ACRE
Com secretariado sem reação e expressão na internet, gestão de Marilete “apanha” nas redes sociais

PUBLICADO
6 anos atrásem

Prefeita vive o dilema do perigo da vulnerabilidade diária por não ter um secretariado forte, empoderado, combativo e proativo, e vira ‘refém’ das redes sociais.
Para concluir que o secretariado e assessores da Prefeita Marilete Vitorino não esboçam reação diante de críticas veiculadas na internet, nem possuem expressão na rede social, é suficiente uma visita na linha do tempo (Facebook) de cada ocupante de cargo comissionado.
Os nomes dos secretários e assessores são de conhecimento público e notório, porque publicados inclusive no Diário Oficial do Estado. É só ler o Diário e fazer uma busca no Facebook, nome a nome, para se confirmar a veracidade do título desta matéria.
VISITANDO A LINHA DO TEMPO
A Redação do Acre.com.br visitou a linha do tempo (Facebook) dos principais ocupantes de cargo comissionado da gestão da Prefeita Marilete Vitorino, e constatou que poucos ou quase nenhum compartilha os conteúdos de mídia produzidos pela assessoria de comunicação do município.
As ações institucionais da gestão são publicadas pela assessoria de comunicação no site https://www.tarauaca.ac.gov.br/, todavia quase não se vê compartilhamento desse conteúdo na linha do tempo dos assessores, secretários ou subordinados da alcaide do município.
O compartilhamento das ações produzidas pela Assecom da PMTK e divulgadas no site institucional se resume aos familiares, amigos e assessores mais próximos da Prefeita.
“Até tu, Brutus?”
A frase remete a uma famosa história da Idade Antiga. No século I A.C., o imperador romano Júlio César foi vítima de uma conspiração de senadores para tirá-lo do cargo. Entre eles estava o seu filho adotivo Marcus Brutus.
O complô resultou no assassinato do imperador a punhaladas pelo grupo de senadores. Na hora da morte, Júlio César reconheceu o filho entre os seus algozes e proferiu a frase. “Até tu, Brutus, filho meu?”. É uma frase célebre que, com o tempo, adquiriu um sentido simbólico.
Nos bastidores da política local, o clima político é esse: “Até tu, Brutus?”
MUITAS AÇÕES E FRACOS APLAUSOS
Pelo que se vê nas redes sociais, quando a gestão da Prefeita Marilete Vitorino divulga suas ações, a repercussão é pífia. Não se vê conteúdo ‘viralizar’.
Na era da internet, é recorrente nas redes sociais o frenético compartilhamento de conteúdo, que se propaga às vezes por semanas. O que não se vê quando o assunto é Governo Marilete.
Como exemplo, cita-se o navio-hospital adquirido pela Prefeita ao valor de quase R$ 2 milhões. A mídia divulgada já caiu no esquecimento, em menos de sete dias. Uma aquisição de suma importância para o município, mas com poucos aplausos. O próprio secretariado não se empenhou em divulgar e compartilhar o conteúdo da ação.
BURAQUEIRA
Mas a buraqueira nas ruas de Tarauacá continua sendo a reclamação diária dos munícipes, que enfrentam ruas quase intrafegáveis. A Prefeita prometeu asfaltar em 2019 as principais ruas, mesmo sem convênio com o Governo do Estado.
O governador, até o momento, não concretizou as promessas de ajudar na pavimentação de Taraucá. Sem ‘concreto’, o povo reclama.
SECRETARIADO SEM REAÇÃO DIANTE DE CRÍTICAS NAS REDES SOCIAIS
Recentemente, internautas denunciaram atos de vandalismo, depredação e descaso por parte do poder público de uma quadra de grama sintética. O assunto ganhou repercussão.
Segundo alguns internautas, a responsabilidade seria da Secretaria Municipal de Esportes ou da Secretaria de Administração do município.
SEM ATITUDE
Seja como for, a denúncia de descaso não foi repelida nem contestada por nenhum órgão público do município. O secretariado assistiu inerte as críticas que circularam na internet. Ninguém aplicou ‘repelente no inseto’ ou remédio na ‘picada’, e a quadra continua abandonada e sendo depredada.
Mesmo com ações e obras a divulgar, a gestão da Prefeita Marilete continua apanhando na internet, e o secretariado assiste inerte, visualiza, e não sabe onde ‘clicar’.
Por Freud Antunes e José Gomes, jornalistas.
Relacionado
ACRE
Ufac apresenta projeto do novo CAP para comunidade — Universidade Federal do Acre

PUBLICADO
2 dias atrásem
12 de julho de 2025
A Ufac realizou na manhã desta sexta-feira, 12, no Teatro Universitário, a apresentação do projeto do novo Colégio de Aplicação (CAP) a professores, técnicos, alunos e pais. Com 41% da obra já executada, o evento marcou um momento simbólico da concretização de um antigo sonho da comunidade capiana.
Participaram da solenidade a reitora da Ufac, Guida Aquino; o senador Alan Rick; o diretor do CAP, Cleilton França; a vice-diretora, Alessandra Lima; e a presidente do Grêmio Estudantil, Isabelly Bevilaqua, que representou os alunos e destacou o sentimento de valorização da educação.
“Ver a construção do colégio saindo do papel é extremamente gratificante para mim. Isso é um símbolo de valorização da nossa educação”, disse Isabelly.
Durante o evento, o diretor Cleilton França destacou que o novo CAP representa mais que um edifício: é a realização de um sonho coletivo e o reflexo do compromisso com a educação pública de qualidade. Ele agradeceu o empenho da gestão da Ufac e o apoio político para viabilizar a obra.
“Hoje não nos reunimos apenas para apresentar um projeto, mas para celebrar a materialização de um sonho, fruto da união de esforços”, afirmou o diretor.
A reitora Guida Aquino emocionou os presentes ao lembrar da trajetória de luta pelo novo CAP desde o início de sua gestão. Ela agradeceu ao senador Alan Rick por ter abraçado a causa e garantido os recursos para a obra, por meio de emendas parlamentares.
“O CAP é uma das grandes conquistas da nossa gestão, e essa obra representa um legado para a educação pública do Acre. Eu me emociono só de pensar no dia da inauguração”, disse Guida.
O senador Alan Rick ressaltou seu compromisso com a educação e com os projetos da Ufac. Segundo ele, já foram destinados mais de R$ 10 milhões para a construção do novo CAP, que contará com estrutura moderna, incluindo quadra poliesportiva e depois do pedido dos alunos, Alan Rick garantiu que vai alocar recurso para construção da piscina.
“O Colégio de Aplicação sempre foi referência e agora terá uma estrutura à altura da sua excelência. Vamos continuar investindo para garantir um ensino de qualidade para nossas crianças e jovens”, afirmou o senador.
A obra está prevista para ser concluída no primeiro semestre de 2026 e contará com salas de aula modernas, laboratórios, biblioteca, área de convivência e espaços de esporte e lazer. A expectativa é que o novo CAP reforce ainda mais sua missão de promover ensino, pesquisa e extensão com excelência.
Relacionado
ACRE
Inscrições Abertas para o ENARE 2025 — Universidade Federal do Acre

PUBLICADO
4 dias atrásem
10 de julho de 2025
Notícias
publicado:
10/07/2025 14h10,
última modificação:
10/07/2025 14h10
Relacionado
ACRE
Ufac faz abertura da Semana de Enfermagem no campus Floresta — Universidade Federal do Acre

PUBLICADO
2 semanas atrásem
3 de julho de 2025
A Ufac realizou a abertura da 16ª Semana de Enfermagem no campus Floresta, cujo tema é “Tecnologia na Enfermagem: Formação, Ética e Cuidado”. O evento, que começou na segunda-feira, 30, prossegue até quinta-feira, 3, no Teatro Universitário do Moa, reunindo estudantes, professores, profissionais de saúde e representantes de instituições de ensino da região, contando em sua programação com mesas-redondas, apresentação de trabalhos científicos e minicursos.
A cerimônia de abertura teve apresentação da banda de música do Comando de Fronteira Juruá — 61º Batalhão de Infantaria de Selva e dos símbolos da enfermagem, feita pela professora Maria Tamires Lucas dos Santos, além da execução do Hino da Enfermagem, feita pela professora Stefanie Ferreira Teles e pelo aluno Lucas Moura da Costa.
Também foi realizada uma homenagem à professora Kleynianne Medeiros de Mendonça Costa, em reconhecimento a sua trajetória no curso de Enfermagem da Ufac. Encerrando a solenidade, o professor Cristiano Gil Regis ministrou a conferência de abertura, abordando o tema central do evento.
A mesa de honra da abertura foi composta pela reitora Guida Aquino; pelo vice-diretor do Centro Multidisciplinar, Reginaldo Assêncio Machado; pela coordenadora do curso de Enfermagem, Vanizia Barboza da Silva; pela coordenadora regional de Saúde do Juruá, Tarauacá e Envira, Diani Carvalho Santos; pelo coordenador da Atenção Básica de Cruzeiro do Sul, Gilmar Giles de Oliveira; pela vereadora Manelisse Coelho Moura (Republicanos); e pela presidente da comissão organizadora da semana, Maria Aline do Nascimento Brandão dos Santos.