NOSSAS REDES

ACRE

Adolescente que teria sido tirada de casa à força por grupo é achada perto de delegacia no AC

PUBLICADO

em

A adolescente que teria sido sequestrada por um grupo criminoso em Feijó, interior do Acre, foi encontrada na manhã desta quarta-feira (25). Ela foi achada pelas polícias Civil e Militar no bairro Geni Nunes, próximo à delegacia da cidade.

A menina teria sido levada à força na noite desta segunda (23), após ter a casa invadida por cerca de dez pessoas. A família procurou a polícia e registrou um boletim de desaparecimento.

O G1 tentou contato novamente com a família, mas não obteve retorno.

Em depoimento, a adolescente disse que não reconhece as pessoas que a levaram e nem o lugar onde ficou. A jovem está na cidade há cerca de um mês. Antes morava no município do Envira, no Amazonas.

A polícia falou que a menina foi achada sem ferimentos. Ela foi ouvida em depoimento, mas não revelou onde estava, quem são as pessoas e nem se foi machucada. A polícia acredita que a adolescente não passou mais detalhes do caso por medo.

“Ela foi levada à força, mas não reconhece ninguém e acredita que foi uma brincadeira de mau gosto. Disse que não reconheceu ninguém, não sabe o porquê, o pessoal estava encapuzado e não sabe o motivo que libertaram ela”, disse ao G1 o policial civil Elissandro.

A polícia falou ainda que, antes de achar a adolescente, conduziu algumas pessoas para a delegacia. Entre essas pessoas estava o ex-namorado da menina. Após depoimentos, as pessoas foram liberadas.

“Ouvimos e, aparentemente, não tem nada a ver. Outras pessoas que estavam em uma casa onde ela morava antes também foram levadas. Pessoal tem medo de falar. Ela não informou se é de facção, é bem reservada”, contou.

O policial acrescentou também que a adolescente foi deixada em um lugar seguro após o depoimento, mas não informou para não atrapalhar as investigações. A polícia continua apurando o caso para tentar identificar as pessoas que levaram a menina.

“Vai ficar em segurança até a gente descobrir o que ocorreu nesta situação. Geralmente, aqui no estado, invadem a casa e matam logo. Mas, no caso dela é estranho porque não fizeram. Algum motivo maior, alheio a eles, não fizeram nada”, concluiu.

ACRE

Artigo aborda previsão de incêndios florestais na Mata Atlântica — Universidade Federal do Acre

PUBLICADO

em

Artigo aborda previsão de incêndios florestais na Mata Atlântica — Universidade Federal do Acre

O professor Rafael Coll Delgado, do Centro de Ciências Biológicas e da Natureza, da Ufac, participou como coautor do artigo “Interações Clima-Vegetação-Solo na Predição do Risco de Incêndios Florestais: Evidências de Duas Unidades de Conservação da Mata Atlântica, Brasil”, o qual foi publicado, em inglês, na revista “Forests” (vol. 15, n.º 5), cuja dição temática foi voltada aos desafios contemporâneos dos incêndios florestais no contexto das mudanças climáticas.

O estudo também contou com a parceria das Universidades Federais de Viçosa (UFV) e Rural do Rio de Janeiro e foi desenvolvido no âmbito do Centro Integrado de Meteorologia Agrícola e Florestal, da Ufac, como resultado da dissertação da pesquisadora e geógrafa Ana Luisa Ribeiro de Faria, da UFV.

A pesquisa analisa a interação entre clima, solo e vegetação em unidades de conservação da Mata Atlântica, propondo dois novos modelos de índice de incêndio e avaliando sua capacidade preditiva sob diferentes cenários do fenômeno El Niño-Oscilação do Sul. Para tanto, foram integrados dados climáticos diários (2001-2023), índices de vegetação e seca, registros de focos de incêndio e estimativas de umidade do solo, permitindo uma análise dos fatores que influenciam a ocorrência de incêndios.

“O trabalho é fruto de cooperação entre três universidade públicas brasileiras, reforçando o papel estratégico dessas instituições na produção científica e no desenvolvimento de soluções aplicadas à gestão ambiental”, destacou Rafael Coll Delgado.

 



Leia Mais: UFAC

Continue lendo

ACRE

Herbário do PZ recebe acervo de algas da Dr.ª Rosélia Marques Lopes — Universidade Federal do Acre

PUBLICADO

em

Herbário do PZ recebe acervo de algas da Dr.ª Rosélia Marques Lopes — Universidade Federal do Acre

O Herbário do Parque Zoobotânico (PZ) da Ufac realizou cerimônia para formalizar o recebimento da coleção ficológica da Dr.ª Rosélia Marques Lopes, que consiste em 701 lotes de amostras de algas preservadas em meio líquido. O acervo é fruto de um trabalho de coleta iniciado em 1981, cobrindo ecossistemas de águas paradas (lênticos) e correntes (lóticos) da região. O evento ocorreu em 9 de abril, no PZ, campus-sede.

A doação da coleção, que representa um mapeamento pioneiro da flora aquática do Acre, foi um acordo entre a ex-curadora do Herbário, professora Almecina Balbino, e Rosélia, visando deixar o legado de estudos da biodiversidade em solo acreano. Os dados da coleção estão sendo informatizados e em breve estarão disponíveis para consulta na plataforma do Jardim Botânico, sistema Jabot e na Rede Nacional de Herbários.

Professora titular aposentada da Ufac, Rosélia se tornou referência no Estado em limnologia e taxonomia de fitoplâncton. Ela possui graduação pela Ufac em 1980, mestrado e doutorado pela Universidade de São Paulo.

Também estiveram presentes na solenidade a curadora do Herbário, Júlia Gomes da Silva; o diretor do PZ, Harley Araújo da Silva; o diretor do CCBN, José Ribamar Lima de Souza; e o ex-curador Evandro José Linhares Ferreira.

 



Leia Mais: UFAC

Continue lendo

ACRE

VÍDEO: Veja o que disse Ministra em julgamento do ex-governador Gladson Cameli

PUBLICADO

em

No julgamento desta quarta-feira, dia 15/04/2026, a Corte Especial do STJ, por unanimidade, determinou o imediato desentranhamento dos Relatórios de Inteligência Financeira de n°s 50157.2.8600.10853, 50285.2.8600.10853 e 50613.2.8600.10853, a fim de que fosse viabilizada a continuidade do julgamento de mérito da ação penal. A própria Ministra Relatora Nancy Andrighi foi quem suscitou referida questão de ordem, visando regularizar e atualizar o processo. 

O jornalista Luis Carlos Moreira Jorge descreveu o contexto com as seguintes palavras:

SITUAÇÃO REAL
Para situar o que está havendo no STJ: o STF não determinou nulidade, suspensão de julgamento e retirada de pauta do processo do governador Gladson. O STF apenas pediu para desentranhar provas que foram consideradas ilegais pela segunda turma da Corte maior. E que não foram usadas nem na denúncia da PGR. O Gladson não foi julgado ontem em razão da extensão da pauta do STJ. O julgamento acontecerá no dia 6 de maio na Corte Especial do STJ, onde pode ser absolvido ou condenado. Este é o quadro real.

A posição descrita acima reflete corretamente o quadro jurídico do momento.

Veja o vídeo:

Continue lendo

MAIS LIDAS