ACRE
Ayres Rocha se emociona na Câmara e diz que não se acostuma com tragédias que noticia
PUBLICADO
7 anos atrásem
Homenageado com uma Moção de Aplausos pela Câmara de Vereadores de Rio Branco, o jornalista Ayres Rocha agradeceu com emoção a honraria ofertada pelos parlamentares e dedicou as homenagens aos demais colegas de imprensa, a sua família e afirmou que foi uma honra ter sido convidado para apresentar uma edição do Jornal Nacional no último dia 7 de setembro.
Para os vereadores de Rio Branco foi uma honra ver um acreano sendo âncora no jornal mais famoso do Brasil.
“Estamos felizes, pois temos alegria de ver um acreano brilhando. o Acre parou para te assistir e você merece porque é um cara competente e humilde”, diz.
Ayres Rocha contou um pouco da sua história de mais de 35 anos de profissão e salientou que o jornalismo é um desafio diário.
“Eu já fui chamado de chorão e choro diante das camalidades da vida e nunca vou acostumar. Sou pai, sou avô e me coloco no lugar das pessoas. Não tenho pretencão política nenhuma, mas eu ando muito em hospital, eu abraço as pessoas, porque eu sei o que é a dor”, falou chorando.
Ayres falou que é apartidário, mas que faz sua parte como cidadão e pediu ajuda a todos os vereadores para que o sofrimento das pessoas seja amenizado.
Durante a homenagem foi apresentado vídeos onde Ayres se emocionou apresentando notícias tristes no Jornal do Acre. Foi exibido um vídeo em que Ayres não conteve as lágrimas, em 2018, ao noticiar a morte de uma adolescente chamada Amanda.
De acordo com assessoria de imprensa da Câmara, a proposta de moção de aplausos a Ayres partiu do vereador Mamed Dankar (PT).
“Eu iria propor pelo meu gabinete, mas a representação foi tão maior que sugiro que a Casa faça a Moção de Aplauso ao Ayres Rocha, que brilhantemente ao final do maior telejornal do país, destacou o nosso Acre ao pontuar que o Acre existe e representou não só os grandes jornalistas que temos, mas a simplicidade e humildade do povo acreano”, diz Dankar.
Relacionado
VOCÊ PODE GOSTAR

Profecia publicada 20 dias antes chama atenção após terremoto no Peru ser sentido no Acre

Calendário 2026 do Acre: Veja o calendário do Governo e Judiciário que vai ditar o ritmo do ano

Exposição sobre presídios acreanos é levada para Assembleia Legislativa do Acre para Audiência Pública do plano Pena Justa
ACRE
Revista da gestão de Guida Aquino registra legado de 8 anos — Universidade Federal do Acre
PUBLICADO
6 horas atrásem
7 de agosto de 2026A Ufac lançou a revista online “Avanços que Deixam Legado para o Futuro: 2018-2026” (124 p.). A publicação marca o encerramento da gestão da professora Guida Aquino à frente da Reitoria e reúne, em formato interativo, com dez capítulos, o balanço das principais conquistas e ações desenvolvidas pela administração superior nos últimos oito anos. O evento ocorreu nessa quinta-feira, 6, no Órgão dos Colegiados Superiores, campus-sede.
A revista serve como um registro de prestação de contas e memória institucional. O lançamento reuniu a equipe que esteve ao lado da gestão nesse período, num momento de agradecimento e celebração pelo trabalho realizado. “Agradeço o apoio e a colaboração de todos”, disse Guida.
(Camila Barbosa, estagiária Ascom/Ufac)
Relacionado
ACRE
Ufac registra fase final de construção do novo CAp no campus-sede — Universidade Federal do Acre
PUBLICADO
8 horas atrásem
7 de agosto de 2026A Ufac realizou a solenidade de registro da fase final das obras de construção do novo prédio do Colégio de Aplicação (CAp). O evento ocorreu nesta sexta-feira, 7, no campus-sede, marcando a entrega parcial do complexo educacional, que já atinge 90% de execução física. O projeto de transferência do colégio para o campus universitário foi priorizado em 2022 pela Reitoria.
A estrutura foi concebida para atender às exigências da educação básica, contando com salas de aula, refeitório, auditório, parque aquático, laboratórios de informática e pontos de acesso à internet com tecnologia wi-fi 7. Os recursos financeiros foram viabilizados por meio de emendas parlamentares do Orçamento Geral da União.
“Essa obra representa mais do que tijolos e concreto; é a realização de um compromisso com a qualidade da educação básica e com o futuro das nossas crianças no Acre”, disse a reitora Guida Aquino. Ela informou que o antigo prédio do colégio, localizado no centro da capital e tombado como patrimônio histórico da instituição, passará por revitalização para abrigar o Palácio da Cultura da Ufac.
A vice-reitora eleita, Almecina Balbino, reafirmou a continuidade dos projetos de expansão da infraestrutura da instituição. “Eu estarei sempre à disposição, de portas abertas, para seguir os mesmos passos que a professora Guida deixou.”
O diretor do CAp, Ceilton França, enfatizou a adequação do projeto arquitetônico às necessidades da educação básica. “Para nós o sonho já está acontecendo. Quando enxergamos que a construção existe, é uma construção adequada à nossa realidade da educação básica.”
A vice-diretora do CAp, Alessandra Perez Lima, destacou a relevância do novo espaço para a rotina pedagógica e acadêmica. “Muito em breve vamos deixar de ser nômades e teremos o nosso lugar. Eu olho para cada espaço aqui e já vejo essas crianças correndo e sendo felizes.”
Também participaram da cerimônia o pró-reitor de Planejamento, Alexandre Rid; o pró-reitor de Administração, Marcelo Cruz; o prefeito do campus, Artesson Cruz; além de professores, técnico-administrativos, estudantes e representantes da construtora responsável pela obra.
(Fhagner Soares, estagiário Ascom/Ufac)
Relacionado
ACRE
Reitora visita obra da passarela do curso de Medicina Veterinária — Universidade Federal do Acre
PUBLICADO
1 dia atrásem
6 de agosto de 2026A reitora da Ufac, Guida Aquino, visitou, nesta quinta-feira, 6, a fase final da obra da passarela do curso de Medicina Veterinária, no campus-sede. A estrutura liga a Clínica de Medicina Veterinária ao Núcleo de Registro e Controle Acadêmico (Nurca) e deve ser entregue em duas semanas.
Segundo Guida, a construção da passarela atende a uma antiga reivindicação dos estudantes e integra os compromissos assumidos pela gestão. “Em breve estará pronta, em torno de duas semanas, e esse será mais um legado da nossa gestão”, afirmou. A reitora também agradeceu à equipe pelo trabalho, dedicação e compromisso ao longo dos últimos oito anos.
Além da passarela de Medicina Veterinária, a obra do novo Colégio de Aplicação da Ufac também está em fase de conclusão e deve ser entregue em breve.
Participaram da visita pró-reitores e membros da administração superior da Ufac.
Relacionado
PESQUISE AQUI
MAIS LIDAS
ACRE4 dias agoAmazônia Nexus-2026 discutirá desenvolvimento sustentável — Universidade Federal do Acre
Economia e Negócios4 dias agoComércio Interativo ganha força no Brasil com a chegada da VIVAMOMENTO ao polo empresarial da Vila Olímpia, em São Paulo
Economia e Negócios2 dias agoA versão beta de “Fire Bull Farm” será lançada globalmente em 1º de agosto
ACRE2 dias agoAlunas de Nutrição de Ufac apresentam pesquisas na Uerj — Universidade Federal do Acre