ACRE
Anatel afirma que sinal da Rádio Boas Novas interferiu na comunicação entre torre de comando e aviões
PUBLICADO
7 anos atrásem
Uma fiscalização técnica da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) apontou uma situação extremamente grave e preocupante nos céus de Rio Branco.
A denúncia que levou a vistoria afirmava que uma frequência de rádio estava prejudicando a comunicação do Serviço Móvel Aeronáutico, entre a torre de comando no Aeroporto Internacional de Rio Branco e os aviões, em uma frequência de uso exclusivo do Ministério da Aeronáutica.
De acordo com o relatório, a transmissão era uma das fontes causadoras da interferência e que seu transmissor estaria localizado na própria radio Boas Novas/FM.
No último dia 18 de fevereiro a equipe da Anatel realizou uma fiscalização e comprovou que realmente o sinal da emissora é quem prejudicava o contato com os pilotos que sobrevoam o espaço aéreo da capital acreana.
A interferência das ondas da rádio no comprometimento da comunicação entre torre e pilotos poderia ter colocado em risco vários voos e ter causado uma tragédia.
O relatório afirma que a equipe da Anatel fez a fiscalização acompanhada de um técnico da rádio. A dúvida era se o sinal estava sendo gerado por algum defeito no transmissor ou proveniente de uma portadora não autorizada no local, popularmente conhecido como sinal pirata.
A conclusão é que a interferência na comunicação com as aeronaves estava sendo gerado por um defeito no excitador, que é uma peça importante do transmissor da emissora.
Ainda segundo o relatório, foi determinado a troca imediata da peça com defeito. A equipe de fiscalização voltou no dia seguinte, fez novos testes e não identificou mais a interferência no sinal da Aeronáutica, comprovando a troca do equipamento.
Relacionado
ACRE
Seminário em governança pública ocorre na Ufac até 16/08 — Universidade Federal do Acre
PUBLICADO
4 horas atrásem
14 de julho de 2026O programa de pós-graduação em Planejamento e Governança Pública, desenvolvido entre a Ufac e a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), realizou a abertura do 21º Seminário de Boas Práticas em Planejamento e Governança Pública. A cerimônia ocorreu nesta terça-feira, 14, no anfiteatro Garibaldi Brasil, campus-sede, e marcou o início da programação, que segue até 16 de agosto, reunindo estudantes, professores, pesquisadores e profissionais interessados no assunto.
Durante a programação, serão debatidos temas relacionados ao desenvolvimento regional, mobilidade urbana, educação, empreendedorismo e gestão pública. As atividades incluem palestras, mesas de discussão e apresentações acadêmicas voltadas à troca de experiências e à divulgação de pesquisas desenvolvidas no âmbito do programa.
Na abertura do evento, a reitora Guida Aquino destacou a expansão da pós-graduação na universidade e o fortalecimento das parcerias institucionais voltadas à qualificação de servidores e profissionais. Ela também ressaltou a importância da cooperação entre a Ufac e a UTFPR para a oferta do programa de pós-graduação.
O coordenador do programa, Rogério Duenhas, disse que o curso contribui para formação de profissionais e pesquisadores na área de planejamento e governança pública, especialmente na região Norte.

A presidente da comissão organizadora, discente Ana Caroline, destacou que o seminário busca promover discussões sobre desafios estruturais enfrentados pelo Acre e incentivar reflexões sobre políticas públicas e planejamento. Segundo ela, a proposta é ampliar o debate sobre temas que impactam diretamente o desenvolvimento do Estado e das instituições públicas.
Também participaram da mesa de abertura o vice-reitor e reitor eleito, Josimar Batista; a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Margarida Lima Carvalho; a pró-reitora de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação, Alana Chocorosqui Fernandes, do Ifac; além de representantes da UTFPR, convidados e integrantes da comunidade acadêmica.
(Fhagner Soares, estagiário Ascom/Ufac)
Relacionado
ACRE
Projeto Capes/Cofecub executa missão de trabalho em MG — Universidade Federal do Acre
PUBLICADO
1 dia atrásem
13 de julho de 2026O projeto “Agricultura Tropical e Subtropical, Pecuária e Desenvolvimento Regional: Cooperação entre Brasil e França”, coordenado pela Ufac, realizou visitas técnicas em Minas Gerais, entre 26 de junho e 5 de julho. Aprovado em chamada pública do programa Capes/Cofecub, o Comitê Francês de Avaliação da Cooperação Universitária com o Brasil, o projeto está no segundo ano de execução, num total de quatro anos.
A missão ocorreu no Centro de Pesquisa de Cana-de-açúcar da Rede Interuniversitária para o Desenvolvimento do Setor Sucroenergético (Ridesa); na Unidade de Ensino, Pesquisa e Extensão em Melhoramento Genético e Sistemas de Produção de Palmáceas e Outras Oleaginosas; na Universidade Federal de Viçosa (UFV); nas fazendas São Pedro, Guimarinho, Santa Cruz e Serra das Cabeças, além do sítio Jardim.
É a primeira vez na história do programa Capes/Cofecub, iniciado na década de 1970, que uma instituição acreana coordena um projeto aprovado, cuja execução fica a cargo de professores e pós-graduandos das Universidade Federais do Acre, de Viçosa e do Paraná, além do Instituto Agrícola de Dijon (Agro Dijon, França).
Participaram das visitas os pesquisadores Almecina Balbino e Eduardo Mattar, da Ufac; Natalia Torres, do PPG em Produção Vegetal, da Ufac; Luís Cláudio da Silveira, Denise Cunha, Raquel Barro e Aziz da Silva Junior, da UFV; Ridha Ibidhi e Christelle Phileppeau, do Agro Dijon.
Rede de trabalho
O projeto formou uma rede de trabalho internacional que objetiva propor sistemas integrados de produção focados em uma sustentabilidade econômica, social e ambiental, através de proposição de sistemas e execução de pesquisas aplicadas. Até o momento, estão sendo executados estes projetos de pesquisa em cooperação:
– Early Development of Trichanthera Gigantea Under Different Light Conditions;
– ‘Cratylia argentea’ (Desv.) Kuntze: Da Prospecção de Acessos à Conservação Ex Situ na Amazônia Ocidental;
– Caracterização Ecológica de Espécies Forrageiras Não Convencionais Arbóreas e Arbustivas para Uso de Sistemas Silvipastoris;
– Representação Dasimétrica da Lotação Animal Bovina: Um Estudo de Caso no Acre;
– Sistema Silvipastoril Sucessional: Opção para Recomposição de Reserva Legal na Amazônia Sul-Ocidental Brasileira;
– Ecosystem Services in Livestock-Based Integrated Systems in South America: A Bibliometric and Qualitative Review;
– Agroecological Performance of Dairy Farms in the Brazilian Amazon: An Assessment Using the TAPE Methodology;
– Agroecological Performance of Integrated Farming Systems in the Brazilian Amazon: Evidence from Reca Cooperative Using the TAPE Methodology.
Leia mais:
Ufac lança vídeo educativo sobre produção de leite na Amazônia
Relacionado
ACRE
Ufac lança Plano de Acessibilidade no campus-sede em 17/07 — Universidade Federal do Acre
PUBLICADO
1 dia atrásem
13 de julho de 2026O projeto Ufac em Ação: Acessibilidade, Inclusão e Segurança realiza o lançamento do Plano de Acessibilidade da Infraestrutura Física da Ufac 2026-2029, nesta sexta-feira, 17, às 9h, no auditório Pedro Martinello, no Centro de Convenções. O objetivo da ação é promover a acessibilidade e a inclusão, além de eliminar barreiras na infraestrutura física da universidade.
Relacionado
PESQUISE AQUI
MAIS LIDAS
ACRE1 dia agoUfac entrega cartão para fortalecer curricularização da extensão — Universidade Federal do Acre
ACRE1 dia agoUfac lança Plano de Acessibilidade no campus-sede em 17/07 — Universidade Federal do Acre
ACRE4 horas agoSeminário em governança pública ocorre na Ufac até 16/08 — Universidade Federal do Acre
ACRE1 dia agoProjeto Capes/Cofecub executa missão de trabalho em MG — Universidade Federal do Acre