ACRE
Após operação da Segurança, Prefeitura retira camelôs do Calçadão no Centro de Rio Branco
PUBLICADO
6 anos atrásem
Em ação que dá continuidade a operação Miíase, vários camelôs foram removidos do Calçadão da Benjamim Constant, e proximidades dos mercados Públicos Elias Mansour e Aziz Abucater, na manhã desta sexta-feira (16), em Rio Branco.
A operação ocorreu de forma conjunta das forças de segurança do estado, na quinta-feira (15), com o objetivo de melhorar o espaço público da Calcadão da Benjamim Constant e combate a diversos crimes praticados na região, segundo informou a segurança. Na ação mais de 20 pessoas foram conduzida à delegacia.
Sem barraca
A camelô Risoneide Oliveira disse que trabalha na região do Calçadão há pelo menos 13 anos, há três foi removida para a calçada, na entrada do mercado. Quando chegou para trabalhar na manhã desta sexta, a barraca tinha sido levada. Desesperada, ela diz que não sabe como vai sustentar os nove filhos.
“Somos camelôs ali há mais de 13 anos. A gente era do Calçadão e tiraram a gente de lá e pediram para ficar ali. Nos deram um papel da prefeitura, e, hoje, quando chegamos para vender, não tinha mais nada. Tenho nove filhos. Dependo das minhas vendas. Se eu vender eu como, se não vender, meus filhos não comem”, contou.
A mercadoria da vendedora não foi apreendida, segundo explicou, apenas a barraca foi levada.
“A gente vende meia, panelas, brinquedos. Agora, não temos mais trabalho. A gente tinha a banquinha até eles levarem tudo. Tinha nada ilícito. Tripé, sombrinhas e barracas foram levadas e queimadas”, contou.
Autorização
Na ação da prefeitura de Rio Branco, nesta sexta, segundo informou a Chefe da Divisão de Operações do município, major Marcilene Alexandrina, o objetivo é retirar quem estava trabalhando sem autorização da prefeitura.
“Nós estamos tentando reorganizar essa parte central do mercado para que as pessoas possam vir fazer suas compras com tranquilidade. Devido a quantidade de pessoas que trabalham sem a autorização acaba prejudicando a entrada dos compradores, dos clientes”, explicou.
A major disse que só saíram as pessoas que estavam na ilegalidade e ação deve continuar na tarde desta sexta.
“Quem tem autorização não foi retirado. Na verdade, o que a gente está fazendo, primeiro, é uma orientação e só vai ficar quem tem autorização. Então, nesse caso, só foram aquelas pessoas que não tinham”, acrescentou a major.
O representante do Sindicato dos Camelôs, José Carlos Juruna, disse que os trabalhadores possuem autorização da prefeitura e não entende o motivo da retirada deles do local.
“O pessoal tem autorização da prefeitura e tudo e eles retiraram e levaram bancas e cadeiras. Não apreenderam mercadoria porque eles não vendem produtos de descaminho”, disse.
Juruna disse ainda que devia ter uma notificação e reforça que a preocupação é que muitas pessoas retiram o sustentos das vendas nestes pontos.
“Uma crise dessas e as pessoas ficarem sem ter o seu pão de cada dia, complica”, concluiu
Relacionado
ACRE
Nota da Andifes sobre os cortes no orçamento aprovado pelo Congresso Nacional para as Universidades Federais — Universidade Federal do Acre
PUBLICADO
3 semanas atrásem
23 de dezembro de 2025Notícias
publicado:
23/12/2025 07h31,
última modificação:
23/12/2025 07h32
Confira a nota na integra no link: Nota Andifes
Relacionado
ACRE
Ufac entrega equipamentos ao Centro de Referência Paralímpico — Universidade Federal do Acre
PUBLICADO
3 semanas atrásem
18 de dezembro de 2025A Ufac, a Associação Paradesportiva Acreana (APA) e a Secretaria Extraordinária de Esporte e Lazer realizaram, nessa quarta-feira, 17, a entrega dos equipamentos de halterofilismo e musculação no Centro de Referência Paralímpico, localizado no bloco de Educação Física, campus-sede. A iniciativa fortalece as ações voltadas ao esporte paraolímpico e amplia as condições de treinamento e preparação dos atletas atendidos pelo centro, contribuindo para o desenvolvimento esportivo e a inclusão de pessoas com deficiência.
Os equipamentos foram adquiridos por meio de emenda parlamentar do deputado estadual Eduardo Ribeiro (PSD), em parceria com o Comitê Paralímpico Brasileiro, com o objetivo de fortalecer a preparação esportiva e garantir melhores condições de treino aos atletas do Centro de Referência Paralímpico da Ufac.
Durante a solenidade, a reitora da Ufac, Guida Aquino, destacou a importância da atuação conjunta entre as instituições. “Sozinho não fazemos nada, mas juntos somos mais fortes. É por isso que esse centro está dando certo.”
A presidente da APA, Rakel Thompson Abud, relembrou a trajetória de construção do projeto. “Estamos dentro da Ufac realizando esse trabalho há muitos anos e hoje vemos esse resultado, que é o Centro de Referência Paralímpico.”
O coordenador do centro e do curso de Educação Física, Jader Bezerra, ressaltou o compromisso das instituições envolvidas. “Este momento é de agradecimento. Tudo o que fizemos é em prol dessa comunidade. Agradeço a todas as instituições envolvidas e reforço que estaremos sempre aqui para receber os atletas com a melhor estrutura possível.”

O atleta paralímpico Mazinho Silva, representando os demais atletas, agradeceu o apoio recebido. “Hoje é um momento de gratidão a todos os envolvidos. Precisamos avançar cada vez mais e somos muito gratos por tudo o que está sendo feito.”
A vice-governadora do Estado do Acre, Mailza Assis da Silva, também destacou o trabalho desenvolvido no centro e o talento dos atletas. “Estou reconhecendo o excelente trabalho de toda a equipe, mas, acima de tudo, o talento de cada um de nossos atletas.”
Já o assessor do deputado estadual Eduardo Ribeiro, Jeferson Barroso, enfatizou a finalidade social da emenda. “O deputado Eduardo fica muito feliz em ver que o recurso está sendo bem gerenciado, garantindo direitos, igualdade e representatividade.”
Também compuseram o dispositivo de honra a pró-reitora de Inovação, Almecina Balbino, e um dos coordenadores do Centro de Referência Paralímpico, Antônio Clodoaldo Melo de Castro.
(Camila Barbosa, estagiária Ascom/Ufac)
Relacionado
ACRE
Orquestra de Câmara da Ufac apresenta-se no campus-sede — Universidade Federal do Acre
PUBLICADO
3 semanas atrásem
18 de dezembro de 2025A Orquestra de Câmara da Ufac realizou, nesta quarta-feira, 17, uma apresentação musical no auditório do E-Amazônia, no campus-sede. Sob a coordenação e regência do professor Romualdo Medeiros, o concerto integrou a programação cultural da instituição e evidenciou a importância da música instrumental na formação artística, cultural e acadêmica da comunidade universitária.
A reitora Guida Aquino ressaltou a relevância da iniciativa. “Fico encantada. A cultura e a arte são fundamentais para a nossa universidade.” Durante o evento, o pró-reitor de Extensão e Cultura, Carlos Paula de Moraes, destacou o papel social da arte. “Sem arte, sem cultura e sem música, a sociedade sofre mais. A arte, a cultura e a música são direitos humanos.”
Também compôs o dispositivo de honra a professora Lya Januária Vasconcelos.
(Camila Barbosa, estagiária Ascom/Ufac)