NOSSAS REDES

ACRE

Covid-19 pauta Semana da Enfermagem com instituições de Ensino Superior do Norte e Nordeste do Brasil

PUBLICADO

em

Profissionais das marcas Pitágoras, Anhanguera e Unopar discutem temas relacionados à covid-19 em transmissões online e gratuitas

Capa: crédito da imagem é Unsplash..

Rio Branco, maio de 2020 – Até a próxima terça-feira, 19, dez instituições de Ensino Superior do Norte e Nordeste do Brasil se reúnem em prol da 1ª Semana da Enfermagem, evento digital e gratuito com palestras sobre diversos temas relacionados à covid-19. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas por meio de formulário online, mas o link para o acompanhamento das transmissões será informado por e-mail aos participantes.

A iniciativa, que também dá direito a certificado, conta com a participação das Pitágoras de Bacabal (MA), Belém/Ananindeua (PA), Caruaru (PE), Fortaleza (CE), Juazeiro do Norte (CE), Marabá (PA), Rio Branco (AC) e Teresina (PI), além da Anhanguera Manaus (AM) e da Unopar Palmas (TO).

Confira a programação:

Quinta-feira, 14: ‘Atuação do Conselho de Enfermagem perante à pandemia’, com Ana Paula Brandão, enfermeira com especialização em Gestão Pública e docente da Faculdade Pitágoras de Fortaleza (CE);

Sexta-feira, 15: ‘A importância da inteligência emocional do enfermeiro na atenção básica durante a pandemia de covid-19’, com Daniela Carvalho, mestre em Ciências da Saúde e docente da Faculdade Pitágoras de Juazeiro do Norte (CE);

Sábado, 16:

Às 11h, ‘As condições de trabalho dos profissionais de Enfermagem atuantes no enfrentamento da pandemia de coronavírus no município de Belém’, com Nazaré Lima, enfermeira, advogada e vereadora de Belém;

Às 19h, ‘Saúde mental de enfermeiros e técnicos de enfermagem na linha de frente da covid-19’, com Oldaci Bernardino, especialista em Saúde Pública com Ênfase em Saúde da Família e docente da Faculdade Pitágoras de Caruaru (PE);

Segunda-feira, 18: ‘Os desafios dos profissionais da Enfermagem frente ao inesperado contexto da pandemia de covid-19: Formação e perspectivas’, com Janaína Dias, enfermeira com especialização em Enfermagem em Urgência e Emergência e tutora da Anhanguera Manaus (AM);

Terça-feira, 19: ‘Realidade e desafios do SUS: Políticas e saúde’, com Sting Ray Gouveia Moura, fisioterapeuta, doutorando em Fisiologia de Doenças Crônicas e docente da Faculdade Pitágoras de Marabá (PA).

As palestras começam às 19h, horário de Brasília (à exceção de sábado, 16, com duas agendadas). O telefone para mais informações é (68) 99203-0149, também disponível para WhatsApp. 

Faculdade Pitágoras

Fundada em 2000, a Faculdade Pitágoras já transformou a vida de mais de um milhão de alunos, oferecendo educação de qualidade e conteúdo compatível com o mercado de trabalho em seus cursos de graduação, pós-graduação, extensão e ensino técnico, presenciais ou a distância. Presente em diversos Estados, a Faculdade Pitágoras presta serviços gratuitos à população, por meio das Clínicas-Escola na área de Saúde e Núcleos de Práticas Jurídicas, locais em que os acadêmicos desenvolvem os estudos práticos. Focada na excelência da integração entre ensino, pesquisa e extensão, a Faculdade Pitágoras oferece formação de qualidade e tem em seu DNA a preocupação em compartilhar o conhecimento com a sociedade também por meio de projetos e ações sociais. A Faculdade Pitágoras nasceu herdando a tradição e o ensino de qualidade oferecido pelo Colégio Pitágoras, fundado em 1966, que também deu origem ao grupo Kroton. Para mais informações, acesse: www.faculdadepitagoras.com.br.

 Sobre a Kroton

A Kroton, que faz parte da holding Cogna Educação, uma companhia brasileira e uma das principais organizações educacionais do mundo, atende ao mercado B2C do Ensino Superior, levando educação de qualidade em larga escala. Presente em mais de 900 municípios em todo Brasil, a companhia conta com 176 unidades próprias, 1.410 polos de ensino a distância e 846 mil estudantes, sob as marcas Anhanguera, Fama, Pitágoras, Unic, Uniderp, Unime e Unopar. Transformar a vida das pessoas por meio da educação, formando cidadãos e preparando profissionais para o mercado, é a missão da instituição, que trabalha para continuar concretizando sonhos em todos os cantos do país.

ACRE

Mestrado em Geografia da Ufac integra projeto de pesquisa em rede — Universidade Federal do Acre

PUBLICADO

em

Programacao.jpeg

O mestrado em Geografia (MGeo) da Ufac integra a equipe do projeto de pesquisa “Segurança Integrada na Pan-Amazônia e nas Fronteiras Sul-Americanas: Perspectivas para a Construção de um Modelo de Segurança Integrada Focada na Cooperação Interagências e Internacional”.

O projeto integra uma rede de pesquisa que envolve 22 universidades brasileiras e estrangeiras, 64 pesquisadores nacionais e internacionais, alunos de graduação e 14 programas de pós-graduação no Brasil, entre os quais o MGeo da Ufac. Além de simpósios anuais para divulgar o andamento das pesquisas, o projeto prevê publicações de dissertações e teses.

O coordenador-geral do projeto é o professor Gustavo da Frota Simões, do programa de pós-graduação em Ciências Militares (PPGCM), da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército. A proposta de pesquisa tem por objetivo geral analisar os desafios para defesa e segurança integrada da Pan-Amazônia e as fronteiras sul-americanas, partindo de uma perspectiva que engloba a segurança humana e avalia aspectos como migração, direitos humanos, crimes transfronteiriços e ambientais, visando à construção de políticas públicas.

Objetivos específicos do projeto

– Apresentar uma política pública de segurança integrada na faixa de fronteira, ancorada na realidade da Pan-Amazônia.

– Avaliar o impacto das migrações internacionais e demais fluxos de mobilidade humana na faixa de fronteira sob uma ótica de segurança.

– Discutir o conceito de segurança integrada e sua relação com a segurança humana e o desenvolvimento sustentável.

– Estudar como os crimes transfronteiriços e ambientais afetam a segurança humana das comunidades indígenas da região pan-amazônica.

6º Simpósio de Defesa Nacional, Fronteiras e Migrações

O coordenador-geral do projeto, Gustavo da Frota Simões, e o professor Tássio Franchi reuniram-se com os professores do MGeo e a administração da Ufac de 31 de março a 3 de abril. A pauta da reunião foi o projeto e a realização do 6º Simpósio de Defesa Nacional, Fronteiras e Migrações, que ocorre em 24 e 25 de junho, no anfiteatro Garibaldi Brasil, campus-sede da Ufac.

 



Leia Mais: UFAC

Continue lendo

ACRE

Em parceria com Exército, Ufac capacita alunos para desafios na selva — Universidade Federal do Acre

PUBLICADO

em

Imagem do WhatsApp de 2025-05-04 à(s) 19.21.00_7157cd54.jpg

A professora Karlla Barbosa Godoy, do Centro Multidisciplinar do campus Floresta da Ufac, em parceria com o Comando de Fronteira Juruá/61º Batalhão de Infantaria de Selva (CFron Juruá/61º BIS), conduziu atividades no âmbito da disciplina Técnicas de Campo, envolvendo alunos dos cursos de Engenharia Agronômica, Engenharia Florestal e Ciências Biológicas. A ação ocorreu no sábado, 3, e no domingo, 4, no CFron Juruá/61º BIS, em Cruzeiro do Sul.

A proposta foi capacitar os participantes para atuar com segurança em ambientes de selva, desenvolvendo habilidades de sobrevivência, orientação, obtenção de recursos naturais e primeiros socorros em condições adversas.

“A iniciativa demonstra o firme compromisso da Ufac em oferecer aos seus acadêmicos uma formação integral e alinhada com as particularidades do bioma amazônico”, justificaram os organizadores. “Ao vivenciarem situações práticas, os estudantes internalizam conhecimentos e desenvolvem habilidades que os tornarão profissionais mais capacitados e conscientes da realidade local.”

 



Leia Mais: UFAC

Continue lendo

ACRE

I Seminário de Teoria Crítica

PUBLICADO

em

WhatsApp Image 2025-05-05 at 10.48.25 (1).jpeg

Continue lendo

MAIS LIDAS