TARAUACÁ
Campanha do Novembro Azul promovido pela Prefeitura de Tarauacá é destaque; veja fotos

PUBLICADO
2 anos atrásem

PREFEITURA DE TARAUACÁ DISPONIBILIZOU MAIS DE MIL EXAMES DE PSA GRATUITOS DURANTE CAMPANHA DO NOVEMBRO AZUL PARA HOMENS COM MAIS DE 45 ANOS
Todas as ações realizadas pela Secretaria de Saúde de Tarauacá voltadas para a Campanha Novembro Azul que visa conscientizar sobre o câncer de próstata, tiveram encerramento nesta sexta-feira (30), com uma palestra feita pela equipe da Unidade de Saúde, Marília Vieira Lima de Sousa, seguida de momento cultural, corte de cabelo e jantar para os participantes.
O Prefeito em exercício, Chico Batista, participou das atividades acompanhado do Reginaldo Palazzo, que responde interinamente pela Secretaria Municipal de Saúde, enfermeiro Alisson, Coordenadora do Posto de Saúde Eneida Amauacas e sua equipe.
Dezenas de homens compareceram à atividade que levou informações sobre o que é a doença, como ela aparece e as formas de prevenção.
Além de falar sobre o câncer, a palestra alertou sobre a importância do homem cuidar da própria saúde, quebrar preconceitos e ficar atento sobre a visita periódica ao médico, como exige o protocolo do Ministério da Saúde, que trabalha com o incentivo ao diagnóstico precoce.
A grande novidade deste ano foi a realização de exame de PSA em todas as Unidades de Saúde do município de Tarauacá, inclusive na comunidade do Gregório.
O resultado do exame de PSA deverá ser apresentado aos médicos do SUS. Em caso de alteração, a Secretaria de Saúde fará o encaminhamento do paciente para exames mais específicos, e ao devido tratamento.
O Prefeito em exercício, Chico Batista, abriu o evento e finalizou com uma mensagem de valorização ao belíssimo trabalho de conscientização elaborado por todos os servidores da saúde, sem deixar de mencionar o árduo trabalho de reestruturação do sistema de saúde em Tarauacá. Assessoria.


















Relacionado
http://www.tarauaca.ac.gov.br

VOCÊ PODE GOSTAR
Balneários de Brasiléia são fechados por falta de segurança
Taxa de ocupação em leitos de UTI para a Covid-19 é de 30% no Acre
Jovem que voltava do enterro do amigo é alvejado a tiros por dupla em motocicleta
Bandidos invadem festa de criança, matam homem a tiros e deixam 4 feridos na Baixada da Sobral
Jovem de 19 anos é executado com 10 tiros por bandidos em carro no Rui Lino
Em briga por ciúmes da sogra, mulher leva tijoladas na cabeça e desmaia na Baixada da Sobral
POLÍTICA
Ex-prefeito Rodrigo Damasceno desiste de candidatura para cuidar da família

PUBLICADO
6 meses atrásem
4 de setembro de 2020
Relacionado
ACRE
Justiça decide que acusados de matar adolescente em Tarauacá enfrentarão júri popular

PUBLICADO
6 meses atrásem
4 de setembro de 2020
Decisão considerou existência de provas materiais e indícios suficientes de que réus teriam sido autores de feminicídio
O Juízo da Vara Criminal da Comarca de Tarauacá decidiu que dois homens deverão enfrentar julgamento pelo Tribunal do Júri, pela suposta prática de feminicídio (matar em razão da condição de mulher da vítima) contra uma adolescente.
A decisão, assinada pelo juiz de Direito Guilherme Fraga, titular da unidade judiciária, considerou que há, nos autos do processo, provas materiais e “indícios suficientes” de autoria, a justificar a análise do caso pelo Conselho de Sentença.
“O acervo de provas é seguro em atribuir aos acusado, em tese, a prática criminosa. (…) São fortes os indícios de autoria no fato que é imputado aos réus”, lê-se na sentença de pronúncia.
O juiz de Direito titular da Vara Criminal da Comarca de Tarauacá também assinalou depoimentos específicos de informantes, testemunhas e agentes de segurança pública, entre policiais militares que realizaram as prisões e agentes de Polícia Civil que atuaram no inquérito do caso.
Foi destacado, em especial, depoimento de testemunha que supostamente teria ouvido, na prisão, discussão entre os denunciados, na qual um deles acusava o outro de matar a vítima e colocá-lo injustificadamente nas circunstâncias do crime.
“Não há como se extrair um juízo pleno de certeza acerca da caracterização de qualquer excludente ilicitude, a ponto de ensejar a absolvição sumária ou impronúncia, devendo-se deixar ao Egrégio Tribunal do Júri a inteireza de sua apreciação”, concluiu o magistrado.
Entenda o caso
De acordo com a denúncia do Ministério Público (MP), o crime teria ocorrido no dia 2 de setembro de 2018, nas imediações da rua 31 de março, centro do município de Tarauacá.
Segundo o MP, a vítima mantinha “conturbado relacionamento amoroso” com um dos acusados, havendo fortes indícios que, no dia do crime “o primeiro réu levou a vítima para casa do segundo réu, onde supostamente foi morta”.
Para chegar ao local onde fora morta, ainda conforme a denúncia, a própria vítima teria pegado emprestada a bicicleta de um vizinho.