NOSSAS REDES

ACRE

acidente entre Feijó e M. Urbano mata vaqueiro; duas mulheres sobrevivem

PUBLICADO

em

Um grave acidente matou um homem cujo primeiro nome é Cimar e deixou duas mulheres em estado grave, por volta das 20 horas desta sexta-feira, no km 18, saindo de Feijó para Manoel Urbano. Operários que trabalham na reconstrução da BR-364 chegaram primeiro ao local do acidente. Houve uma colisão entre duas motos. O rapaz era funcionário da fazenda do prefeito Kief, localizada no km 20 saindo de FEIJÓ, próximo onde ocorreu o acidente. As duas mulheres foram levadas numa carroceria de caminhonete ao Hospital de Feijó. Segundo informações do Hospital da cidade, eles estavam estáveis até por volta de 21:20 horas aguardando transfusão de sangue. Sem risco de morte.

Atualização

O vaqueiro tinha ido buscar a esposa na cidade. Na volta, a 2 km de casa, colidiu com uma outra moto que tentava ultrapassar uma caçamba que puxa barro na obra de recuperação da estrada. A segunda motocicleta envolvida no acidente era pilotada por uma moradora da comunidade.

ACRE

Do Luto à Luta’ em 22/10 — Universidade Federal do Acre

PUBLICADO

em

Doc Autismo-Do Luto à Luta (2).jpg

O programa “Mãepeutas: Vozes Plurais, vinculado à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, da Ufac, lança, em 22 de outubro, às 18h, na Biblioteca Pública Estadual, o documentário “Autismo: Do Luto à Luta”, dirigido por Felipe Almeida.

O filme foi feito a partir da coleta de depoimentos de histórias reais de luta, dor e superação. Pretende dar voz a mães atípicas do contexto acreano e mostrar seus desafios em meio à luta que é cuidar e educar uma criança com transtorno do espectro autista.



Leia Mais: UFAC

Continue lendo

ACRE

PZ e Corpo de Bombeiros fazem curso de combate a incêndio florestal — Universidade Federal do Acre

PUBLICADO

em

Curso combate a incêndio florestal-2026 (2).jpeg

O Parque Zoobotânico (PZ), da Ufac, e o Corpo de Bombeiros Militar do Acre (CBM-AC) realizaram o curso Brigada de Incêndio Florestal, ministrado pelo Sargento Filipe Lima. A capacitação ocorreu na quinta-feira, 10, e sexta-feira, 11, no PZ, campus-sede, reunindo 35 participantes de setores da universidade, dos cursos de Engenharia Florestal, Biologia e Geografia, do doutorado da Rede Bionorte e da comunidade externa, que receberão certificado emitido pelo CBM-AC.

O primeiro dia foi de aulas teóricas sobre conceitos fundamentais, como triângulo do fogo, diferentes tipos de incêndio e técnicas de prevenção. No segundo dia ocorreram atividades práticas, com manuseio e manutenção de equipamentos de combate a incêndio, além de exercícios de campo simulando situações reais de combate e prevenção a incêndios florestais.

Curso combate a incêndio florestal-2026 (3).jpeg

O diretor do PZ, Harley Araújo da Silva, destacou que a iniciativa tem relação direta com os mais de 188 hectares de área florestal do campus-sede, tendo o PZ como o maior fragmento de floresta preservada. “Formar brigadistas preparados para atuar na prevenção e no combate a incêndios florestais é parte essencial do cuidado com esse patrimônio ambiental, tanto para a universidade quanto para as comunidades do entorno.”



Leia Mais: UFAC

Continue lendo

ACRE

V Simpósio de Ciências Ambientais da Amazônia Sul Ocidental e o II Simpósio de Ciências Agrárias do Vale do Juruá

PUBLICADO

em

WhatsApp Image 2026-09-14 at 14.18.07.jpeg

Continue lendo

MAIS LIDAS