NOSSAS REDES

BRASIL

Conheça os aplicativos que podem tornar o trânsito menos complicado e mais seguro

Gustavo Fonseca, do Doutor Multas, via Acre.com.br - Da Amazônia para o Mundo!

PUBLICADO

em

Enfrentar o trânsito tumultuado, hoje, se torna mais fácil com o auxílio de aplicativos de funcionalidades diversas, desenvolvidos para facilitar a vida dos condutores. Os aplicativos possibilitam aos motoristas terem, de forma bastante acessível, por meio de seus celulares, serviços de localização, de mapeamento de trânsito, de disponibilidade de estacionamento, dentre outros mais específicos.

Um dos mais conhecidos e utilizados pelos condutores é o Waze. O aplicativo oferece, aos condutores, mapas de trajetos mais curtos e acessíveis, além de informações adicionais, como casos de trânsito interrompido, por exemplo. Essas informações são disponibilizadas no aplicativo pelos próprios usuários e, por isso, é possível obter informações atualizadas sobre o trânsito.  A principal função do Waze é, de fato, tornar o tempo de viagem mais curto e, por isso, é muito utilizado, principalmente, por motoristas de veículos de transporte de passageiros, como táxis e Uber.

Outro aplicativo bastante comum e utilizado não somente no trânsito é o Google Maps. Pelo Maps, o condutor pode também obter o melhor trajeto para chegar a um determinado destino. Apesar de não oferecer, aos utilitários, informações adicionais como as disponibilizadas pelo Waze, o Maps disponibiliza a distância entre dois pontos e oferece, ao usuário, fotos dos locais, capturadas via satélite.

Para facilitar a busca por estacionamento, os condutores também podem contar com o auxílio de aplicativos que mapeiam os lugares disponibilizados para parar o veículo. Para essa funcionalidade, está disponível o Estacione. O app aponta estacionamentos a partir da localização do veículo, indicando, contudo, somente locais cadastrados, ou seja, que servem especificamente para esse fim.

Apesar de ser possível encontrar por meio do Estacione somente locais pagos, já que o aplicativo não indica espaços para estacionamento nas ruas, por exemplo, é possível economizar tempo na procura de estacionamento utilizando o app.

Além de aplicativos que indicam a localização de estacionamentos, também estão disponíveis aplicativos que indicam a localização de postos de combustível mais próximos, o que pode ser bastante útil nos casos em que o veículo está praticamente de tanque vazio. Esse tipo de serviço é disponibilizado pelo SocialFuel. A única funcionalidade do app, no entanto, é essa, já que a localização do endereço dos postos não é disponibilizada ao motorista.

Caso o condutor deseje, também é possível encontrar a localização de postos de gasolina, a partir da localização atual do celular, por meio do Maps, que indica endereços de diversos tipos de estabelecimentos comerciais.

Os aplicativos de localização e que utilizam o sinal do GPS como auxiliar são os mais comumente utilizados pelos condutores, tendo em vista a lógica necessidade de deslocamento e, por isso, as grandes facilidades que esse tipo de app pode trazer ao enfrentar o trânsito. Contudo, estão disponíveis outros aplicativos capazes de auxiliar os condutores em outros aspectos, como na sua segurança, por exemplo.

O aplicativo Motorista Consciente não serve para ser utilizado em trânsito, mas, sim, antes de dirigir. Por meio do aplicativo, o condutor é capaz de saber por quanto tempo estará impossibilitado de dirigir após ter ingerido bebida alcóolica.

Conforme a Legislação de Trânsito, o nível alcóolico no sangue deve ser de 0% para que a segurança esteja garantida e o condutor não cometa uma infração por dirigir embriagado. Nas blitze, o nível de álcool é medido por meio do bafômetro. Porém, para saber se está apto a conduzir veículo, o motorista pode realizar o cálculo, tendo por base suas características físicas e o tipo e a quantidade de bebida ingerida.

Para utilizar, basta preencher com dados individuais, relativos a peso, altura e sexo. Após, deve inserir as informações relativas à bebida ingerida e ao horário em que começou a consumir a substância alcóolica. Assim, o aplicativo disponibilizará a informação indicando em qual horário o condutor poderá voltar a dirigir sem riscos de prejudicar a segurança.

Aplicativos como o Motorista Consciente não dispõem de serviços que auxiliam o motorista em trânsito, mas garantem que o condutor possa dirigir em segurança e sem riscos de ser multado, o que é de grande importância.

Lembrando que a utilização do celular, necessária ao acesso a todos os aplicativos apresentados, ao ser feita no volante, além de ser considerada infração de trânsito, gera sérios riscos de acidente. Por isso, para fazer a utilização dos aplicativos, o condutor não deve estar com o carro em movimento. Para acionar suas funcionalidades, estacione o veículo e, somente após ter parado o carro, acesse o aparelho celular.

O que você achou dos aplicativos disponibilizados para condutores e de suas funcionalidades? Se este conteúdo ajudou você a conhecer meios de tornar o trânsito menos complicado e mais seguro, deixe seu comentário e compartilhe a informação com seus amigos.

Para mais informações, acesse https://doutormultas.com.br/denunciar-infracoes-transito/.

Advertisement
Comentários

Comente aqui

ACRE

Brasileiros querem volta das aulas apenas após vacina da Covid-19

Ac24horas, via Acre.com.br - Da Amazônia para o Mundo!

PUBLICADO

em

Para 72% dos brasileiros das classes A, B e C, os estudantes só devem voltar a ter aulas presenciais depois que uma vacina para o novo coronavírus estiver disponível, segundo pesquisa Ibope divulgada pelo jornal “O Globo” nesta segunda-feira (7).

O levantamento foi feito entre os dias 21 e 31 de agosto, pela internet, com 2.626 pessoas com mais de 18 anos e das classes A, B e C. O nível de confiança é de 95% dentro da margem de erro de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.

Continue lendo

BRASIL

Aborto Realizado: Médicos interrompem gravidez da menina de 10 anos que foi abusada pelo próprio tio

Assessoria, via Acre.com.br - Da Amazônia para o Mundo!

PUBLICADO

em

De acordo com o portal A Gazeta, a equipe médica do Centro Integrado de Saúde Amaury de Medeiros, para onde foi levada a menina de 10 anos que ficou grávida após ser abusada pelo tio, já terminou a primeira etapa do aborto.

O médico Olimpio Barbosa de Morais Filho foi o responsável pelo procedimento e segundo ele, a menina poderá voltar para o Espírito Santo nesta quarta-feira (19), mas ainda não foi confirmado oficialmente quando ela receberá alta hospitalar.

O aborto foi autorizado pela Justiça do Espírito Santo, com um procedimento onde é ministrada uma injeção com medicamentos que resulta no óbito do feto e isto já foi feito.

Na madrugada de hoje começou a segunda etapa do procedimento, que é retirar o feto já sem vida e isto será realizado através de medicamentos.

O processo é concluído quando for realizada a limpeza total do útero da menina, que primeiramente foi internada no Hospital das Clínicas, em Vitória, só que a equipe médica de lá não quis fazer o aborto, alegando que a legislação vigente não poderia ser aplicada neste caso devido a idade gestacional.

A princípio foi dito que a menina estava no terceiro mês de gestação, mas exames posteriores revelaram que era o quinto mês. A criança foi levada para um hospital em Recife, onde o aborto então foi realizado e está sendo concluído hoje.

Ainda de acordo com o portal A Gazeta, familiares se mostraram favoráveis à interrupção da gravidez da menina. Um grupo de religiosos chegou a ir até a entrada do hospital protestar contra o aborto na noite de ontem.

VIA: PortalR7notícias

Continue lendo

TOP MAIS LIDAS

    Feedback
    WhatsApp Fale conosco