NOSSAS REDES

ACRE

Casos de Covid-19 ultrapassam os 20 mil e doença faz 539 vítimas fatais no Acre

PUBLICADO

em

Duas mortes em Assis Brasil foram registradas no boletim desta segunda-feira (3). Foram 373 novos casos de contaminação nas últimas 24 horas.

CAPA: Casos de Covid-19 ultrapassam os 20 mil e doença faz 539 vítimas fatais no Acre — Foto: Asscom/PMRB.

O número de infectados pelo coronavírus no Acre chegou a 20.339, sendo 373 casos a mais do que no domingo (2), quando eram 19.966. O boletim da Secretaria Estadual de Saúde (Sesacre) registrou ainda mais duas mortes pela doença, chegando a 539 pessoas mortas por conta da pandemia.

As duas mortes foram em Assis Brasil.

Há ainda 941 amostras em análise pelo Laboratório Charles Mérieux e pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Acre, o Lacen-AC. O número de pessoas que tiveram alta da doença é de 14.370, ou seja 71% do total.

O estado está em contaminação comunitária desde o dia 9 de abril, com uma taxa de 2.306 casos para cada 100 mil habitantes e a de mortalidade é de 61,6 para o mesmo grupo.

Nesta segunda, a taxa de ocupação é de 41%, uma vez que dos 90 leitos de UTI específicos para casos graves de pacientes com Covid-19, 37 estão ocupados. Os leitos de UTI estão concentrados em Rio Branco, com 70 vagas, e Cruzeiro do Sul, com 20.

Mortes por cidades

Cidades com óbitosÓbitos totaisNovos registros
Acrelândia70
Assis Brasil82
Brasileia110
Bujari50
Capixaba70
Cruzeiro do Sul530
Epitaciolândia100
Feijó90
Jordão10
Mâncio Lima70
Marechal Thaumaturgo10
Plácido de Castro80
Porto Acre120
Porto Walter10
Rio Branco3540
Rodrigues Alves60
Santa Rosa do Purus20
Sena Madureira90
Tarauacá110
Xapuri60
Senador Guiomard90
Manoel Urbano20
Total5392

Mortes

As vítimas da Covid-19 confirmadas neste domingo (2) são dois homens, com 71 e 86 anos.

  • Assis Brasil

O primeiro registro é de um homem de 86 anos. Ele morreu no dia 27 de julho no Hospital Raimundo Chaar, onde estava internado desde o dia 8 de julho.

A segunda morte, também de um morador de Assis Brasil, é de um homem de 71 anos que morreu nesta segunda-feira, 3 de agosto. Ele estava internado no Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco (Huerb) desde o dia 24 de julho.

Números

Das 539 mortes, 364 apresentavam algum tipo de comorbidade, segundo a Saúde. Já 175 deles não tinham outras doenças. Do total de mortos, 324 eram homens e 215 mulheres. Do total de vítimas, 371 tinham acima de 60 anos.

Até esta segunda, o Acre já fez 48.941 exames, dos quais 20.339 foram confirmados e mais 941 amostras seguem em análise. Outros 27.661 foram descartados.

Maiores taxas de contaminação a cada 10 mil habitantes:

  • Assis Brasil – 458
  • Brasileia- 317
  • Bujari – 317
  • Cruzeiro do Sul – 314
  • Santa Rosa- 286
  • Porto Walter – 283

Casos de Covid-19 por cidades

CidadesTotalCasos novos
Acrelândia28710
Assis Brasil34012
Brasileia83239
Bujari3250
Capixaba2152
Cruzeiro do Sul2.77944
Epitaciolândia37316
Feijó71616
Jordão762
Mâncio Lima39019
Manoel Urbano19430
Marechal Thaumaturgo2601
Plácido de Castro3622
Porto Acre4315
Porto Walter2315
Rio Branco9.147110
Rodrigues Alves1281
Santa Rosa do Purus1872
Sena Madureira1.0589
Senador Guiomard3608
Tarauacá1.19213
Xapuri45627
Total20.339373

ACRE

Defesa de Memorial Acadêmico – Professora Titular

PUBLICADO

em

Defesa de Memorial Acadêmico - Professora Titular

Banca Examinadora:

Prof. Dr. Sérgio Brazil Júnior – UFAC (Presidente)

Profa. Dra. Anna Paula de Avelar Brito Lima – UFRPE (Membro)

Profa. Dra. Leila Márcia Ghedin – IFRR (Membro)

Profa. Dra. Marta Maria Pontin Darsie – UFMT (Membro)

22 de dezembro de 2025, às 15h (hora local)

Auditório do Bloco da Pós-Graduação – Térreo

Link: https://meet.google.com/yaz-gkyt-xgu



Leia Mais: UFAC

Continue lendo

ACRE

Semana acadêmica de Nutrição debate segurança alimentar no Brasil — Universidade Federal do Acre

PUBLICADO

em

Semana acadêmica de Nutrição debate segurança alimentar no Brasil — Universidade Federal do Acre

O curso de Nutrição da Ufac realizou, nesta quarta-feira, 17, no anfiteatro Garibaldi Brasil, a abertura de sua 7ª Semana Acadêmica. Com o tema “Desafios Além do Mapa da Fome”, o evento propõe reflexões sobre o papel da nutrição, das políticas públicas e da segurança alimentar no Brasil atual. A cerimônia reuniu autoridades universitárias, docentes, estudantes e representantes da comunidade externa.

A reitora da Ufac, Guida Aquino, destacou o papel da extensão universitária na formação acadêmica e afirmou que o evento cumpre uma missão social da universidade e fortalece o diálogo com a sociedade. “Essa é a extensão sendo exercida: estudantes, professores, convidados e a comunidade reunidos nesse espaço de construção coletiva.”

Segundo ela, mesmo com a retirada do Brasil do Mapa da Fome, o país ainda enfrenta enormes desafios relacionados à insegurança alimentar. “Não significa que os problemas estão resolvidos”, disse. “Precisamos debater e encaminhar propostas. A universidade tem esse papel.”

Guida também reforçou ações institucionais voltadas para a permanência estudantil, como o fornecimento gratuito de refeições no Restaurante Universitário para estudantes em situação de vulnerabilidade e indígenas, inclusive os que vêm do interior. Ela citou ainda investimentos nas quadras esportivas, viabilizados por emendas parlamentares, e afirmou que todos os projetos da atual gestão foram executados com transparência e responsabilidade. “A universidade tem credibilidade. As obras entregues são resultado do nosso compromisso com a comunidade acadêmica.”

A coordenadora da semana acadêmica, professora Flávia Dias, ressaltou que o evento foi construído de forma coletiva, com o objetivo de provocar o pensamento crítico e fortalecer o papel social da universidade. Ao justificar a escolha do tema, ela explicou que a proposta é refletir sobre os impactos da fome e da má nutrição nos diversos contextos sociais e ambientais, especialmente na região Norte. “Mesmo com o Brasil fora do Mapa da Fome, precisamos discutir as desigualdades e os desafios que persistem, principalmente em territórios como o Acre.”

Para a coordenadora, a programação da semana contempla palestras, mesas-redondas, minicursos e oficinas, além de apresentações científicas. “É um espaço que articula ciência, prática profissional e compromisso social. Queremos que os estudantes tenham contato com a realidade, desenvolvam empatia e compreendam os determinantes da segurança alimentar e nutricional”, pontuou.

Também participaram da abertura o vice-reitor da Ufac, Josimar Batista Ferreira; o pró-reitor de Extensão e Cultura, Carlos Paula de Moraes; o vice-diretor do CCSD, José Reinaldo de Azevedo; a coordenadora do curso de Nutrição, Danila Torres; e a presidente do Centro Acadêmico de Nutrição, Erica de Paiva.



Leia Mais: UFAC

Continue lendo

ACRE

Projeto Ufac em Ação encerra fase de escuta com estudantes — Universidade Federal do Acre

PUBLICADO

em

Projeto Ufac em Ação encerra fase de escuta com estudantes — Universidade Federal do Acre

O projeto Ufac em Ação finalizou no início de dezembro a fase de escutas com os estudantes. Ao todo, foram cinco encontros com grupos de alunos com algum tipo de deficiência. O objetivo é fazer um levantamento das principais barreiras encontradas pelos estudantes para a elaboração de um plano de acessibilidade baseado na infraestrutura física da instituição.

As reuniões ocorreram, principalmente, no auditório do Núcleo de Apoio à Inclusão (NAI) e contaram com a participação das equipes do Ufac em Ação, do NAI e de discentes e pais. Foram ouvidos alunos com deficiência visual, física, auditiva, intelectual e com transtorno do espectro autista. 

Para um dos coordenadores do projeto, o prefeito do campus-sede, Artheson Cruz, essa foi uma fase essencial para o projeto. “Foi um momento de escuta ativa, de ouvir quem vive a universidade no dia a dia, identificar os problemas, tentar melhorá-los e construir um plano colaborativo para tornar a Ufac uma referência em acessibilidade, inclusão e segurança”, disse.

O Ufac em Ação ainda tem uma fase de escuta com os servidores da universidade no próximo ano. O projeto é fruto de uma parceria entre a Reitoria, a Prefeitura do Campus, a Pró-Reitoria de Administração, a Pró-Reitoria de Planejamento e a Fundação de Apoio e Desenvolvimento ao Ensino, Pesquisa e Extensão e tem ações previstas até julho de 2026.

 



Leia Mais: UFAC

Continue lendo

MAIS LIDAS