NOSSAS REDES

Acreanidades

Alimentos arrecadados em processo seletivo para estagiários do TJAC beneficiam 17 entidades filantrópicas da capital

Editorial do Acre.com.br - Da Amazônia para o Mundo!

PUBLICADO

em

Entrega das 8,6 toneladas de alimentos aconteceu na manhã desta quinta-feira, 1º, na sede do Poder Judiciário Acreano.

O Tribunal de Justiça do Estado do Acre (TJAC) realizou a entrega das 8,6 toneladas de alimentos a 17 entidades filantrópicas, nesta quinta-feira. 1°. Os mantimentos foram arrecadados durante a confirmação de inscrição do último processo seletivo para estagiários deflagrado pela instituição.

Durante o ato de entrega, a desembargadora-presidente do Tribunal de Justiça, Denise Bonfim, ressaltou que a ação representa o papel social do Poder Judiciário acreano. “Essa contribuição vai beneficiar entidades que trabalham em prol dos menos favorecidos e segmentos que necessitam ser tocados pela nossa solidariedade”, enfatizou.

O vice-presidente do TJAC, desembargador Francisco Djalma, destacou a sensibilidade do Tribunal às demandas sociais e a corregedora-geral da Justiça, desembargadora Waldirene Cordeiro, salientou que a instituição organizou os procedimentos de cadastro e seleção, para que fossem analisados a regularidade e o caráter do trabalho desenvolvido pelas entidades beneficiadas.

Um exemplo é a Associação de Mulheres Um Passo para Libertação, que semanalmente entrega sopa na região da Baixada do Sol, em Rio Branco. Raimunda da Silva, liderança do bairro Plácido de Castro, relatou que, atualmente, 652 pessoas são atendidas pela organização. “Nós temos contato com um público muito carente, então estamos sempre nos preocupando em buscar ajuda e dar continuidade na nossa missão”.

Da mesma forma, a gerente da Central de Articulação de Entidades de Saúde (Cades), Vanessa Costa, compartilhou que esse é um momento de alegria para todos os beneficiados, “porque as entidades representam diferentes comunidades, como dependentes químicos, crianças, idosos, pessoas com deficiência e todos eles serão alcançados por essa boa ação”. Pelo Cades, os alimentos serão utilizados em casas de passagem, que atende pacientes que estão em tratamento fora de domicílio (TFD).

O presidente do conselho do Lar dos Vicentinos, Cláudio Roberto, disse que há 57 idosos acolhidos na unidade, sendo 14 mulheres e 43 homens. As doações são primordiais para a manutenção do abrigo, “por isso o apoio que estamos recebendo hoje estende a mão para um grupo em vulnerabilidade. Somos muito gratos”.

No ato de assinatura do Termo de Entrega, o representante da Associação de Pacientes Renais, Crônicos e Transplantados do Acre agradeceu à Administração do TJAC pela quase meia tonelada recebida. Esse montante será dividido e repassado diretamente para pessoas em tratamento, que estão vivendo dificuldades econômicas.

“Nós realizamos um levantamento entre os associados e o objetivo é entregar sacolão para pessoas que precisam de auxílio. Os pacientes renais lutam para sobreviver e muitos vêm de municípios, batalham com seu tratamento e agora terão mais força para continuar”, disse Vanderli Ferreira. Estão cadastrados na associação 246 pacientes e 89 transplantados de rins.

Instituições contempladas
1-    Associação Cristã Alfa (Acalfa)

2-    Centro de Apoio às Pessoas com Deficiência do Acre

3-    Associação de Pacientes Renais, Crônicos e Transplantados

4-    Lar dos Vicentinos

5-    Fazenda Esperança São Peregrino – Obra Social Nossa Senhora da Glória

6-    Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae)

7-    Associação de Arte em Movimento do Idoso de Rio Branco

8-    Associação Beneficente Caminho de Luz

9-    Central de Articulação de Entidades de Saúde

10-   Associação Amigos do Peito

11-   Desafio Jovem Peniel

12-  Programa Recriança

13-  Educandário Santa Margarida

14-  Associação dos Amigos

15-  Projeto Acolher

16-  Associação de Mulheres um Passo para Libertação

17-  Centro Espírita Amor e Caridade

Gecom TJAC

ACRE

Dia C: Sicoob Acre entrega mais de dois mil kits em comunidades carentes da capital e interior do Estado

Assessoria, via Acre.com.br - Da Amazônia para o Mundo!

PUBLICADO

em

Apesar da pandemia do novo coronavírus (Covid-19) no estado, a Cooperativa de Créditos e Investimentos do Acre (Sicoob Acre) participou neste sábado, 4, do Dia de Cooperar, ou Dia C, atividade desenvolvida pela Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB). Direcionada em ações de combate à doença neste período, a instituição financeira entregou de forma gratuita mais de dois mil kits de higiene e proteção, com máscaras e álcool em comunidades carentes da capital e interior.

Celebrada sempre no segundo sábado de julho, a data este ano tem como tema “Atitude simples movem o mundo” realizada nos 26 estados brasileiros, além do Distrito Federal. No estado, a ação do Sicoob Acre atendeu diversos bairros de Rio Branco, Acrelândia, Brasileia e Cruzeiro do Sul. Para evitar aglomerações, as entregas foram feitas pelos próprios colaboradores da entidade de forma individual nos bairros em que eles moram e os próximos.

O Dia C é marcado por diversas ações focadas na responsabilidade social em áreas da saúde, educação, lazer e meio ambiente promovidas pelos sete ramos de cooperativismo atuantes no país, incluindo o cooperativismo de crédito. A ideia é transformar a realidade social de milhares de comunidades por meio da prestação de serviços. Neste ano, as iniciativas já praticadas pelo Sicoob Acre foram ligadas ao novo coronavírus com estímulo a continuidade delas mesmo após o evento.

Presidente do Sicoob Acre, José Generoso explica que duas etapas foram desenvolvidas. “Cooperação Vem à Casa” e “Pilares e Atuação com o Compromisso Social” reuniram todas as cooperativas do estado para desenvolver iniciativas como arrecadações de alimentos e doações financeiras para atender pessoas carentes, além de ajudar instituições do ramo que tenham sido afetadas e correm risco de extintas com direcionamento para os colaboradores e seus familiares.

“O maior compromisso do Sicoob Acre não é o lucro, mas sim ofertar um retorno social positivo e concreto nas comunidades onde estamos inseridos. Neste ano, distribuímos kits de proteção com álcool em gel e máscaras. Também ofertamos orientações de como prevenir a doença em casa e outros ambientes. Abraçamos a causa do Dia C desde a primeira edição como forma de contribuir com a população, isso me deixa muito realizado e feliz”, relata Generoso.

Continue lendo

ACRE

Colapso na saúde e exemplos de tratamento contra a Covid-19 serão assuntos da live que busca salvar vidas

Assessoria, via Acre.com.br - Da Amazônia para o Mundo!

PUBLICADO

em

Com o objetivo de salvar vidas, médicos de várias partes do Brasil e o Sindicato dos Médicos do Acre (Sindmed-AC) realizarão uma live nesta quarta-feira (17) para divulgar o sucesso no tratamento contra o coronavírus (Covid-19) em Belém do Pará. Especialistas tratarão sobre a abordagem adotada pelos médicos paraenses em pleno colapso no sistema de saúde, contribuindo para reduzir a quantidade de mortes.
O evento, aberto para toda a população e para gestores públicos. será transmitido pelo perfil do Sindmed-AC no YouTube, com a participação de especialistas de vários Estados, contemplando profissionais do Acre e de Rondônia.
“É um projeto de iniciativa da Dra. Luciana Cruz que está em uma corrente nacional de combate a Covid-19. Um trabalho muito bonito, participando de grupos de debate em todo o Brasil, chegando a dialogar sobre os problemas com o Ministério da Saúde”, detalhou a primeira-secretária do Sindicato, Jacqueline Fecury.
O tema do evento online é “A experiência em situação de colapso na pandemia de Covid-19 em Belém do Pará: 300 casos nas fases IIA e IIB tratados em domicílio”.
O Sindmed-AC vem realizando videoconferências com médicos nos últimos meses, buscando ouvir demandas e debater a aplicação de protocolo para tratamento contra o coronavírus. As atividades ainda incluem visitas às unidades de saúde e reuniões com autoridades, buscando cobrar melhorias nas condições de trabalho e no atendimento da população.
Devido ao alcance do debate, os organizadores estão divulgando o horário, levando em consideração o fuso de cada região, assim, no Acre, a live começará às 19h. Em Rondônia, o evento está marcado para às 20h e, para aqueles que estão em outras regiões do Brasil, o horário de início do debate será 21h.

Continue lendo

TOP MAIS LIDAS

    Feedback
    WhatsApp Fale conosco