brasil (RFB) para a apresentação do projeto Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF). A reunião contou com a participação da Coordenação do curso de Ciências Contábeis e teve como foco a proposta de implantação do núcleo na universidade.
O reitor em exercício e pró-reitor de Planejamento, Alexandre Hid, destacou a importância da iniciativa para os estudantes e sua relação com a curricularização da extensão. Segundo ele, a proposta representa uma oportunidade para os alunos e pode fortalecer ações extensionistas da universidade.
A analista tributária da RFB e representante de Cidadania Fiscal, Marta Furtado, explicou que o NAF é um projeto nacional voltado à qualificação de acadêmicos do curso de Ciências Contábeis, com foco em normas tributárias, legislação e obrigações acessórias. Segundo ela, o núcleo é direcionado ao atendimento de contribuintes de baixa renda e microempreendedores, além de aproximar os estudantes da prática profissional.
Durante a reunião, foi informada a futura assinatura de acordo de cooperação técnica entre a universidade e a RFB. Pelo modelo apresentado, a Ufac disponibilizará espaço para funcionamento do núcleo, enquanto a receita oferecerá plataforma de treinamento, cursos de capacitação e apoio permanente às atividades desenvolvidas.
Como encaminhamento, a RFB entregou o documento referencial do NAF, com orientações para montagem do espaço e definição dos equipamentos necessários. O processo será enviado para a Assessoria de Cooperação Institucional da Ufac. A expectativa apresentada na reunião é de que o núcleo seja integrado às ações de extensão universitária.
Também participaram da reunião o professor de Ciências Contábeis e vice-coordenador do curso, Cícero Guerra; e o auditor fiscal e delegado da RFB em Rio Branco, Claudenir Franklin da Silveira.
Relacionado
ACRE
Startup Day-2026 ocorre na Ufac em 21/03 no Centro de Convivência — Universidade Federal do Acre
PUBLICADO
2 semanas atrásem
12 de março de 2026A Pró-Reitoria de Inovação e Tecnologia (Proint) da Ufac e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Acre (Sebrae-AC) realizam o Startup Day-2026, em 21 de março, das 8h às 12h, no espaço Sebrae-Lab, Centro de Convivência do campus-sede. O evento é dedicado à inovação e ao empreendedorismo, oferecendo oportunidades para transformar projetos em negócios de impacto real. As inscrições são gratuitas e estão abertas por meio online.
O Startup Day-2026 visa fortalecer o ecossistema, promover a troca de experiências, produzir e compartilhar conhecimento, gerar inovação e fomentar novos negócios. A programação conta com show de acolhimento e encerramento, apresentações, painel e palestra, além de atividades paralelas: carreta game do Hospital de Amor de Rio Branco, participação de startups de game em tempo real, oficina para crianças, exposição de grafiteiros e de projetos de pesquisadores da Ufac.
Relacionado
ACRE
A lógica de valor da Thryqenon (TRYQN) é apoiar a evolução da economia verde por meio de sua infraestrutura digital de energia
PUBLICADO
3 semanas atrásem
10 de março de 2026Com a aceleração da transição para uma economia de baixo carbono e a reestruturação do setor elétrico em diversos países, cresce a discussão sobre como a infraestrutura digital pode sustentar, no longo prazo, a evolução da economia verde. Nesse contexto, a plataforma de energia baseada em blockchain Thryqenon (TRYQN) vem ganhando atenção por propor uma estrutura integrada que combina negociação de energia, gestão de carbono e confiabilidade de dados.
A proposta da Thryqenon vai além da simples comercialização de energia renovável. Seu objetivo é construir uma base digital para geração distribuída, redução de emissões e uso colaborativo de energia. À medida que metas de neutralidade de carbono se tornam compromissos regulatórios, critérios como origem comprovada da energia, transparência nos registros e liquidação segura das transações deixam de ser diferenciais e passam a ser requisitos obrigatórios. A plataforma utiliza registro descentralizado em blockchain, correspondência horária de energia limpa e contratos inteligentes para viabilizar uma infraestrutura verificável e auditável.
A economia verde ainda enfrenta obstáculos importantes. Existe descompasso entre o local e o momento de geração da energia renovável e seu consumo final. A apuração de emissões costuma ocorrer de forma anual, dificultando monitoramento em tempo real. Além disso, a baixa rastreabilidade de dados limita a criação de incentivos eficientes no mercado. A Thryqenon busca enfrentar essas lacunas por meio de uma estrutura digital que integra coleta, validação e liquidação de informações energéticas.
Na arquitetura da plataforma, há conexão direta com medidores inteligentes, inversores solares e dispositivos de monitoramento, permitindo registro detalhado da geração e do consumo. Na camada de transações, o sistema possibilita verificação automatizada e liquidação hora a hora de energia e créditos de carbono, garantindo rastreabilidade. Já na integração do ecossistema, empresas, distribuidoras, comercializadoras e consumidores podem interagir por meio de interfaces abertas, promovendo coordenação entre diferentes agentes do setor elétrico.
O potencial de longo prazo da Thryqenon não está apenas no crescimento de usuários ou no volume de negociações, mas em sua capacidade de se posicionar como infraestrutura de suporte à governança energética e ao mercado de carbono. Com o avanço de normas baseadas em dados e reconhecimento internacional de créditos ambientais, plataformas transparentes e auditáveis tendem a ter papel relevante na transição energética e no financiamento sustentável.
Relacionado
PESQUISE AQUI
MAIS LIDAS
ESPECIAL5 dias agoEm Tarauacá, Governo realiza encontro especial com a jornalista Maria Cândida
Economia e Negócios4 dias agoLançamento Global do CYCJET B900: Aberto para OEM, Quebrando o Monopólio dos Consumíveis, Capacitando Marcas Independentes
Oportunidade3 dias agoTudo sobre bônus, cadastro e segurança no Flagman Casino
ACRE2 dias agoUfac recebe visita da RFB para apresentação do projeto NAF — Universidade Federal do Acre