NOSSAS REDES

ACRE

Artigo: Daniel Zen precisa respeitar o povo acreano

PUBLICADO

em

Por Ribamar Costa, presidente do Sindmed-AC

Após mais uma derrota do projeto de terceirização dos serviços públicos do Acre, o governo, que entregaria a uma Organização Social (OS) os setores de urgência e emergência de Rio Branco, agora, tenta abusar do próprio poder para desrespeitar mais uma vez a democracia.

O Executivo tenta forçar a todo custo colocar de joelhos a Casa do Povo Acreano, a Assembleia Legislativa, ameaçando propor de novo a votação de um famigerado projeto já enterrado por decisão e pressão popular.

Antes, o governo tentou passar por cima dos órgãos do controle sociais, como o Conselho Estadual de Saúde (CES), O Ministério Público do Acre e as entidades sindicais, ignorando a necessidade de debate e o cumprimento da legislação, tentando emplacar extrema urgência na proposta de entregar o serviço de saúde para uma ONG sem procedência alguma.

Em uma casa onde o governo tem maioria absoluta, a bancada da oposição e mais 2 deputados governistas sepultaram os planos obscuros de terceirizar serviços, minimizando o estrago, o abandono, a má gestão da saúde do Acre que coleciona obras inacabadas, algumas, inconclusas há mais de 10 anos na capital e no interior do Estado.

Hospitais do interior amargam a falta de alimentos para pacientes internados, que são supridos pela cotização de abnegados funcionários que trazem de casa alimentos para dividir com os pacientes em tratamento hospitalar. Locais em que são constatadas a falta gritante de medicamentos, situação tantas vezes denunciadas pelos pacientes e entidades sindicais e sem resposta dos gestores, mas nenhum plano emergencial traz resolução para suprir esse grave problema.

Destaco a falta de recursos humanos: faltam médicos especialistas no interior, problema esse do conhecimento da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) e sem solução efetiva para cidades como Cruzeiro do Sul, cuja Maternidade é referência da região do Juruá, funcionando há 8 anos com equipes de médicos obstetras que se deslocam semanalmente de Rio Branco para suprir a falta de plantonistas durante a semana e finais de semana.

A fixação de médicos nos rincões acreanos se torna impossível com contratos precários, que se intitulam de emergenciais ou provisórios, que são mensais, trimestrais, semestrais e desrespeitam as orientações da legislação do nosso país, negando direitos fundamentais como insalubridade, férias, licença prêmio e adicional noturno aos fins de semana, em desacordo também com a Constituição e com a Organização Internacional do Trabalho (OIT).

Notas e mensagens do governo e de seu líder na Assembleia Legislativa, postadas na rede social e nas mídias digitais destacam que quem mais perdeu foi a população pobre, procurando, com isso, desqualificar o trabalho dos deputados e sindicatos que de forma cirúrgica, extirparam com precisão e maestria um tumor canceroso que iria alimentar uma empresa, que sugaria dos cofres públicos cerca de 20 milhões de reais do combalido tesouro do Estado do Acre.

Esse dinheiro poderá ser utilizado para a compra de insumos para melhorar o atendimento das necessidades das unidades de saúde como medicamentos, alimentos, materiais para cirurgias, fixadores cirúrgicos, para contratar profissionais e pagar plantões extra, recurso que poderá colaborar também com o reparo de equipamentos e a manutenção de veículos, ambulâncias, equipamentos de raio-x, lençóis, equipamentos de proteção individual para funcionários etc.

As entidades querem que o dinheiro ajude a salvar vidas!

Advertisement

ACRE

Ufac entrega equipamentos ao Centro de Referência Paralímpico — Universidade Federal do Acre

PUBLICADO

em

Ufac entrega equipamentos ao Centro de Referência Paralímpico — Universidade Federal do Acre

A Ufac, a Associação Paradesportiva Acreana (APA) e a Secretaria Extraordinária de Esporte e Lazer realizaram, nessa quarta-feira, 17, a entrega dos equipamentos de halterofilismo e musculação no Centro de Referência Paralímpico, localizado no bloco de Educação Física, campus-sede. A iniciativa fortalece as ações voltadas ao esporte paraolímpico e amplia as condições de treinamento e preparação dos atletas atendidos pelo centro, contribuindo para o desenvolvimento esportivo e a inclusão de pessoas com deficiência.

Os equipamentos foram adquiridos por meio de emenda parlamentar do deputado estadual Eduardo Ribeiro (PSD), em parceria com o Comitê Paralímpico Brasileiro, com o objetivo de fortalecer a preparação esportiva e garantir melhores condições de treino aos atletas do Centro de Referência Paralímpico da Ufac.

Durante a solenidade, a reitora da Ufac, Guida Aquino, destacou a importância da atuação conjunta entre as instituições. “Sozinho não fazemos nada, mas juntos somos mais fortes. É por isso que esse centro está dando certo.”

A presidente da APA, Rakel Thompson Abud, relembrou a trajetória de construção do projeto. “Estamos dentro da Ufac realizando esse trabalho há muitos anos e hoje vemos esse resultado, que é o Centro de Referência Paralímpico.”

O coordenador do centro e do curso de Educação Física, Jader Bezerra, ressaltou o compromisso das instituições envolvidas. “Este momento é de agradecimento. Tudo o que fizemos é em prol dessa comunidade. Agradeço a todas as instituições envolvidas e reforço que estaremos sempre aqui para receber os atletas com a melhor estrutura possível.”

O atleta paralímpico Mazinho Silva, representando os demais atletas, agradeceu o apoio recebido. “Hoje é um momento de gratidão a todos os envolvidos. Precisamos avançar cada vez mais e somos muito gratos por tudo o que está sendo feito.”

A vice-governadora do Estado do Acre, Mailza Assis da Silva, também destacou o trabalho desenvolvido no centro e o talento dos atletas. “Estou reconhecendo o excelente trabalho de toda a equipe, mas, acima de tudo, o talento de cada um de nossos atletas.”

Já o assessor do deputado estadual Eduardo Ribeiro, Jeferson Barroso, enfatizou a finalidade social da emenda. “O deputado Eduardo fica muito feliz em ver que o recurso está sendo bem gerenciado, garantindo direitos, igualdade e representatividade.”

Também compuseram o dispositivo de honra a pró-reitora de Inovação, Almecina Balbino, e um dos coordenadores do Centro de Referência Paralímpico, Antônio Clodoaldo Melo de Castro.

(Camila Barbosa, estagiária Ascom/Ufac)



Leia Mais: UFAC

Continue lendo

ACRE

Orquestra de Câmara da Ufac apresenta-se no campus-sede — Universidade Federal do Acre

PUBLICADO

em

Orquestra de Câmara da Ufac apresenta-se no campus-sede — Universidade Federal do Acre

A Orquestra de Câmara da Ufac realizou, nesta quarta-feira, 17, uma apresentação musical no auditório do E-Amazônia, no campus-sede. Sob a coordenação e regência do professor Romualdo Medeiros, o concerto integrou a programação cultural da instituição e evidenciou a importância da música instrumental na formação artística, cultural e acadêmica da comunidade universitária.

 

A reitora Guida Aquino ressaltou a relevância da iniciativa. “Fico encantada. A cultura e a arte são fundamentais para a nossa universidade.” Durante o evento, o pró-reitor de Extensão e Cultura, Carlos Paula de Moraes, destacou o papel social da arte. “Sem arte, sem cultura e sem música, a sociedade sofre mais. A arte, a cultura e a música são direitos humanos.” 

Também compôs o dispositivo de honra a professora Lya Januária Vasconcelos.

(Camila Barbosa, estagiária Ascom/Ufac)

 



Leia Mais: UFAC

Continue lendo

ACRE

Defesa de Memorial Acadêmico – Professora Titular

PUBLICADO

em

Defesa de Memorial Acadêmico - Professora Titular

Banca Examinadora:

Prof. Dr. Sérgio Brazil Júnior – UFAC (Presidente)

Profa. Dra. Anna Paula de Avelar Brito Lima – UFRPE (Membro)

Profa. Dra. Leila Márcia Ghedin – IFRR (Membro)

Profa. Dra. Marta Maria Pontin Darsie – UFMT (Membro)

22 de dezembro de 2025, às 15h (hora local)

Auditório do Bloco da Pós-Graduação – Térreo

Link: https://meet.google.com/yaz-gkyt-xgu



Leia Mais: UFAC

Continue lendo

MAIS LIDAS