NOSSAS REDES

ACRE

Com Câmara Municipal lotada, lançamento da pré-candidatura de Radialista surpreende

PUBLICADO

em

Ato de lançamento ocorreu na Câmara Municipal de Tarauacá/Acre.

“Estou muito feliz por este momento. Me sinto preparado para a missão, esperançoso e confiante em mudanças profundas na forma de se fazer política”, definiu o pré-candidato ao parlamento acriano Raimundo Accioly.

As mudanças profundas na forma de se fazer política que o professor, radialista/blogueiro e sindicalista Raimundo  Accioly deseja começou a ser implantado no ato de sua pré-candidatura nesta noite de sexta-feira (20), no plenário da Câmara de vereadores de Tarauacá, com a participação das forças políticas da oposição e situação. Ele convidou todos os tarauacaenses que irão concorrer ao legislativo em 2018 para fazer de sua festa. Mostrando que na política podemos ter  adversários de palanque, de ideias, porém, devemos pensar no coletivo. Que é a sociedade, no caso, os filhos da terra do abacaxi.

Militante  há mais de trinta anos nos movimentos sociais dos mais diversos campos, seja ele na área educacional, cultural ou esportiva, Accioly, um jovem cinquentão, ainda não colocou seu nome a disposição do eleitor conterrâneo, apesar dos clamores. Contudo, em tempos sombrios e que requer homens comprometidos com o povo e não com o seu bolso, a exemplos do que vemos diariamente no noticiário, o educador resolveu o desafio e testar sua popularidade que construiu nos anos de labuta em defesa de seu povo.

Para uma noite de gala, faltou apenas o tapete vermelho, pois o povo veio prestigiar o lançamento da pré-candidatura do radialista. Como frisado ainda no primeiro parágrafo, ele resolveu inovar convidando até seus futuros adversários nas urnas em outubro. Prestigiaram a festa do futuro  candidato do partido de Marina Silva ( Rede sustentabilidade), os deputados estaduais : Jenilson Leite (PCdoB) e Jesus Sérgio (PDT), este último disputará uma vaga na Câmara Federal. Outra presença marcante no evento foi dos vereadores Lauro Benigno (PCdoB)  e Veinha do Valmar (PDT) , e da chefe do executivo local, Marilete Vitorino (PSD).

Os taraucaenses Júnior Damasceno e Rock Yawanawá, ambos pré-candidatos a deputados, federal e estadual respectivamente, marcaram presença na Câmara de Vereadores.

Raimundo Accioly falando ao público foto: Jardy Lopes

O ato contou ainda com presença das lideranças políticas do Rede Sustentabilidade. No âmbito local, destaque para a vereadora Janaína Furtado, mulher de Accioly e a primeira parlamentar da sigla no Estado; e Eurico Paz, porta-voz no município. O pré-candidato ao Senado Minoru Kinpara esteve no evento acompanhado de Carlos Gomes que irá disputar uma vaga na Câmara Federal e do porta-voz estadual, Júlio Cesar.

A candidatura de um filiado da Rede no quarto maior colégio eleitoral contribuirá para massificar o nome do ex-reitor da UFAC na disputa por uma das duas vagas de senador da república no pleito que se avizinha.  E ninguém melhor que o líder da comunicação na região para levar o nome de Minorou no cartaz.

O evento que marca o início davida política de Raimundo Accioly  como pretenso candidato a uma vaga de deputado estadual esteve bem representado por todas as classes, no qual ele está inserido. Educadores, sindicalistas, jornalistas e o povão que é quem elege. Com informações do Portal Tarauacá.

ACRE

Defesa de Memorial Acadêmico – Professora Titular

PUBLICADO

em

Defesa de Memorial Acadêmico - Professora Titular

Banca Examinadora:

Prof. Dr. Sérgio Brazil Júnior – UFAC (Presidente)

Profa. Dra. Anna Paula de Avelar Brito Lima – UFRPE (Membro)

Profa. Dra. Leila Márcia Ghedin – IFRR (Membro)

Profa. Dra. Marta Maria Pontin Darsie – UFMT (Membro)

22 de dezembro de 2025, às 15h (hora local)

Auditório do Bloco da Pós-Graduação – Térreo

Link: https://meet.google.com/yaz-gkyt-xgu



Leia Mais: UFAC

Continue lendo

ACRE

Semana acadêmica de Nutrição debate segurança alimentar no Brasil — Universidade Federal do Acre

PUBLICADO

em

Semana acadêmica de Nutrição debate segurança alimentar no Brasil — Universidade Federal do Acre

O curso de Nutrição da Ufac realizou, nesta quarta-feira, 17, no anfiteatro Garibaldi Brasil, a abertura de sua 7ª Semana Acadêmica. Com o tema “Desafios Além do Mapa da Fome”, o evento propõe reflexões sobre o papel da nutrição, das políticas públicas e da segurança alimentar no Brasil atual. A cerimônia reuniu autoridades universitárias, docentes, estudantes e representantes da comunidade externa.

A reitora da Ufac, Guida Aquino, destacou o papel da extensão universitária na formação acadêmica e afirmou que o evento cumpre uma missão social da universidade e fortalece o diálogo com a sociedade. “Essa é a extensão sendo exercida: estudantes, professores, convidados e a comunidade reunidos nesse espaço de construção coletiva.”

Segundo ela, mesmo com a retirada do Brasil do Mapa da Fome, o país ainda enfrenta enormes desafios relacionados à insegurança alimentar. “Não significa que os problemas estão resolvidos”, disse. “Precisamos debater e encaminhar propostas. A universidade tem esse papel.”

Guida também reforçou ações institucionais voltadas para a permanência estudantil, como o fornecimento gratuito de refeições no Restaurante Universitário para estudantes em situação de vulnerabilidade e indígenas, inclusive os que vêm do interior. Ela citou ainda investimentos nas quadras esportivas, viabilizados por emendas parlamentares, e afirmou que todos os projetos da atual gestão foram executados com transparência e responsabilidade. “A universidade tem credibilidade. As obras entregues são resultado do nosso compromisso com a comunidade acadêmica.”

A coordenadora da semana acadêmica, professora Flávia Dias, ressaltou que o evento foi construído de forma coletiva, com o objetivo de provocar o pensamento crítico e fortalecer o papel social da universidade. Ao justificar a escolha do tema, ela explicou que a proposta é refletir sobre os impactos da fome e da má nutrição nos diversos contextos sociais e ambientais, especialmente na região Norte. “Mesmo com o Brasil fora do Mapa da Fome, precisamos discutir as desigualdades e os desafios que persistem, principalmente em territórios como o Acre.”

Para a coordenadora, a programação da semana contempla palestras, mesas-redondas, minicursos e oficinas, além de apresentações científicas. “É um espaço que articula ciência, prática profissional e compromisso social. Queremos que os estudantes tenham contato com a realidade, desenvolvam empatia e compreendam os determinantes da segurança alimentar e nutricional”, pontuou.

Também participaram da abertura o vice-reitor da Ufac, Josimar Batista Ferreira; o pró-reitor de Extensão e Cultura, Carlos Paula de Moraes; o vice-diretor do CCSD, José Reinaldo de Azevedo; a coordenadora do curso de Nutrição, Danila Torres; e a presidente do Centro Acadêmico de Nutrição, Erica de Paiva.



Leia Mais: UFAC

Continue lendo

ACRE

Projeto Ufac em Ação encerra fase de escuta com estudantes — Universidade Federal do Acre

PUBLICADO

em

Projeto Ufac em Ação encerra fase de escuta com estudantes — Universidade Federal do Acre

O projeto Ufac em Ação finalizou no início de dezembro a fase de escutas com os estudantes. Ao todo, foram cinco encontros com grupos de alunos com algum tipo de deficiência. O objetivo é fazer um levantamento das principais barreiras encontradas pelos estudantes para a elaboração de um plano de acessibilidade baseado na infraestrutura física da instituição.

As reuniões ocorreram, principalmente, no auditório do Núcleo de Apoio à Inclusão (NAI) e contaram com a participação das equipes do Ufac em Ação, do NAI e de discentes e pais. Foram ouvidos alunos com deficiência visual, física, auditiva, intelectual e com transtorno do espectro autista. 

Para um dos coordenadores do projeto, o prefeito do campus-sede, Artheson Cruz, essa foi uma fase essencial para o projeto. “Foi um momento de escuta ativa, de ouvir quem vive a universidade no dia a dia, identificar os problemas, tentar melhorá-los e construir um plano colaborativo para tornar a Ufac uma referência em acessibilidade, inclusão e segurança”, disse.

O Ufac em Ação ainda tem uma fase de escuta com os servidores da universidade no próximo ano. O projeto é fruto de uma parceria entre a Reitoria, a Prefeitura do Campus, a Pró-Reitoria de Administração, a Pró-Reitoria de Planejamento e a Fundação de Apoio e Desenvolvimento ao Ensino, Pesquisa e Extensão e tem ações previstas até julho de 2026.

 



Leia Mais: UFAC

Continue lendo

MAIS LIDAS