NOSSAS REDES

ACRE

Alimentos arrecadados em processo seletivo para estagiários do TJAC beneficiam 17 entidades filantrópicas da capital

PUBLICADO

em

Entrega das 8,6 toneladas de alimentos aconteceu na manhã desta quinta-feira, 1º, na sede do Poder Judiciário Acreano.

O Tribunal de Justiça do Estado do Acre (TJAC) realizou a entrega das 8,6 toneladas de alimentos a 17 entidades filantrópicas, nesta quinta-feira. 1°. Os mantimentos foram arrecadados durante a confirmação de inscrição do último processo seletivo para estagiários deflagrado pela instituição.

Durante o ato de entrega, a desembargadora-presidente do Tribunal de Justiça, Denise Bonfim, ressaltou que a ação representa o papel social do Poder Judiciário acreano. “Essa contribuição vai beneficiar entidades que trabalham em prol dos menos favorecidos e segmentos que necessitam ser tocados pela nossa solidariedade”, enfatizou.

O vice-presidente do TJAC, desembargador Francisco Djalma, destacou a sensibilidade do Tribunal às demandas sociais e a corregedora-geral da Justiça, desembargadora Waldirene Cordeiro, salientou que a instituição organizou os procedimentos de cadastro e seleção, para que fossem analisados a regularidade e o caráter do trabalho desenvolvido pelas entidades beneficiadas.

Um exemplo é a Associação de Mulheres Um Passo para Libertação, que semanalmente entrega sopa na região da Baixada do Sol, em Rio Branco. Raimunda da Silva, liderança do bairro Plácido de Castro, relatou que, atualmente, 652 pessoas são atendidas pela organização. “Nós temos contato com um público muito carente, então estamos sempre nos preocupando em buscar ajuda e dar continuidade na nossa missão”.

Da mesma forma, a gerente da Central de Articulação de Entidades de Saúde (Cades), Vanessa Costa, compartilhou que esse é um momento de alegria para todos os beneficiados, “porque as entidades representam diferentes comunidades, como dependentes químicos, crianças, idosos, pessoas com deficiência e todos eles serão alcançados por essa boa ação”. Pelo Cades, os alimentos serão utilizados em casas de passagem, que atende pacientes que estão em tratamento fora de domicílio (TFD).

O presidente do conselho do Lar dos Vicentinos, Cláudio Roberto, disse que há 57 idosos acolhidos na unidade, sendo 14 mulheres e 43 homens. As doações são primordiais para a manutenção do abrigo, “por isso o apoio que estamos recebendo hoje estende a mão para um grupo em vulnerabilidade. Somos muito gratos”.

No ato de assinatura do Termo de Entrega, o representante da Associação de Pacientes Renais, Crônicos e Transplantados do Acre agradeceu à Administração do TJAC pela quase meia tonelada recebida. Esse montante será dividido e repassado diretamente para pessoas em tratamento, que estão vivendo dificuldades econômicas.

“Nós realizamos um levantamento entre os associados e o objetivo é entregar sacolão para pessoas que precisam de auxílio. Os pacientes renais lutam para sobreviver e muitos vêm de municípios, batalham com seu tratamento e agora terão mais força para continuar”, disse Vanderli Ferreira. Estão cadastrados na associação 246 pacientes e 89 transplantados de rins.

Instituições contempladas
1-    Associação Cristã Alfa (Acalfa)

2-    Centro de Apoio às Pessoas com Deficiência do Acre

3-    Associação de Pacientes Renais, Crônicos e Transplantados

4-    Lar dos Vicentinos

5-    Fazenda Esperança São Peregrino – Obra Social Nossa Senhora da Glória

6-    Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae)

7-    Associação de Arte em Movimento do Idoso de Rio Branco

8-    Associação Beneficente Caminho de Luz

9-    Central de Articulação de Entidades de Saúde

10-   Associação Amigos do Peito

11-   Desafio Jovem Peniel

12-  Programa Recriança

13-  Educandário Santa Margarida

14-  Associação dos Amigos

15-  Projeto Acolher

16-  Associação de Mulheres um Passo para Libertação

17-  Centro Espírita Amor e Caridade

Gecom TJAC

ACRE

Seminário do mestrado em Geografia da Ufac ocorre de 24 a 26/11 — Universidade Federal do Acre

PUBLICADO

em

Seminário do mestrado em Geografia da Ufac ocorre de 24 a 26_11.jpg



Leia Mais: UFAC

Continue lendo

ACRE

Projeto Político Curricular — Universidade Federal do Acre

PUBLICADO

em

Projeto Político Curricular — Universidade Federal do Acre

  Projeto Pedagógico do Curso Nutrição.pdf 

 _____________________________________________________________

PORTARIA Nº 879, DE 04 DE MARÇO DE 2024 

Dispõe sobre a alteração da Portaria nº 1499, de 08 de junho de 2022, que designou a Comissão de Reformulação do Projeto Político Curricular do Curso de Bacharelado em Nutrição. 

A PRÓ-REITORA DE GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE, no uso das atribuições conferidas pelo art. 80, Incisos III e XIII, do Regimento Geral da Ufac, mediante delegação por competência, através da Portaria nº 1.002/2022, publicada no Boletim de Serviço Eletrônico desta IFES em 29/04/2022, e o que consta no processo administrativo n° 23107.005787/2024-99, resolve: 

Art. 1º ALTERAR a composição da Comissão de Revisão/Reformulação do Projeto Político Curricular (PPC) do Curso de Bacharelado em Nutrição, que passa a ter a seguinte composição:

Matrícula

 Nome 

Função

3141203

Camyla Rocha de Carvalho Guedine

Presidente

2039783

Fernanda Andrade Martins

Secretária

2986499

Alanderson Alves Ramalho

Membro

3153676

César Arruda Meschiari

Membro

2171427

Flávia Santos Batista Dias

Membro

2327924

Jader de Andrade Bezerra

Membro

2131630

Rafaela Ester Galisteu da Silva

Membro 

1204973

Tamires Alcântara Dourado Gomes Machado

Membro

 

Art. 2º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação no Boletim de Serviço Eletrônico desta IFES.

 

Assinado Eletronicamente

EDNACELÍ ABREU DAMASCENO

Pró-Reitora de Graduação



Leia Mais: UFAC

Continue lendo

ACRE

Almecina Balbino é empossada pró-reitora de Inovação e Tecnologia — Universidade Federal do Acre

PUBLICADO

em

Almecina Balbino é empossada pró-reitora de Inovação e Tecnologia — Universidade Federal do Acre

A reitora da Ufac, Guida Aquino, entregou a portaria com termo de posse à professora Almecina Balbino Ferreira, que passa a chefiar a Pró-Reitoria de Inovação e Tecnologia (Proint), cuja aprovação ocorreu em 10 de novembro, acompanhando orientação do Novo Marco Legal da Ciência, Tecnologia e Inovação (lei n.º 13.243/2016). Durante o evento, que ocorreu na sexta-feira, 14, no auditório Manuel Alves, no Centro de Convenções, Almecina fez uma apresentação da Proint.

Guida destacou a importância simbólica e administrativa da criação da oitava pró-reitoria da Ufac. Para ela, a posse representa o fortalecimento da gestão feminina na universidade. “Este dia é um momento muito feliz para a nossa universidade, celebrar a posse de uma guerreira, mais uma pró-reitora, mais uma mulher no comando”, disse. “E não é fácil; quem está na gestão sabe o quanto é difícil provar para a sociedade que é possível ter resultado quando a mulher está no comando.”

Em seu discurso, Almecina agradeceu a confiança e ressaltou o papel transformador da educação em sua trajetória. “Através da educação, hoje estou aqui. A educação salva vidas.” A Proint foi criada com o objetivo de promover um ambiente mais favorável a parcerias, incentivar pesquisadores, reduzir burocracias e ampliar ações de inovação e transferência de tecnologia na Ufac. A nova pró-reitoria também terá entre suas missões fomentar iniciativas de empreendedorismo, apoiar startups, assegurar a proteção de propriedade intelectual e facilitar a aproximação entre ciência e mercado.

Segundo a apresentação institucional, a Proint atuará inicialmente na retirada de barreiras administrativas, na agilização de processos internos e na estruturação de políticas de inovação voltadas ao desenvolvimento sustentável e social da Amazônia Ocidental.

A pró-reitoria foi estruturada em três frentes: Secretaria Administrativa, que organiza os processos internos; Diretoria de Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia, responsável por proteger as criações da Ufac e formalizar contratos e licenças; e Diretoria de Desenvolvimento e Ambientes de Inovação, voltada ao fortalecimento de incubadoras, startups e iniciativas de bioeconomia.

Estiverem presentes na cerimônia pró-reitores, demais membros da administração superior, coordenadores de centros, professores, técnico-administrativos, estudantes e comunidade externa.

4º Seminário Healthtech

Na ocasião, foi anunciado o 4º Seminário Healthtech, que ocorrerá na segunda-feira, 24, às 18h, no Teatro Universitário, campus-sede, com a participação de gestores do Hospital de Amor: Guilherme Sanchez (gerente de inovação), Luis Romagnolo (diretor de inovação) e Gulherme Balthazar (coordenador de projetos).

(Camila Barbosa, estagiária Ascom/Ufac)

 



Leia Mais: UFAC

Continue lendo

MAIS LIDAS