NOSSAS REDES

ACRE

Delegado atesta que diretor do Imac não é investigado

PUBLICADO

em

Logo após o ac24horas divulgar reportagem informando que Ranieldo Gabriel de Morais continuara no cargo de diretor executivo do Instituto de Meio Ambiente e Análises Climáticas do Acre (IMAC) após acusação da Polícia Federal de esquema de corrupção, na Operação Ojuara, o funcionário público solicitou direito de resposta, alegando que as informações constantes na matéria forçam um entendimento equivocado, “as quais não condizem com a verdade real dos fatos”, afirma Morais.

Em virtude de atualmente exercer função pública, Ranieldo não mais presta serviços técnicos atinentes a sua graduação, a de engenheiro florestal licenciado. Ele garante que fora apenas intimado pelo delegado da Polícia Federal que coordenou as investigações, Dr. Jacob Guilherme da Silveira Farias de Melo, para prestar esclarecimentos. “Os quais foram devidamente prestados, através da juntada de documentos que corroboram com as alegações de defesa apresentadas”.
Segundo texto do advogado de defesa, Italo Guilherme Rojas Ximenes, “o delegado constata que há elementos suficientes que confirmam que Ranieldo Gabriel de Morais não praticou quaisquer atos ilícitos. Ficou comprovada a não vinculação de Ranieldo Gabriel de Morais com a organização criminosa investigada”.
O advogado segue alertando que Gabriel de Morais, na prestação de serviços técnicos de engenheiro florestal, “sempre pautou-se na probidade e que sua postura é a de se afastar de corrupção”.
A defesa ainda afirma que o delegado da Polícia Federal que coordenou os trabalhos da operação da Ojuara determinou a retirada do indiciamento de Ranieldo Gabriel. “Decisão esta que já fora remetida ao Ministério Público Federal/AM e a Vara Federal respectiva, para adoção das medidas processuais cabíveis e necessárias para a exclusão definitiva do Sr. Ranieldo Gabriel de Morais do feito”.
Por fim, o texto destaca que Ranieldo sequer foi objeto de medidas cautelares (prisão), a qual todos os demais envolvidos tiveram sua prisão decretada pelo juízo competente. “Apenas sendo chamado para prestar esclarecimentos, em que pese ter prestado serviços técnicos de engenheiro florestal, e restando evidenciada a conduta íntegra, a sua probidade, sua conduta distante a atos de corrupção, e da não existência de qualquer vinculação com membros da organização criminosa investigada, e que, portanto, a autoridade policial procedeu na retirada do indiciamento do Sr. Ranieldo Gabriel de Morais”, finaliza a defesa.

ACRE

UFAC realiza 5º Workshop do PPG em Ciência da Computação — Universidade Federal do Acre

PUBLICADO

em

UFAC realiza 5º Workshop do PPG em Ciência da Computação — Universidade Federal do Acre

A Universidade Federal do Acre (Ufac) realizou, nesta segunda-feira, 24, a quinta edição do Workshop do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação (PPGCC). O encontro foi realizado no Centro de Convenções, na sala Adriana Santely, no campus-sede, e reuniu estudantes do mestrado, professores, pesquisadores convidados e alunos dos cursos da área de tecnologia.

O evento ocorre anualmente desde a criação do mestrado, em 2019. De acordo com o professor e organizador do evento, Raoni Simões, o workshop tem como objetivo apresentar o andamento das pesquisas desenvolvidas no programa e aproximar potenciais candidatos da pós-graduação. “O workshop do mestrado em Ciência da Computação tem como proposta que os alunos apresentem suas pesquisas para a comunidade, mostrando os avanços tanto dos que já estão no último ano do curso quanto dos recém-ingressos”, afirmou.

A programação incluiu palestra ministrada por Daricélio Soares, que tratou dos impactos acadêmicos do Projeto Web Academy, iniciativa vinculada ao PPGCC. O palestrante abordou indicadores relacionados à permanência estudantil, desempenho acadêmico e aplicações do laboratório de engenharia de software. “O workshop tem como objetivo acompanhar o andamento das pesquisas dos nossos alunos. Eles apresentam resultados preliminares ou ideias de pesquisa e têm a oportunidade de interagir e até opinar sobre a viabilidade dos trabalhos”, explicou Daricélio.

Durante o workshop, os mestrandos apresentaram resultados preliminares e propostas de pesquisa. Professores do programa e pesquisadores visitantes participaram das discussões, avaliando a viabilidade dos projetos e contribuindo com sugestões.

Segundo o professor Daricélio, o projeto tem ampliado oportunidades de pesquisa na área de produtividade e processos de software. “Além de possibilitar a validação de metodologias ativas no ensino de Engenharia de Software”, pontuou.

Durante o evento, foram divulgadas informações preliminares sobre o processo seletivo para a turma de 2026 do mestrado em Ciência da Computação.

(Fhagner Soares, estagiário Ascom/Ufac)



Leia Mais: UFAC

Continue lendo

ACRE

Ufac abre 9ª Semana de Engenharia Elétrica destacando inovação e mercado — Universidade Federal do Acre

PUBLICADO

em

Ufac abre 9ª Semana de Engenharia Elétrica destacando inovação e mercado — Universidade Federal do Acre

A Universidade Federal do Acre (Ufac) realizou na manhã desta quarta-feira, 26, no auditório do eAmazônia, a cerimônia de abertura da 9ª Semana de Engenharia Elétrica (SEEL). O evento, organizado por professores e estudantes do curso, segue até sexta-feira, 29, com uma programação que inclui minicursos, oficinas, palestras, visitas técnicas e workshops.

A pró-reitora de Inovação e Tecnologia, Almecina Balbino Ferreira, representou a reitora Guida Aquino na solenidade e destacou a relevância do evento para a universidade e para o estado. “Esse evento mostra o compromisso da universidade, dos professores e dos estudantes. Mais importante ainda, ele estreita os laços entre a pesquisa e o mercado”, afirmou. Ela defendeu a necessidade de formar engenheiros com perfil inovador e empreendedor. “Hoje, vocês entram na universidade para serem empresários, donos dos próprios negócios. O curso de engenharia elétrica faz a mudança da sociedade.”

Almecina ressaltou que temas como inteligência artificial devem estar no centro do debate. “É um assunto que tem que ser discutido, como usar essa tecnologia com responsabilidade.” Ao final, colocou a pró-reitoria à disposição para construir projetos em parceria com o mercado: “Existem muitas oportunidades, muitos recursos, mas o que falta são ideias inovadoras. Precisamos dialogar com o mercado e escrever projetos robustos. Vocês podem ser os empresários das próprias ideias.”

O coordenador do curso de Engenharia Elétrica da Ufac, professor José Humberto Monteiro, explicou que a SEEL é um projeto de extensão voltado à integração entre universidade e mercado. “É um evento organizado pelos professores e alunos que proporciona uma vivência diferente da rotina acadêmica, conectando o curso à prática profissional”, disse. Ele reforçou a importância da troca de experiências com os profissionais convidados: “Aproveitem, porque essas atividades elevam o conhecimento e aproximam vocês da realidade do mercado.”

A palestra de abertura foi ministrada pelo engenheiro eletricista e gerente de projetos da empresa Satel, Brian Theodoro, com o tema “Satel: Conhecendo a empresa e oportunidades”.

Participaram ainda da abertura a presidente do Crea-Acre, Carmem Nardino; o diretor da Mútua-Acre e presidente da Associação Brasileira de Engenheiros Eletricistas, Luciano Sasai; o engenheiro eletricista Edlailson Pimentel; e a coordenadora do eAmazônia, Nadine Araújo.

A 9ª Semana de Engenharia Elétrica conta também com a participação de uma comitiva formada por professores e estudantes da Universidad Nacional de Altiplano, do Peru.



Leia Mais: UFAC

Continue lendo

ACRE

Ufac realiza confraternização com estudantes do Campus Floresta — Universidade Federal do Acre

PUBLICADO

em

Ufac realiza confraternização com estudantes do Campus Floresta — Universidade Federal do Acre

A Ufac, por meio da Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (Proaes), realizou nesta quarta-feira, 26, uma confraternização com os estudantes do Campus Floresta, no Restaurante Universitário (RU).

A programação contou com a entrega de panetones, um cardápio especial preparado pela equipe do Restaurante Universitário e uma apresentação musical acústica do cantor Fernando Cavalcante.

 

Participaram da confraternização o pró-reitor de Cultura e Extensão, Carlos Paula de Moraes; a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Margarida Carvalho; a pró-reitora de Gestão de Pessoas, Filomena Cruz; e a representante da Proaes, Iva Bessa.

A reitora da Ufac, Guida Aquino, ressaltou a importância do momento de confraternização e agradeceu o empenho das equipes envolvidas. “Este é mais um ano celebrando o companheirismo e o esforço coletivo de nossa comunidade acadêmica. Esse tipo de ação reforça o vínculo entre a universidade e nossos estudantes, que são o coração da instituição”, destacou.



Leia Mais: UFAC

Continue lendo

MAIS LIDAS