O diretor do presídio em Sena, Aécio Lima, disse que ainda não é possível cravar a existência de um surto de tuberculose entre os apenados
Um reeducando do presídio Evaristo de Moraes, em Sena Madureira, foi diagnosticado recentemente com tuberculose. A confirmação se deu através de exames mais detalhados feitos na capital acreana à pedido da direção da unidade.
Além desse caso, outro detento encontra-se atualmente internado no Hospital João Câncio Fernandes, em Sena Madureira, com suspeitas da doença. Dependendo da situação, o mesmo deverá ser transferido ainda nesta semana para Rio Branco.
O diretor do presídio em Sena, Aécio Lima, disse que ainda não é possível cravar a existência de um surto de tuberculose entre os apenados, porém, diante das evidências, todas as medidas necessárias estão sendo tomadas. “Nós tínhamos um caso suspeito que acabou sendo confirmado. Vale ressaltar que temos uma parceria com a Prefeitura e uma equipe multidisciplinar da saúde está atuando dentro do presídio fazendo todos os procedimentos necessários. Por enquanto, pedimos calma aos familiares pois não há confirmação de um surto de tuberculose”, comentou.
Os cuidados, segundo ele, são grandes por se tratar de uma doença contagiosa que pode acometer não somente os detentos como também os profissionais que atuam no referido local.
Nome: Engenhare Júnior Data de fundação: 08 de abril de 2022 Fundadores: Jefferson Morais de Oliveira, Gerline Lima do Nascimento e Lucas Gomes Ferreira
MEMBROS DA GESTÃO ATUAL
Nicole Costeira de Goés Lima Diretora-Presidente
Déborah Chaves Vice-Presidente
Carlos Emanoel Alcides do Nascimento Diretor Administrativo-Financeiro
CONTATO
Telefone: (68) 9 9205-2270 E-mail: engenharejr@gmail.com Instagram: @engenharejr Endereço: Universidade Federal do Acre, Bloco Omar Sabino de Paula (Bloco do Curso de Engenharia Civil) – térreo, localizado na Rodovia BR 364, km 4 – Distrito Industrial – CEP: 69.920-900 – Rio Branco – Acre.
A Ufac lançou o projeto de extensão “Tecendo Teias de Aprendizagem: Cazumbá-Iracema”, em solenidade realizada nesta sexta-feira, 6, no auditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas. A ação é desenvolvida em parceria com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e a Associação dos Seringueiros da Reserva Extrativista Cazumbá-Iracema.
Viabilizado por meio de emenda parlamentar do senador Sérgio Petecão (PSD-AC), o projeto tem como foco promover uma educação contextualizada e inclusiva, com ações voltadas para docentes e estudantes da reserva, como formação em metodologias inovadoras, implantação de hortas escolares, práticas agroecológicas sustentáveis e produção de um documentário com registros da memória cultural da comunidade.
A reitora Guida Aquino destacou a importância da iniciativa. “É um momento ímpar da universidade, que cumpre de fato seu papel social. O projeto nasce a partir da escuta da comunidade, com apoio fundamental do senador Petecão, que tem investido fortemente na educação.” Ela também agradeceu o apoio financeiro para funcionamento da instituição. “Se não fossem as emendas, não teríamos fechado o ano passado com energia, segurança e limpeza garantidas.”
Petecão frisou que o investimento em educação é o melhor caminho para transformar a realidade da juventude e manter as comunidades nas reservas. “Não tem sentido incentivar as pessoas a deixarem a floresta. O mundo todo quer conhecer a Amazônia e o nosso povo quer sair de lá. Está errado. A reserva Cazumbá-Iracema é um exemplo de paz e organização, e esse projeto pode virar referência nacional.”
Ele reafirmou seu apoio à universidade. “A Ufac é um patrimônio do Acre. Já destinamos mais de R$ 40 milhões em emendas para a instituição. Vamos continuar apoiando. Educação não tem partido.”
O pró-reitor de Extensão e Cultura, Carlos Paula de Moraes, explicou que a proposta foi construída a partir de escutas com lideranças da reserva. “O projeto mostra que a universidade pública é espaço de formulação de políticas. Educação é direito, não mercadoria.” Ele também defendeu a atualização da legislação que rege as fundações de apoio, para permitir a inclusão de moradores de comunidades extrativistas como bolsistas em projetos de extensão.
Durante o evento, foram entregues placas de agradecimento à reitora Guida Aquino, ao senador Sérgio Petecão e ao pró-reitor Carlos Paula de Moraes, além de cestas com produtos da comunidade.
A reserva extrativista (Resex) Cazumbá-Iracema possui cerca de 750 mil hectares nos municípios acreanos de Sena Madureira e Manoel Urbano, com 18 escolas, 400 estudantes e aproximadamente 350 famílias.
Também participaram da mesa de honra o coordenador do projeto, Rodrigo Perea; o diretor do Parque Zoobotânico, Harley Araújo; o chefe do ICMBio em Sena Madureira, Aécio dos Santos; a subcoordenadora do projeto, Maria Socorro Moura; e o estudante Keven Maia, representante dos alunos da Resex.