ACRE
A GRANDE ALIANÇA
PUBLICADO
6 anos atrásem
Na manhã deste sábado 21, os representantes dos partidos MDB, PC do B e PT se reuniram na casa do ex-prefeito Francimar Fernandes para discutir a possibilidade de uma grande aliança.
Fizeram-se presente o Ex-prefeito Merla (PSOL), Vereador Cabeça (PT), Vereador Mauro (PT), Vereador Tarcisio (PC do B) e o Ex-prefeito Francimar Fernandes (MDB), onde os mesmos além de fazerem colocações a respeito da atual conjuntura política municipal, falaram ainda da intenção de juntos ganharem as eleições 2020.
É importante frisar que os vereadores Tarcisio e Mauro já vêm anunciando pré-candidaturas majoritárias há muito tempo pelos seus respectivos partidos, no entanto o que a situação ‘hoje’ liderada pelo Prefeito Kiefe Cavalcante do partido do atual governador Gladson Cameli (PP) não esperava, era que futuramente o ex-prefeito Francimar Fernandes viesse a fazer parte desse ‘pacote’.
Francimar é temido pelos seus adversários pelo reduto político que construiu e caminham com ele até hoje, independente do partido que ele se filiar, pois o mesmo depois de ter sua trajetória dentro do partido dos trabalhadores, atualmente lidera o partido Movimento Democrático Brasileiro MDB, em Feijó/Ac.
O vereador Tarcisio ainda em suas falas criticou o que chamou de “boicote” que tentaram fazer com a sua pessoa na apresentação do plano de continência realizado na tarde dos dia do dia 20 de Março do corrente, contra a onda viral ou pandemia global.
Na composição da mesa de autoridades do referido evento, foi facultado à palavra e no momento da fala do vereador Tarcisio foi pedido para que o secretário encerrasse o que imediatamente o vereador interropeu e pediu a fala dizendo tinha se arriscado a ir ao evento para falar sobre o movimento e não deram a fala a ele, encerrou dizendo que como fiscalizador irá acompanhar todas as medidas tomadas contra a onda viral.
Ainda na reunião da grande Aliança partidária o Vereador Mauro e o Ex-prefeito Francimar, além de acreditarem no sucesso que pode vir através dessas articulações, concluíram dizendo que ainda não se tem o nome certo que poderá saí como “cabeça”, ou seja, ainda não está decido quem será o candidato a Prefeito e o seu Vice, pois muitos outros partidos serão convidado a se unirem com eles.
Na noite do mesmo dia a cúpula da grande aliança se encontrou e se reuniu com o representante do PSL o Ex-vereador Gerson Meireles o que já decidiu acompanhar o ‘barco’ fechando assim uma aliança já contando com quatro partidos.
Relacionado
VOCÊ PODE GOSTAR
ACRE
PPG em Letras promove seminário para discutir internacionalização — Universidade Federal do Acre
PUBLICADO
22 horas atrásem
21 de setembro de 2026O programa de pós-graduação em Letras: Linguagem e Identidade (PPGLI), da Ufac, realizou seminário para compartilhamento de experiências de internacionalização de seu curso de doutorado e apresentação dos relatórios de estágio e relatos de vivência de cinco doutorandas que retornaram de universidades no exterior. O evento ocorreu na sexta-feira, 18, no auditório do Bloco dos Mestrados, campus-sede.
Professores e estudantes discutiram a consolidação da política de internacionalização do PPGLI, visando à busca pela nota de excelência acadêmica junto à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). A avaliação da pós-graduação no país varia em uma escala de 1 a 7, na qual os extratos 6 e 7 representam programas de nível internacional.
As cinco doutorandas realizaram intercâmbios de pesquisa em instituições de referência na Europa e na América Latina, abrangendo universidades de Portugal, da França, do México e do Chile. O coordenador do PPGLI, Gerson Albuquerque, disse que isso consolida a produção bibliográfica e técnica em esfera global, incentivando outros alunos a perseguirem o estágio no exterior.
“Para alcançar a excelência, exige-se maturidade temporal, que completaremos em 2027 com oito anos de formação de doutores e uma inserção internacional consolidada”, acrescentou. “O doutorado sanduíche é fundamental para o amadurecimento intelectual dos pesquisadores e para a celebração de convênios que promovam a mobilidade docente e discente.”
A professora e pesquisadora Raquel Ishii ressaltou que a internacionalização do PPGLI dialoga diretamente com as características territoriais e culturais da Amazônia Sul-Ocidental. “Nosso programa atua fortemente com literatura, oralidade e a pluralidade linguística da região, que abriga 16 povos indígenas. Internacionalizar e nacionalizar a produção acadêmica feita no Acre fortalece a agenda científica nacional sobre a diversidade cultural e linguística amazônica.”
(Fhagner Soares, estagiário Ascom/Ufac)
Relacionado
ACRE
Painel do Inova Amazônia aborda empreendedorismo feminino — Universidade Federal do Acre
PUBLICADO
4 dias atrásem
18 de setembro de 2026O painel “Empreendedorismo Feminino: Mulheres que Movem a Amazônia” ocorreu no âmbito da programação do Inova Amazônia Summit-2026, nessa quinta-feira, 17, no auditório Curupira, campus-sede da Ufac. Empreendedoras e pesquisadoras debateram inovação, perspectivas de mercado na Amazônia, superação de barreiras estruturais e liderança feminina na consolidação de negócios sustentáveis.
A discussão foi moderada pela analista Valéria Vidal, do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) nacional. Participaram do painel Mareílde Freire (Saboaria Rondônia), Pâmela Pimentel (Amazonzyme), Márcia Werle (Bioassu Bioindústria), Valda Gonçalves (Engenho), Clarice Maia (Antibiose) e Ana Euler (diretora da Embrapa).
O Summit-2026 é promovido pelo Sebrae-AC, com palestras e oficinas em diversos espaços do campus-sede. O evento começou na quinta-feira, 17, e prossegue até sábado, 19.
(Camila Barbosa, estagiária Ascom/Ufac)
Relacionado
ACRE
Do Luto à Luta’ em 22/10 — Universidade Federal do Acre
PUBLICADO
5 dias atrásem
17 de setembro de 2026O programa “Mãepeutas: Vozes Plurais, vinculado à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, da Ufac, lança, em 22 de outubro, às 18h, na Biblioteca Pública Estadual, o documentário “Autismo: Do Luto à Luta”, dirigido por Felipe Almeida.
O filme foi feito a partir da coleta de depoimentos de histórias reais de luta, dor e superação. Pretende dar voz a mães atípicas do contexto acreano e mostrar seus desafios em meio à luta que é cuidar e educar uma criança com transtorno do espectro autista.