NOSSAS REDES

ACRE

55 casos de Aids são confirmados em Sena Madureira

PUBLICADO

em

Doença não tem cura e é responsável por milhões de mortes anualmente no mundo inteiror

Neste sábado, 1º de dezembro, é celebrado o Dia Mundial de Luta contra a Aids (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida), uma doença que não tem cura e que é responsável por milhões de mortes anualmente no mundo inteiro.

Em Sena Madureira, segundo dados oficiais da Secretaria Municipal de saúde, existem confirmados 55 casos de Aids, o que coloca o município em segundo lugar nos casos da doença no Acre, ficando atrás somente de Rio Branco.

Objetivando orientar as pessoas sobre os cuidados que devem ser tomados, a Secretaria Municipal de Saúde, através do programa ISTs/Aids estará iniciando hoje uma ampla campanha em Sena Madureira. Um torneio de futebol será promovido no Estádio Marreirão e, paralelo a isso, serão oferecidos testes rápidos aos moradores de um modo geral. A campanha irá se desenvolver durante todo o mês nas unidades básicas de saúde.

De acordo com a enfermeira Tairine Sampaio, a situação é preocupante em Sena Madureira, mas todos os esforços estão sendo feitos no sentido de orientar a população. “Com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde estamos fazendo sempre esse alerta, não somente no mês de dezembro. Em Sena Madureira, temos 55 pessoas portadoras do HIV que fazem tratamento com o nosso infectologista. A unidade de saúde de referência é a Maria das Dores, localizada no Bairro do Bosque. Nessa campanha, iremos focar, dentre outras coisas, a questão da prevenção”, comentou.

No ano passado, uma pessoa morreu em Sena Madureira em decorrência da Aids, mesma doença que, em 1990, ceifou a vida de um dos maiores ícones da música Brasileira – o cantor Cazuza, à época com apenas 32 anos de idade.

Tairine Sampaio acrescentou que, apesar da gravidade, o paciente precisa seguir corretamente o tratamento. “O vírus da Aids enfraquece o sistema imunológico da pessoa. Com isso, podem surgir doenças oportunistas como, por exemplo, a Tuberculose. É importante que o paciente tome a medicação indicada pelo médico (coquetel) para que possa viver mais. Receber o diagnóstico de que é soropositivo não é receber uma sentença de morte, agora é preciso fazer o tratamento devidamente”, explicou.

Ela disse também que a melhor prevenção é a utilização de preservativos nas relações sexuais. “Uma das principais formas de transmissão da Aids é via relação sexual, por isso, recomendamos que as pessoas usem preservativos. Além disso, é importante também não compartilhar com outras pessoas materiais perfurocortantes, uma prática bastante comum em nosso município”, frisou.

O Dia Mundial de Luta contra a Aids foi uma decisão da Assembleia Mundial de saúde em outubro de 1987 com o apoio da Organização das Nações Unidas (ONU). A data serve para reforçar a solidariedade, a tolerância, a compaixão e a compreensão com as pessoas infectadas pelo HIV.

Sena Online

ACRE

I ENCONTRO DA RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL INTEGRADA EM SAÚDE DA FAMÍLIA E COMUNIDADE

PUBLICADO

em

I ENCONTRO DA RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL INTEGRADA EM SAÚDE DA FAMÍLIA E COMUNIDADE

11 Dez de 2025 de 8h às18h

salas Auton Perez e Tadeu Mello do Centro de Convenções da UFAC

+ info: residentes.rmisfc2024@gmail.com



Leia Mais: UFAC

Continue lendo

ACRE

CAp da Ufac realiza premiação de 212 alunos no Leitores do Ano — Universidade Federal do Acre

PUBLICADO

em

CAp da Ufac realiza premiação de 212 alunos no Leitores do Ano — Universidade Federal do Acre

O Colégio de Aplicação (CAp) e a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proex), da Ufac, realizaram a premiação de 2025 do projeto Leitores do Ano, contemplando 212 estudantes de diferentes níveis de ensino, que receberam certificados, kits com livros e itens de papelaria. A cerimônia, que ocorreu na sexta-feira, 5, no Teatro Universitário, campus-sede, reuniu alunos, familiares, servidores e parceiros, celebrando o hábito da leitura e reconhecendo o desempenho dos alunos.

Para o pró-reitor de Extensão e Cultura, Carlos Paula de Moraes, o evento reforça o papel transformador da leitura. “É um projeto que já vem sendo organizado há alguns anos e que envolve a família, os servidores e os alunos do CAp”, disse. “A leitura transforma vidas e devemos frisar o papel das bibliotecas. Um projeto como esse é fundamental para que nossas crianças e famílias valorizem a leitura e a formação crítica de qualidade.”

A bibliotecária Tábata Bonin, uma das idealizadoras da ação, relembrou a origem do projeto e o crescimento alcançado ao longo dos anos. “O Leitores do Ano surgiu em 2017, inspirado pela dedicação de uma ex-aluna do CAp que sempre se destacou pelo hábito intenso de leitura. Ela concluiu o ensino médio no ano passado e hoje cursa Medicina na Ufac. Na 1ª edição, premiamos apenas oito alunos, um gesto simbólico que se tornou a semente de tudo o que construímos depois.” 

Ele também destacou que a organização do evento envolve trabalho contínuo, desde o atendimento diário na biblioteca até ações para atualização do acervo e articulação com editoras e empresas parceiras. “Nessa edição, contamos com a colaboração de 28 parceiros, entre editoras e empresas locais. No total, cerca de 500 livros foram entregues.”

A mesa de honra da solenidade contou com a presença da pró-reitora de Inovação e Tecnologia, Almecina Balbino; do diretor do CAp, Cleilton França; da vice-diretora, Alessandra Lima; da diretora da Biblioteca Central, Alanna Figueiredo; e dos técnico-administrativos da Biblioteca Escolar, Paulo Henrique e Vandercleuso Mendes Goes.

(Fhagner Soares, estagiário Ascom/Ufac)

 



Leia Mais: UFAC

Continue lendo

ACRE

Ufac entrega equipamentos a programas de pós-graduação com recursos da Capes — Universidade Federal do Acre

PUBLICADO

em

Ufac entrega equipamentos a programas de pós-graduação com recursos da Capes — Universidade Federal do Acre

A Universidade Federal do Acre (Ufac), por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propeg), realizou na manhã desta sexta-feira, 5, a entrega de equipamentos adquiridos com recursos do edital Pró-Equipamentos 2024, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). A cerimônia ocorreu na sala de reuniões da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) e contou com a presença de representantes da gestão e de programas de pós-graduação da instituição.

A iniciativa integra um projeto aprovado junto à Capes, que destinou recursos para a compra de pequenos equipamentos voltados ao fortalecimento dos laboratórios e da pesquisa nos programas de pós-graduação da Ufac. Foram entregues desde balanças analíticas, estufas, notebooks e equipamentos de áudio e vídeo, até computadores de alto desempenho, drones, mesas de som e impressoras, totalizando 67 itens distintos.

De acordo com a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Margarida Lima Carvalho, o edital da Capes atendeu uma demanda antiga por equipamentos menores, muitas vezes não contemplados por outras agências. “A Finep [Financiadora de Estudos e Projetos, ligada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação] sempre financiou grandes e médios equipamentos, mas tínhamos uma necessidade muito grande de pequenos equipamentos, como estufa, centrífuga, computadores especializados para determinadas atividades”, explicou. Ela destacou que a entrega representa um avanço significativo na infraestrutura dos laboratórios. “São pequenos equipamentos, mas que fazem um diferencial muito grande, principalmente em áreas como humanas, educação, linguística e ciências da computação.”

Para a professora Lúcia de Fátima Melo, vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), a chegada dos novos materiais abre possibilidades de ampliar a visibilidade do que vem sendo desenvolvido. “É motivo de alegria para nós. Com esses equipamentos modernos, vamos montar um estúdio, criar um podcast e dar visibilidade às ações mais importantes do programa. Com o pouco que temos, já realizamos muito, e agora, com esse reforço, faremos ainda mais”, afirmou.

Participou também da entrega o pró-reitor de Planejamento, Alexandre Ricardo Hid.



Leia Mais: UFAC

Continue lendo

MAIS LIDAS