ACRE
Comissão da OAB/AC lança cartilha de proteção animal
PUBLICADO
6 anos atrásem
A Comissão de Defesa e Proteção dos Animais (CDPA) da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Acre (OAB/AC) lançou na segunda-feira, 31, a Cartilha de Proteção Animal. O intuito é conscientizar e apresentar à população a importância do direito animal. O material será disponibilizado de forma gratuita no site da instituição: oabac.org.br.
Um levantamento do Instituto PetBrasil, feito no ano passado, mostrou que o Acre está em 11º lugar no ranking nacional de abandono de pets. Da Região Norte, o estado possui a maior população de animais abandonados, conforme os dados do estudo. Durante o mês de agosto, a CDPA lançou campanhas de conscientização sobre abandono. Os pedidos de ajuda triplicaram durante o isolamento social devido ao novo coronavírus, segundo a Sociedade Amor a Quatro Patas (SAQP).
Em Rio Branco, as organizações não-governamentais (ONGs), que executam as ações do Poder Público, são responsáveis pelos cuidados e proteção dos bichos jogados nas ruas com o fornecimento de medicamentos, alimentação e outros itens. De acordo com presidente da OAB/AC, Erick Venâncio, a pauta é de extrema relevância, principalmente pelas orientações necessárias à sociedade. Ele reiterou também a importância da participação dos poderes públicos.
“A comissão foi criada recentemente e já está lançando a sua cartilha com orientações para toda sociedade. Mas de uma forma muito responsável, vamos iniciar os debates com os poderes públicos. Temos visto falta de providências para proteção aos animais abandonados ou em situação de maus-tratos. A CDPA vai puxar esta questão para ajudar a sociedade na segurança sanitária e no tratamento condigno dos animais também”, disse Venâncio.
Presidente da Comissão de Defesa e Proteção dos Animais, Vanessa Facundes atua há vários anos na causa. Para ela, a cartilha pode trazer um progresso para a área. “Representa um grande avanço em relação ao assunto. As pessoas vão ter acesso mais fácil sobre esta pauta, sabendo melhor o que são maus-tratos e como atuar diante disso”, afirmou.
Assessoria
Relacionado
VOCÊ PODE GOSTAR
ACRE
Painel do Inova Amazônia aborda empreendedorismo feminino — Universidade Federal do Acre
PUBLICADO
12 horas atrásem
18 de setembro de 2026O painel “Empreendedorismo Feminino: Mulheres que Movem a Amazônia” ocorreu no âmbito da programação do Inova Amazônia Summit-2026, nessa quinta-feira, 17, no auditório Curupira, campus-sede da Ufac. Empreendedoras e pesquisadoras debateram inovação, perspectivas de mercado na Amazônia, superação de barreiras estruturais e liderança feminina na consolidação de negócios sustentáveis.
A discussão foi moderada pela analista Valéria Vidal, do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) nacional. Participaram do painel Mareílde Freire (Saboaria Rondônia), Pâmela Pimentel (Amazonzyme), Márcia Werle (Bioassu Bioindústria), Valda Gonçalves (Engenho), Clarice Maia (Antibiose) e Ana Euler (diretora da Embrapa).
O Summit-2026 é promovido pelo Sebrae-AC, com palestras e oficinas em diversos espaços do campus-sede. O evento começou na quinta-feira, 17, e prossegue até sábado, 19.
(Camila Barbosa, estagiária Ascom/Ufac)
Relacionado
ACRE
Do Luto à Luta’ em 22/10 — Universidade Federal do Acre
PUBLICADO
2 dias atrásem
17 de setembro de 2026O programa “Mãepeutas: Vozes Plurais, vinculado à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, da Ufac, lança, em 22 de outubro, às 18h, na Biblioteca Pública Estadual, o documentário “Autismo: Do Luto à Luta”, dirigido por Felipe Almeida.
O filme foi feito a partir da coleta de depoimentos de histórias reais de luta, dor e superação. Pretende dar voz a mães atípicas do contexto acreano e mostrar seus desafios em meio à luta que é cuidar e educar uma criança com transtorno do espectro autista.
Relacionado
ACRE
PZ e Corpo de Bombeiros fazem curso de combate a incêndio florestal — Universidade Federal do Acre
PUBLICADO
5 dias atrásem
14 de setembro de 2026O Parque Zoobotânico (PZ), da Ufac, e o Corpo de Bombeiros Militar do Acre (CBM-AC) realizaram o curso Brigada de Incêndio Florestal, ministrado pelo Sargento Filipe Lima. A capacitação ocorreu na quinta-feira, 10, e sexta-feira, 11, no PZ, campus-sede, reunindo 35 participantes de setores da universidade, dos cursos de Engenharia Florestal, Biologia e Geografia, do doutorado da Rede Bionorte e da comunidade externa, que receberão certificado emitido pelo CBM-AC.
O primeiro dia foi de aulas teóricas sobre conceitos fundamentais, como triângulo do fogo, diferentes tipos de incêndio e técnicas de prevenção. No segundo dia ocorreram atividades práticas, com manuseio e manutenção de equipamentos de combate a incêndio, além de exercícios de campo simulando situações reais de combate e prevenção a incêndios florestais.

O diretor do PZ, Harley Araújo da Silva, destacou que a iniciativa tem relação direta com os mais de 188 hectares de área florestal do campus-sede, tendo o PZ como o maior fragmento de floresta preservada. “Formar brigadistas preparados para atuar na prevenção e no combate a incêndios florestais é parte essencial do cuidado com esse patrimônio ambiental, tanto para a universidade quanto para as comunidades do entorno.”
Relacionado
PESQUISE AQUI
MAIS LIDAS
ACRE5 dias agoPesquisadoras da Ufac participam de congresso em Montreal, no Canadá — Universidade Federal do Acre
ACRE5 dias agoLivro reúne pesquisas da Ufac sobre teatro e saberes da floresta — Universidade Federal do Acre
ACRE5 dias agoV Simpósio de Ciências Ambientais da Amazônia Sul Ocidental e o II Simpósio de Ciências Agrárias do Vale do Juruá
ACRE5 dias agoPZ e Corpo de Bombeiros fazem curso de combate a incêndio florestal — Universidade Federal do Acre