ACRE
Delegado desmente boato de sequestro a criança de oito anos em Cruzeiro do Sul
PUBLICADO
6 anos atrásem
Parece que um grande desentendido levou a polícia civil do município de Cruzeiro do Sul a investigar um suposto caso de tentativa de sequestro. Ocorre que após uma criança de oito anos se perder da avó nas proximidades de um parquinho no centro da cidade, no último sábado, 6, o sumiço foi registrado na Delegacia de Polícia Civil como tentativa de sequestro, devido a menina ter sido encontrada com dois homens em um carro.
O comerciante Aldair José de Almeida procurou a delegacia para explicar que ele e um amigo se ofereceram para dar carona à criança. Ele desmentiu os relatos da avó da menina e garantiu que apenas tentaram ajudar a criança, que chorava muito na rodoviária de Cruzeiro do Sul.
Imagens de câmeras de segurança gravaram o momento em que ele e o amigo ajudaram a menina. Havia muita gente no local, algumas pessoas também se aproximaram para entender o que se passava com a criança. “Eu estava na frente do comércio do meu amigo quando vi a criança desesperada chorando. Quando ela passou ao meu lado perguntei o que tinha acontecido, foi quando ela disse que tinha se perdido da avó”.
A partir de então, ele relata que chamou o amigo e um funcionário dele pegou água para a criança. “A menina disse que tinha se perdido da avó na praça do Centro, então resolvemos levar ela no local e tentar achar ela. Antes de chegar, ela avistou a mulher e a devolvemos”, conta Aldair.
Aldair Jose e o amigo foram até a delegacia explicar a situação ao delegado Alexnaldo Batista. Foi o próprio comerciante que levou as imagens gravadas que mostram a menina se aproximando do comércio chorando e um funcionário dando água para a garota, bem como o momento em que ela entra no carro.
O delegado disse que as investigações se encaminham e apontam uma nova perspectiva. “O que se encaminha é que parece que não houve uma tentativa de sequestro e sim que dois amigos tentaram ajudar uma criança que estava perdida da avó, sendo encontrada em um local totalmente diferente do que a avó informou”, declarou Batista.
Relacionado
ACRE
Ufac entrega centrais de empresas juniores e esportes eletrônicos — Universidade Federal do Acre
PUBLICADO
8 horas atrásem
9 de dezembro de 2025A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proex) da Ufac realizou a entrega da Central de Empresas Juniores e da Central E-Sports. A solenidade ocorreu nessa segunda-feira, 8, no Centro de Convivência, e marcou a ampliação de espaços destinados à inovação, ao empreendedorismo estudantil e às práticas de esportes eletrônicos na instituição.
“É uma alegria imensa começar a semana entregando uma estrutura pensada para quem é mais importante na nossa universidade: os nossos estudantes”, disse a reitora Guida Aquino. “Trabalhamos muito para que esses espaços existam e desejamos que eles sejam utilizados com seriedade, dedicação e compromisso com a formação de cada um.”
Os novos espaços integram um conjunto de ações financiadas com recursos de emenda parlamentar da deputada federal Socorro Neri (PP-AC), no valor de R$ 600 mil, destinados à expansão de projetos de extensão, cultura e inclusão universitária. O investimento permitiu a reestruturação do Laboratório de E-Esportes, com a aquisição de novos equipamentos para apoio às equipes e às atividades competitivas.
Socorro reafirmou o compromisso com ações que fortalecem a educação pública. “Apoiar iniciativas tão fundamentais e tão relevantes quanto as que estamos celebrando aqui é um compromisso com a educação pública. Investimentos como esse ampliam oportunidades, fortalecem a ciência e aproximam a universidade das pessoas.”
A Central de Empresas Juniores também foi estruturada para funcionar como ambiente de referência para diálogo, organização e desenvolvimento dessas empresas da universidade. O espaço permitirá maior integração entre elas, além de oferecer um ambiente adequado para atendimento a clientes e realização de reuniões. Em Cruzeiro do Sul, outra unidade também foi construída.
“É um sonho que se concretiza, porque foi sonhado a muitas mãos. Nosso agradecimento à deputada Socorro Neri pelo financiamento desse sonho, que vai impulsionar o empreendedorismo juvenil na Universidade Federal do Acre”, enfatizou o pró-reitor de Extensão e Cultura, Carlos Paulo de Moraes.
Representando os atletas da modalidade de esportes eletrônicos, Edinaldo Feitosa comentou o impacto do novo espaço para os estudantes. “Este espaço significa muito para nós. Ele simboliza a abertura de portas para outras modalidades. Há muitos atletas de alto nível na universidade que agora poderão acessar, treinar, competir e se desenvolver, tanto nos esportes tradicionais quanto nos eletrônicos. Além disso, há um valor social enorme: uma oportunidade que fortalece a comunidade e incentiva novos talentos.”
Também compuseram o dispositivo de honra a pró-reitora de Inovação e Tecnologia, Almecina Balbino Ferreira; a diretora de Arte, Cultura e Integração Comunitária, Lya Beiruth; o presidente do DCE, Rubisclei Júnior; o presidente da Liga das Atléticas, Max William da Silva Pedroza; e o secretário estadual de Indústria, Ciência e Tecnologia, Assurbanípal Barbary de Mesquita.
(Camila Barbosa, estagiária Ascom/Ufac)
Relacionado
ACRE
Proex da Ufac inaugura Estúdio de Artes plásticas no campus-sede — Universidade Federal do Acre
PUBLICADO
9 horas atrásem
9 de dezembro de 2025A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proex) da Ufac realizou a inauguração do Estúdio de Artes Plásticas. O evento ocorreu nessa segunda-feira, 8, no andar superior da Biblioteca Central, campus-sede, e reuniu autoridades acadêmicas, representantes de coletivos culturais e estudantes. O espaço tem como objetivo ampliar atividades de formação artística, criação visual, oficinas e ações de extensão voltadas à comunidade universitária e à população.
“A universidade não existe sem aluno. É para os nossos alunos que trabalhamos. A arte e a cultura, com toda certeza, contribuirão para o crescimento intelectual dos nossos estudantes”, afirmou a reitora Guida Aquino.
A inauguração é resultado do projeto Studio Urbano Amazônia, viabilizado por emenda parlamentar da deputada federal Socorro Neri (PP-AC). “É uma alegria muito grande estar aqui, podendo participar deste momento e entregar algo tão importante para a cultura. Este espaço representa mais oportunidades, mais acesso e mais valorização da produção artística”, disse a deputada.
O pró-reitor de Extensão e Cultura, Carlos Paulo de Moraes, lembrou o caminho percorrido até a concretização do projeto. “Antes de darmos esse passo, eu me lembro do quanto era difícil encontrar um espaço adequado para guardar a produção dos alunos. Hoje, inauguramos o Estúdio de Artes Plásticas, um avanço que simboliza reconhecimento e incentivo ao trabalho artístico na universidade.”

A coordenadora do projeto Studio Urbano Amazônia, Fabiana Nogueira Chaves, destacou o impacto social previsto para o estúdio. “O que estamos conseguindo produzir aqui deve servir como base para algo muito maior: levar arte e democratização cultural às comunidades periféricas. Muitas crianças não têm acesso à arte, e queremos que elas possam enxergar nela uma possibilidade revolucionária, educativa e transformadora.”
Também compuseram o dispositivo de honra a pró-reitora de Inovação e Tecnologia, Almecina Balbino Ferreira; o diretor de Cultura e Arte do DCE, Luqueta; e o representante do coletivo Errantes, Diego Silva Fontenelle.
(Camila Barbosa, estagiária Ascom/Ufac)
Relacionado
ACRE
I ENCONTRO DA RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL INTEGRADA EM SAÚDE DA FAMÍLIA E COMUNIDADE
PUBLICADO
2 dias atrásem
8 de dezembro de 202511 Dez de 2025 de 8h às18h
salas Auton Perez e Tadeu Mello do Centro de Convenções da UFAC
+ info: residentes.rmisfc2024@gmail.com
Relacionado
PESQUISE AQUI
MAIS LIDAS
ACRE5 dias agoUfac promove confraternização estudantil no Restaurante Universitário — Universidade Federal do Acre
ACRE2 dias agoUfac entrega certificados do Revalida — Universidade Federal do Acre
ACRE2 dias agoCAp da Ufac realiza premiação de 212 alunos no Leitores do Ano — Universidade Federal do Acre
ACRE2 dias agoUfac entrega equipamentos a programas de pós-graduação com recursos da Capes — Universidade Federal do Acre