ACRE
Ciosp registra mais de 2 mil trotes ao serviço de emergência nos cinco primeiros meses do ano no AC
PUBLICADO
7 anos atrásem
Número representa 400 trotes por mês de janeiro a maio de 2019. Coordenador do Ciosp alerta que trote é crime e pede conscientização da população.
O Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops), que concentra as chamadas aos números 190 (Polícia Militar) e 193 (Corpo de Bombeiros), recebeu mais de 2 mil trotes entre janeiro e maio deste ano.
Conforme o coordenador operacional do Ciosp, coronel Charles Santos, os trotes geram muitos prejuízos ao sistema de segurança, desperdiçando horas de trabalho de policiais com deslocamento para atender ocorrências que não existem.
“Geralmente fazem a notícia falsa de incêndio, ou de roubo em andamento, até agressão física, ou seja, sempre a notícia falsa de um crime. É bom enfatizar que passar trote é crime. O trote é algo muito prejudicial, muitas vezes, a gente chega a enviar a guarnição, daí tem o gasto de combustível e tempo. Por isso, estamos retornando o trabalho de conscientização para tentar reduzir esses números”, disse o coronel.
Santos afirma que a maioria dos casos ocorre durante o período de intervalo das escolas e também no horário de saída dos estudantes.
“Geralmente é no período de 9h, 12h, 18h, 19h30 e 20h. Essas 400 ligações por mês são justamente nesses horários. Os trotes costumam partir de jovens de 12 a 17 anos. Mas, tem adultos também que utilizam de forma indevida os telefones de emergência”, afirmou.
O coronel destaca que os números são apenas para emergências, já que, segundo ele, muitas pessoas acabam ligando para outros fins. “Tem gente que liga para falar de furto e outras ocorrências que não estão em andamento, isso tem que ser nas delegacias. Os números 190 e 193 são para emergências. E emergência é o fato que está acontecendo e precisa de atendimento imediato”, explicou.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2019/A/5/wiOAI9QxihwUB3ByrBCQ/samu-trote-ii.jpg)
Samu registra cerca de 600 trotes por mês em Cruzeiro do Sul e prejudica atendimento — Foto: Jhonathas Fabrício/Rede Amazônica Acre
Mais de 600 no Samu de Cruzeiro do Sul
O número de ligações com informações falsas também preocupa a direção do Sistema Móvel de Urgência (Samu) de Cruzeiro do Sul, segunda maior cidade do Acre.
O sistema é alvo de ao menos 600 trotes por mês, o que prejudica as ações de atendimento à população.
Diariamente, segundo a coordenação do Samu na cidade, são em média, 20 ligações de pessoas que criam situações falsas de emergência e tentam acionar as equipes de socorro.
“Atendemos urgência e emergência, então, pressupõe-se que quem liga pra cá necessita de um atendimento rápido. E a gente acaba perdendo o tempo/resposta devido a esses trotes”, diz a médica reguladora do Samu, Milda Pimentel.
Geralmente, os trotes partem de telefones públicos que ficam próximos às unidades de ensino. De acordo com a coordenação do sistema, em alguns casos, apenas uma pessoa chega a fazer dez ligações por dia para tentar acionar as equipes de socorro para ocorrências falsas.
Relacionado
VOCÊ PODE GOSTAR
ACRE
Painel do Inova Amazônia aborda empreendedorismo feminino — Universidade Federal do Acre
PUBLICADO
2 dias atrásem
18 de setembro de 2026O painel “Empreendedorismo Feminino: Mulheres que Movem a Amazônia” ocorreu no âmbito da programação do Inova Amazônia Summit-2026, nessa quinta-feira, 17, no auditório Curupira, campus-sede da Ufac. Empreendedoras e pesquisadoras debateram inovação, perspectivas de mercado na Amazônia, superação de barreiras estruturais e liderança feminina na consolidação de negócios sustentáveis.
A discussão foi moderada pela analista Valéria Vidal, do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) nacional. Participaram do painel Mareílde Freire (Saboaria Rondônia), Pâmela Pimentel (Amazonzyme), Márcia Werle (Bioassu Bioindústria), Valda Gonçalves (Engenho), Clarice Maia (Antibiose) e Ana Euler (diretora da Embrapa).
O Summit-2026 é promovido pelo Sebrae-AC, com palestras e oficinas em diversos espaços do campus-sede. O evento começou na quinta-feira, 17, e prossegue até sábado, 19.
(Camila Barbosa, estagiária Ascom/Ufac)
Relacionado
ACRE
Do Luto à Luta’ em 22/10 — Universidade Federal do Acre
PUBLICADO
3 dias atrásem
17 de setembro de 2026O programa “Mãepeutas: Vozes Plurais, vinculado à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, da Ufac, lança, em 22 de outubro, às 18h, na Biblioteca Pública Estadual, o documentário “Autismo: Do Luto à Luta”, dirigido por Felipe Almeida.
O filme foi feito a partir da coleta de depoimentos de histórias reais de luta, dor e superação. Pretende dar voz a mães atípicas do contexto acreano e mostrar seus desafios em meio à luta que é cuidar e educar uma criança com transtorno do espectro autista.
Relacionado
ACRE
PZ e Corpo de Bombeiros fazem curso de combate a incêndio florestal — Universidade Federal do Acre
PUBLICADO
6 dias atrásem
14 de setembro de 2026O Parque Zoobotânico (PZ), da Ufac, e o Corpo de Bombeiros Militar do Acre (CBM-AC) realizaram o curso Brigada de Incêndio Florestal, ministrado pelo Sargento Filipe Lima. A capacitação ocorreu na quinta-feira, 10, e sexta-feira, 11, no PZ, campus-sede, reunindo 35 participantes de setores da universidade, dos cursos de Engenharia Florestal, Biologia e Geografia, do doutorado da Rede Bionorte e da comunidade externa, que receberão certificado emitido pelo CBM-AC.
O primeiro dia foi de aulas teóricas sobre conceitos fundamentais, como triângulo do fogo, diferentes tipos de incêndio e técnicas de prevenção. No segundo dia ocorreram atividades práticas, com manuseio e manutenção de equipamentos de combate a incêndio, além de exercícios de campo simulando situações reais de combate e prevenção a incêndios florestais.

O diretor do PZ, Harley Araújo da Silva, destacou que a iniciativa tem relação direta com os mais de 188 hectares de área florestal do campus-sede, tendo o PZ como o maior fragmento de floresta preservada. “Formar brigadistas preparados para atuar na prevenção e no combate a incêndios florestais é parte essencial do cuidado com esse patrimônio ambiental, tanto para a universidade quanto para as comunidades do entorno.”
Relacionado
PESQUISE AQUI
MAIS LIDAS
ACRE6 dias agoPesquisadoras da Ufac participam de congresso em Montreal, no Canadá — Universidade Federal do Acre
ACRE6 dias agoLivro reúne pesquisas da Ufac sobre teatro e saberes da floresta — Universidade Federal do Acre
ACRE6 dias agoPZ e Corpo de Bombeiros fazem curso de combate a incêndio florestal — Universidade Federal do Acre
ACRE6 dias agoV Simpósio de Ciências Ambientais da Amazônia Sul Ocidental e o II Simpósio de Ciências Agrárias do Vale do Juruá