ACRE
Cruzeiro do Sul tem crescimento nos casos de dengue e malária durante pandemia de Covid-19
PUBLICADO
6 anos atrásem
Aumento foi em mais de 2 mil casos comparando o primeiro semestre deste ano com o mesmo período do ano passado.
O município de Cruzeiro do Sul, no interior do Acre, enfrenta um crescimento em mais de 2 mil casos de dengue no primeiro semestre deste ano se comparado com o mesmo período do ano passado. De janeiro a junho de 2019, foram contabilizados 261 casos da doença. Já neste ano, no mesmo período, são contabilizados 2,5 mil registros.
Além da dengue, a cidade também teve um aumento de pelo menos 200 casos de malária. Comparando também o primeiro semestre de 2019, foram 3.030 registros e em 2020, 3.237, segundo dados da prefeitura.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2020/8/j/fLCSaKRyeD3pDKlBF3Qg/c-users-fcarvalh-downloads-aedes-aegypti-getty.jpg)
Cruzeiro do Sul enfrenta crescimento nos casos de dengue e malária durante pandemia de Covid-19 — Foto: Getty Images/BBC.
“Cruzeiro do Sul passa por um momento de três agravos de doença, que são malária, dengue e esse momento de pandemia do novo coronavírus. Nós não paramos em nenhum momento com as ações”, disse a secretária de Saúde da cidade, Juliana Pereira.
Até a segunda-feira (20), Cruzeiro do Sul que tem uma população estimada de 88,3 mil habitantes, tinha registrado mais de 2,4 mil casos de Covid-19. O município tem a terceira maior taxa de contágio da doença no Acre, com 279 casos a cada 10 mil habitantes.
A secretária de saúde disse que em relação aos casos de dengue, que apresentou um número expressivo de crescimento, os agentes de endemias sofrem restrições na prestação dos atendimentos.
“A gente segue orientações do Ministério da Saúde que tem restrições para os agentes de endemias, que não podem entrar nas casas. Onde tem idoso, só chega até o portão, então isso dificulta fazer o nosso trabalho. Nós temos um histórico que esse foco de dengue está dentro das casas e isso dificulta, mas é um serviço que a população também pode e deve fazer”, falou.
Juliana disse ainda que está sendo planejado um arrastão de limpeza na cidade para os próximos dias, e que a prefeitura também tem reforçado a orientação à população para que faça a limpeza e não deixe água acumulada.
Relacionado
VOCÊ PODE GOSTAR

Profecia publicada 20 dias antes chama atenção após terremoto no Peru ser sentido no Acre

Calendário 2026 do Acre: Veja o calendário do Governo e Judiciário que vai ditar o ritmo do ano

Exposição sobre presídios acreanos é levada para Assembleia Legislativa do Acre para Audiência Pública do plano Pena Justa
ACRE
Brinquedoteca da Ufac oferece atividades lúdico-pedagógicas — Universidade Federal do Acre
PUBLICADO
18 horas atrásem
10 de agosto de 2026A Brinquedoteca da Ufac, inaugurada em 11 de fevereiro de 2016, localizada no Bloco Multidisciplinar, campus-sede, funciona como um Laboratório Pedagógico de Ensino, Pesquisa e Extensão para os cursos de licenciatura da instituição, tendo o jogo e as brincadeiras como elementos centrais do desenvolvimento infantil.
Atendendo crianças de 3 a 10 anos, o espaço contempla as comunidades interna e externa. O horário de funcionamento regular é de segunda a sexta-feira, no turno vespertino, das 13h30 às 17h30. No período matutino, o funcionamento depende da programação, que é divulgada previamente.
Entre as atividades desenvolvidas, estão: desenho e pintura (com tinta, lápis de cor e giz de cera); jogos teatrais e de tabuleiro; dança e confecção de brinquedos; contação de histórias e sessões de cinema com pipoca. Durante os eventos, o uso de smartphones é proibido.
Desde 2025, o espaço conta com o projeto de extensão Brincarte, coordenado pela professora Giane Lucélia Grotti, visando desenvolver, no Laboratório da Brinquedoteca, um ambiente de interação e socialização, estimulando habilidades sociais e culturais por meio de atividades lúdicas, e contribuir para o desenvolvimento integral da criança.
O campus Floresta, em Cruzeiro do Sul, também conta com uma brinquedoteca, inaugurada em 2025 e coordenada pela professora Adma de Oliveira Martins, com funcionamento de manhã e à tarde, atendendo crianças de 4 a 11 anos.
Confira mais informações sobre a Brinquedoteca da Ufac
Relacionado
ACRE
Artigo de pesquisadores do Pavic-Lab aborda fidelidade de imagens — Universidade Federal do Acre
PUBLICADO
18 horas atrásem
10 de agosto de 2026Pesquisadores do laboratório Pesquisas Aplicadas em Visão e Inteligência Computacional (Pavic-Lab), da Ufac, e do Laboratório Institucional de Pesquisa, Empreendedorismo e Inovação em Sistemas de Controle Automático, Automação e Robótica (Liecar), da Universidade Nacional de San Antonio Abad de Cusco, publicaram, em inglês, artigo na revista “Computers & Graphics” (vol. 139).
O artigo trata do problema da reconstrução de imagens de Alta Faixa Dinâmica (HDR) a partir de uma única imagem de Baixa Faixa Dinâmica (LDR) e propõe o SAFHDR, uma arquitetura baseada em U-Net composta pela DAMU-Net — que incorpora convoluções deformáveis guiadas pelo Bloco de Atenção Otimizado e processamento multiescala eficiente via Bloco de Características Residuais Leve — e pelo Módulo de Agregação de Informações, dedicado a preservar a estrutura global da cena.
Relacionado
ACRE
Ufac realiza reunião final da comissão de transição para Reitoria — Universidade Federal do Acre
PUBLICADO
19 horas atrásem
10 de agosto de 2026A Ufac realizou a reunião final da comissão de transição entre as gestões. O encontro, que ocorreu nesta segunda-feira, 10, na Reitoria, campus sede, foi marcado pela entrega simbólica das chaves da Reitoria pela reitora Guida Aquino ao reitor eleito para o quadriênio 2026-2030, Josimar Ferreira, e por uma mensagem de boa sorte à nova administração superior. Ele assume oficialmente a Reitoria da Ufac nesta quarta-feira, 12.
Guida desejou êxito ao reitor eleito e à equipe que estará à frente da universidade pelos próximos quatro anos. Como não poderá participar da transmissão de cargo, prevista para o dia 21, a reitora decidiu realizar a entrega simbólica das chaves durante a reunião.
Josimar Ferreira agradeceu e destacou sua trajetória de aprendizado na gestão universitária. Para ele, a continuidade do trabalho desenvolvido pelas diferentes administrações contribui para o fortalecimento institucional da universidade. “A Ufac é maior, nós somos o mesmo projeto”, disse. “A Ufac tem um papel muito forte com a sociedade acreana, de transformar vidas.” Segundo ele, a nova gestão trabalhará para colocar a universidade ainda mais à frente nos próximos quatro anos.
Também participaram da reunião a vice-reitora eleita e presidente da comissão de transição pela gestão atual, Almecina Balbino; o presidente da comissão de transição pela gestão vencedora, Marco Amaro; além de pró-reitores e membros da administração superior.
Relacionado
PESQUISE AQUI
MAIS LIDAS
ACRE6 dias agoAlunas de Nutrição de Ufac apresentam pesquisas na Uerj — Universidade Federal do Acre
Economia e Negócios5 dias agoA versão beta de “Fire Bull Farm” será lançada globalmente em 1º de agosto
ACRE5 dias agoCampus Floresta da Ufac recebe nova quadra poliesportiva — Universidade Federal do Acre
ACRE5 dias agoUfac entrega equipamentos para rede wi-fi do campus Floresta — Universidade Federal do Acre