NOSSAS REDES

ACRE

Delegação com 25 profissionais representará o Acre na 3ª Conferência Nacional da Mulher Advogada

PUBLICADO

em

Uma delegação composta por conselheiras seccionais e federais, componentes da Diretoria da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Acre (OAB/AC) e integrantes das diversas comissões da entidade representará o estado na 3ª Conferência Nacional da Mulher Advogada. No total, 25 mulheres compõem o grupo. O evento será realizado nos dias 5 e 6 de março na cidade de Fortaleza, capital do Ceará, promovido pela Comissão Nacional da Mulher Advogada.

Com o tema “Liberdade, Igualdade e Sororidade”, a atividade do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil tem como foco levantar as principais bandeiras do universo feminino relacionadas aos desafios da advocacia contemporânea. A ideia é suscitar o debate para uma ampliação ainda maior do espaço das mulheres no sistema judiciário e nos diversos espaços da sociedade brasileira. Palestras, apresentações de artigos científicos e outros estão na programação.

“Nossa caravana certamente será uma das maiores do Brasil, o que demonstra o interesse da advogada acreana pelas questões femininas. Nos sentimos orgulhosas pela tradição que nossa Seccional tem em debater o tema e em dar vez e voz a essas mulheres. Nossa representatividade feminina é feita levando projetos para a sociedade acreana e levantando bandeiras em diversas instituições que visam a proteção e igualdade da mulher”, declara a vice-presidente da OAB/AC.

Número de eventos voltados ao engajamento de mulheres na advocacia aumentou no último ano. Foto: Paulo Santiago.

Belandi acredita que a mulher advogada a cada dia conquista maiores espaços na Ordem acreana. De acordo com ela, o movimento Mais Mulheres na OAB/AC cresceu muito desde 2015, ano em que começou a ser desenvolvido, o que fortaleceu as eleições e a participação da mulher nos cargos de Direção Seccional. “Isso se chama igualdade de gênero. A cada dia conquistamos mais espaços e buscamos melhorias às advogadas. É um novo tempo para todas nós da Ordem”.

A vice-presidente lembra que a Conferência é um momento de discussão e exposição dos avanços alcançados ao longo dos anos. Para ela, também será um momento para reunir as advogadas brasileiras, trocar experiências e construir pautas conjuntas. Durante o encontro, a conselheira federal Claudia Sabino, que também é secretária-geral da Comissão Nacional da Mulher Advogada, ministrará uma palestra sobre as prerrogativas da mulher advogada no sistema.

Já a presidente da Comissão da Mulher Advogada da Seccional Acre, Isnailda Gondim, conduzirá uma palestra que abordará o tema da violência doméstica. Já Marina Belandi compartilhará a vasta experiência como advogada, mãe, esposa e vice-presidente da Ordem acreana. “Pela primeira vez nós, advogadas acreanas, faremos parte de mesas de debates na Conferência de forma ativa. Embora tenhamos sempre participado das conferências passadas, teremos papel central nesta”, finaliza.

ACRE

Mestrado em Geografia da Ufac integra projeto de pesquisa em rede — Universidade Federal do Acre

PUBLICADO

em

Programacao.jpeg

O mestrado em Geografia (MGeo) da Ufac integra a equipe do projeto de pesquisa “Segurança Integrada na Pan-Amazônia e nas Fronteiras Sul-Americanas: Perspectivas para a Construção de um Modelo de Segurança Integrada Focada na Cooperação Interagências e Internacional”.

O projeto integra uma rede de pesquisa que envolve 22 universidades brasileiras e estrangeiras, 64 pesquisadores nacionais e internacionais, alunos de graduação e 14 programas de pós-graduação no Brasil, entre os quais o MGeo da Ufac. Além de simpósios anuais para divulgar o andamento das pesquisas, o projeto prevê publicações de dissertações e teses.

O coordenador-geral do projeto é o professor Gustavo da Frota Simões, do programa de pós-graduação em Ciências Militares (PPGCM), da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército. A proposta de pesquisa tem por objetivo geral analisar os desafios para defesa e segurança integrada da Pan-Amazônia e as fronteiras sul-americanas, partindo de uma perspectiva que engloba a segurança humana e avalia aspectos como migração, direitos humanos, crimes transfronteiriços e ambientais, visando à construção de políticas públicas.

Objetivos específicos do projeto

– Apresentar uma política pública de segurança integrada na faixa de fronteira, ancorada na realidade da Pan-Amazônia.

– Avaliar o impacto das migrações internacionais e demais fluxos de mobilidade humana na faixa de fronteira sob uma ótica de segurança.

– Discutir o conceito de segurança integrada e sua relação com a segurança humana e o desenvolvimento sustentável.

– Estudar como os crimes transfronteiriços e ambientais afetam a segurança humana das comunidades indígenas da região pan-amazônica.

6º Simpósio de Defesa Nacional, Fronteiras e Migrações

O coordenador-geral do projeto, Gustavo da Frota Simões, e o professor Tássio Franchi reuniram-se com os professores do MGeo e a administração da Ufac de 31 de março a 3 de abril. A pauta da reunião foi o projeto e a realização do 6º Simpósio de Defesa Nacional, Fronteiras e Migrações, que ocorre em 24 e 25 de junho, no anfiteatro Garibaldi Brasil, campus-sede da Ufac.

 



Leia Mais: UFAC

Continue lendo

ACRE

Em parceria com Exército, Ufac capacita alunos para desafios na selva — Universidade Federal do Acre

PUBLICADO

em

Imagem do WhatsApp de 2025-05-04 à(s) 19.21.00_7157cd54.jpg

A professora Karlla Barbosa Godoy, do Centro Multidisciplinar do campus Floresta da Ufac, em parceria com o Comando de Fronteira Juruá/61º Batalhão de Infantaria de Selva (CFron Juruá/61º BIS), conduziu atividades no âmbito da disciplina Técnicas de Campo, envolvendo alunos dos cursos de Engenharia Agronômica, Engenharia Florestal e Ciências Biológicas. A ação ocorreu no sábado, 3, e no domingo, 4, no CFron Juruá/61º BIS, em Cruzeiro do Sul.

A proposta foi capacitar os participantes para atuar com segurança em ambientes de selva, desenvolvendo habilidades de sobrevivência, orientação, obtenção de recursos naturais e primeiros socorros em condições adversas.

“A iniciativa demonstra o firme compromisso da Ufac em oferecer aos seus acadêmicos uma formação integral e alinhada com as particularidades do bioma amazônico”, justificaram os organizadores. “Ao vivenciarem situações práticas, os estudantes internalizam conhecimentos e desenvolvem habilidades que os tornarão profissionais mais capacitados e conscientes da realidade local.”

 



Leia Mais: UFAC

Continue lendo

ACRE

I Seminário de Teoria Crítica

PUBLICADO

em

WhatsApp Image 2025-05-05 at 10.48.25 (1).jpeg

Continue lendo

MAIS LIDAS