OPINIÃO
‘A prioridade da prefeita Socorro Neri não é o povo’, diz Vereador Roberto Duarte
PUBLICADO
7 anos atrásem
O desabafo do advogado Roberto Duarte e Vereador de Rio Branco, foi publicado no seu perfil no Facebook (veja aqui).
Leia o texto abaixo de autoria do Vereador:
A PRIORIDADE DA PREFEITA SOCORRO NERI NÃO É O POVO
Constatei que as planilhas apresentadas pelo SINDCOL e RBTRANS não comprovaram por meio de documentos, tais como contratos, recibos e notas fiscais, relativos aos valores lançados nas referidas planilhas.
Solicitamos uma perícia ao Ministério Público do Estado do Acre e ao Tribunal de Contas do Estado do Acre, uma perícia/auditoria nas referidas planilhas, o MPAC acatou o requerimento se propondo periciar as planilhas e documentos disponibilizados até então.
Solicitei à prefeita Socorro Neri que não decretasse o aumento da tarifa até que seja concluída a perícia do Ministério Público Estadual, porém, a prefeita acaba de decretar que aumentará a tarifa do transporte público, e o faz de forma IRRESPONSÁVEL, uma vez que não existem documentos comprobatórios dos gastos relacionados na planilha.
Caso o Ministério Público Estadual constate irregularidades nas planilhas e documentos anexados e venha ajuizar uma ação contra o município por irregularidades nas planilhas e documentos anexos, a prefeita supostamente incorrerá em crime de responsabilidade <improbidade administrativa> e como consequência disso, FAREI O PEDIDO DE IMPEACHMENT DA PREFEITA SOCORRO NERI.
Nossa oposição até o momento tem sido responsável e dado um crédito a prefeita Socorro Neri mas, de forma irresponsável decretou o aumento da tarifa do transporte coletivo de Rio Branco. Daqui para frente seremos uma oposição mais ferrenha do que fomos em relação ao prefeito que abandonou o nosso município. Necessitamos de mais políticos responsáveis e com compromisso para com a nossa população.
Roberto Duarte, Vereador de Rio Branco
Relacionado
CRISE
OPINIÃO: Xenofobia no Parlamento veste terno e gravata
PUBLICADO
2 meses atrásem
3 de setembro de 2025Relacionado
O novo slogan do governo é malicioso, pois dá a impressão aos incautos cidadãos de que os super-ricos não pagam impostos no país, quando isso não é verdade.
Os super-ricos sempre pagaram impostos – banqueiros, grandes empresários, donos de conglomerados, etc. Essas pessoas estão no topo de estruturas que empregam milhares ou até milhões de pessoas. Mas o ponto mais debatido é quanto pagam e como pagam.
Muitos têm acesso a estratégias legais de planejamento tributário, como:
– Offshores e paraísos fiscais para reduzir o imposto sobre lucros e patrimônios.
– Investimentos em incentivos fiscais, como imóveis ou ações que têm tratamento especial.
– Uso de fundos exclusivos e trusts que diferem ou minimizam a incidência de tributos.
A honestidade política recomenda jogar limpo e não mostrar à sociedade uma mentira travestida de verdade.
Quando o governo não faz o dever de casa, ajustando as suas despesas para sobrar dinheiro para cumprir os seus compromissos, não é justo convocar a sociedade para pagar essa conta por meio da cobrança de IOF.
A engenharia do governo é muito hábil para criar impostos e incompetente para encontrar soluções factíveis sem onerar o cidadão.
Os esquerdistas/socialistas/comunistas pregam que os ricaços pagam menos impostos, o que é uma falácia, e que o país precisa fazer justiça tributária. Essa é uma narrativa de quem só quer receber de quem tem mais.
Ora, se a riqueza dos que têm mais foi construída honestamente, não faz sentido o governo pretender onerar mais essa faixa social.
O que o governo brasileiro tem de fazer, e não faz, é corrigir os seus gastos públicos perdulários, por exemplo, com a ilha da fantasia Brasília, em que o Executivo, Legislativo e Judiciário estão montados em privilégios e benesses públicas.
Por outro lado, pelo que dispõe o princípio constitucional da igualdade de tratamento, todos, pobres e ricos, deveriam pagar a mesma taxa de imposto, pois é o que diz a CF.
Vale aqui, para reflexão, dois pensamentos:1.”A pior forma de igualdade é tentar tornar iguais duas coisas diferentes” (Aristóteles, momentos de filosofia). 2.”Sociologia é a filosofia do fracasso, a crença na ignorância, a pregação da inveja, e o seu defeito inerente é a distribuição igualitária da miséria” (Winston Churchill)”.
Outra mentira divulgada pelos esquerdistas, que adoram viver no mundo capitalista, é que no Brasil quem ganha mais paga menos impostos. Pelo art. 5º da CF, todos devem ser tratados da mesma forma, ou seja, as alíquotas de impostos deveriam ser iguais para todos. Assim, quem ganha menos paga menos (2% sobre 100 reais é igual a 2 reais) e quem ganha mais paga mais (2% sobre 1000 reais é igual a 20 reais).
Júlio César Cardoso
Servidor federal aposentado
Balneário Camboriú-SC
Relacionado
OPINIÃO
OPINIÃO: Aos ditadores de Donald Trump no Brasil
PUBLICADO
4 meses atrásem
13 de julho de 2025Independentemente de ideologia político-partidária, somos brasileiros e devemos reagir contra qualquer nação que queira se intrometer em nosso país, desrespeitando a nossa Justiça e o nosso governo, eleito democraticamente.
A recíproca será verdadeira sem nenhum medo. A taxação às mercadorias brasileiras será respondida na mesma proporção.
Relacionado
PESQUISE AQUI
MAIS LIDAS
ACRE6 dias agoKits da 2ª Corrida da Ufac serão entregues no Centro de Convivência — Universidade Federal do Acre
CULTURA6 dias agoO Impacto Cultural dos Jogos Tradicionais na Identidade Brasileira
Economia e Negócios5 dias agoOMODA DREAM DAY 2025: Fueled by Passion, Igniting the Travel Dreams of a New Generation
ACRE4 dias agoUfac realiza cerimônia de abertura dos Jogos Interatléticas-2025 — Universidade Federal do Acre