ACRE
Caos em Capixaba: Sindicalistas, servidores e vereadores se reúnem
PUBLICADO
8 anos atrásem
A situação de caos na saúde da pequena cidade de Capixaba já está ultrapassando todos os limites. Sem os medicamentos básicos nos postos de saúde e nem mesmo o equipamento mínimo para os Agentes Comunitários de Saúde, a solução foi um movimento iniciado nesta quarta-feira (9) entre os moradores da cidade, servidores da prefeitura e com o apoio do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do Estado do Acre (Sintesac).
Quinta-feira (10), às 9h00, aconteceu uma reunião entre o Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do Estado do Acre (Sintesac), os vereadores, a secretária municipal de saúde e o prefeito da cidade para se tentar uma solução pacífica. Enquanto isso, do lado de fora da reunião, a população e os servidores estarão acampados e com o apoio de um carro de som.
Falta de tudo na saúde de Capixaba
Conforme revelou a diretora do Sintesac, Alesta Amâncio, a situação está muito grave, pois faltam desde os medicamentos básicos nos postos de saúde, como Captopril para a pressão arterial e Dipirona para dor e febre.
“Além disso, os servidores, principalmente os Agentes de Saúde, não têm o equipamento mínimo de trabalho e sequer os equipamentos de proteção individual [EPI]. Assim, foi preciso tomar medidas drásticas para tentar resolver o problema e envolver os vereadores”, salientou Alesta.

Problema se arrasta há um ano
Segundo a sindicalista, desde o começo de 2017 já foram tentadas várias reuniões com o prefeito para melhorar as condições de trabalho dos servidores e também no atendimento à população, mas o que se discute na reunião não vendo sendo colocado em prática.
“Por conta disso hoje [quarta-feira] estivemos reunidos com os vereadores para unirmos forças na busca por uma solução, a qual esperamos que surja na reunião de amanhã [quinta-feira]”, finalizou Alesta. Leia + aqui.
Relacionado
ACRE
II Semana Acadêmica de Sistemas de Informação — Universidade Federal do Acre
PUBLICADO
6 dias atrásem
14 de fevereiro de 2026Estão abertas as inscrições para o evento que vai reunir estudantes e profissionais para conectar ideias, debater o futuro da computação e fortalecer nossa rede acadêmica.
Se você quer ficar por dentro das pesquisas mais atuais da área e garantir aquela integração única com a galera, esse é o seu lugar!
Onde e Quando?
Data: De 23 a 27 de Fevereiro Local: UFAC – Teatro Universitário.
Como garantir sua vaga?
Inscreva-se agora pelo link: https://sasiufac.github.io/SASI2025/
Garanta sua vaga e venha fazer parte dessa experiência única. Nos vemos lá!
Relacionado
ACRE
Programa insere novos servidores no exercício de suas funções — Universidade Federal do Acre
PUBLICADO
1 semana atrásem
12 de fevereiro de 2026A Diretoria de Desempenho e Desenvolvimento, da Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas, realizou a abertura do programa Integra Ufac, voltado aos novos servidores técnico-administrativos. Durante o evento, foi feita a apresentação das pró-reitorias, com explanações sobre as atribuições e o funcionamento de cada setor da gestão universitária. O lançamento ocorreu nessa quarta-feira, 11, na sala de reuniões da Pró-Reitoria de Graduação, campus-sede.
A finalidade do programa é integrar e preparar os novos servidores técnico-administrativos para o exercício de suas funções, reforçando sua atuação na estrutura organizacional da universidade. A iniciativa está alinhada à portaria n.º 475, do Ministério da Educação, que determina a realização de formação introdutória para os ingressantes nas instituições federais de ensino.
“Receber novos servidores é um dos momentos mais importantes de estar à frente da Ufac”, disse a reitora Guida Aquino. “Esse programa é fundamental para apresentar como a universidade funciona e qual o papel de cada setor.”
A pró-reitora de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas, Filomena Maria Oliveira da Cruz, enfatizou o compromisso coletivo com o fortalecimento institucional. “O sucesso individual de cada servidor reflete diretamente no sucesso da instituição.”
(Camila Barbosa, estagiária Ascom/Ufac)
Relacionado
ACRE
Atlética do Curso de Engenharia Civil — Universidade Federal do Acre
PUBLICADO
1 semana atrásem
10 de fevereiro de 2026NOME DA ATLÉTICA
A. A. A. DE ENGENHARIA CIVIL – DEVASTADORA
Data de fundação: 04 de novembro de 2014
MEMBROS DA GESTÃO ATUAL
Anderson Campos Lins
Presidente
Beatriz Rocha Evangelista
Vice-Presidente
Kamila Luany Araújo Caldera
Secretária
Nicolas Maia Assad Félix
Vice-Secretário
Déborah Chaves
Tesoureira
Jayane Vitória Furtado da Silva
Vice-Tesoureira
Mateus Souza dos Santos
Diretor de Patrimônio
Kawane Ferreira de Menezes
Vice-Diretora de Patrimônio
Ney Max Gomes Dantas
Diretor de Marketing
Ana Clésia Almeida Borges
Diretora de Marketing
Layana da Silva Dantas
Vice-Diretora de Marketing
Lucas Assis de Souza
Vice-Diretor de Marketing
Sara Emily Mesquita de Oliveira
Diretora de Esportes
Davi Silva Abejdid
Vice-Diretor de Esportes
Dâmares Peres Carneiro
Estagiária da Diretoria de Esportes
Marco Antonio dos Santos Silva
Diretor de Eventos
Cauã Pontes Mendonça
Vice-Diretor de Eventos
Kaemily de Freitas Ferreira
Diretora de Cheerleaders
Cristiele Rafaella Moura Figueiredo
Vice-Diretora Chreerleaders
Bruno Hadad Melo Dinelly
Diretor de Bateria
Maria Clara Mendonça Staff
Vice-Diretora de Bateria
CONTATO
Instagram: @devastadoraufac / @cheers.devasta
Twitter: @DevastadoraUfac
E-mail: devastaufac@gmail.com