ACRE
O ACRE ESTÁ VENCENDO O COVID-19
PUBLICADO
6 anos atrásem
Idosa de 77 anos internada em UTI no AC com Covid-19 já respira sem ajuda de aparelho, diz Saúde
Paciente está internada na UTI do PS, em Rio Branco. Já a advogada saui da UTI e foi para um leito da enfermaria.
Por Aline Nascimento, G1 AC
Instagram:
Acre já registra 45 casos confirmados de Covid-19 em três cidades
A idosa de 77 anos internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Pronto-Socorro de Rio Branco, capital acreana, com Covid-19 já respira sem ajuda de aparelhos. A informação foi confirmada pela direção do hospital nesta quinta-feira (2).
Além dela, a advogada Isabella da Silva, de 37 anos, saiu da UTI na tarde desta quinta (2) e foi transferida para um leito de enfermaria.
O Acre já tem 45 casos do novo coronavírus confirmados até quarta-feira (1). Já o número de recuperados pela doença é de 16, entre eles um idoso de 81 anos.
Ao G1, o diretor do PS, Areski Penache, explicou que o quadro de saúde da idosa ainda é grave devido aos problemas de saúde que ela tinha antes de pegar Covid-19, como diabetes e problemas no coração.
“Está respirando sem ajuda de aparelhos e estável. Só que o quadro dela é grave por conta das outras doenças que já tinha, diabetes, problemas no coração. Por conta disso, ela permanece na UTI sem previsão de alta”, frisou.
Penache acrescentou que as equipes fazem as últimas avaliações na advogada para saber quando ela deve deixar a UTI.
A advogada foi transferida para o PS no último dia 28, quando deixou uma unidade de saúde privada da capital acreana. Ela é um dos primeiros casos da doença confirmados no estado acreano.
“Provavelmente vá para um leito ou enfermaria. O estado dela é estável e vai sair da UTI”, concluiu.
Relacionado
ACRE
Ufac entrega computadores para coordenações de PPGs — Universidade Federal do Acre
PUBLICADO
15 minutos atrásem
28 de agosto de 2026A Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Proppi), da Ufac, entregou notebooks e computadores para as coordenações e as secretarias dos programas de pós-graduação (PPGs) da instituição. A solenidade ocorreu nesta sexta-feira, 28, no auditório da Pró-Reitoria de Graducação, campus-sede. Na ocasião, foram abordadas pautas como a liberação de mais de R$ 400 mil em recursos do Programa de Apoio à Pós-Graduação, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.
“A pesquisa e a pós-graduação foram a base que me consolidaram na gestão universitária. Queremos dialogar com os coordenadores para atender às demandas de pessoal, de espaço e de ajuste de fluxo”, disse o reitor Josimar Ferreira. “Trataremos com a mesma atenção os mestrados acadêmicos, os mestrados profissionais e os programas em rede. Isso é uma condição mínima de trabalho para cada programa no seu dia a dia.”
Para o pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Dionatas Meneguetti, a medida visa fortalecer a infraestrutura de apoio à produção científica e tecnológica regional. “São equipamentos novos, com boa configuração, que vão dar suporte aos coordenadores comandarem esses programas tão necessários para o desenvolvimento da pesquisa, da inovação e da pós-graduação em nossa região”, comentou.
(Fhagner Soares, estagiário Ascom/Ufac)
Relacionado
ACRE
Ufac propõe criação do curso de Psicologia no campus Floresta — Universidade Federal do Acre
PUBLICADO
2 dias atrásem
26 de agosto de 2026O reitor da Ufac, Josimar Ferreira, reuniu-se com o secretário de Educação Superior do Ministério da Educação (MEC), Marcus Vinícius David, e a equipe da Secretaria de Educação Superior (Sesu), nessa terça-feira, 25, em Brasília. A pauta foi a formalização da proposta de criação do curso de Psicologia no campus Floresta, em Cruzeiro do Sul. A expectativa da universidade é de que o curso possa ser ofertado a partir de 2027.
O reitor destacou que o Vale do Juruá não dispõe de formação superior com esse perfil e que profissionais que atuam na região muitas vezes vêm de Rio Branco ou de outros Estados. A avaliação da gestão é de que existe demanda por psicólogos tanto no atendimento pelo Sistema Único de Saúde quanto no setor privado.
A criação do curso integra as possibilidades do Programa Universidades Transformadoras e, de acordo com o reitor, foi uma das demandas apontadas durante o processo eleitoral da atual gestão “Seria uma oportunidade para os filhos, os jovens que estão saindo do ensino médio, que têm o sonho de caminhar nessa área da saúde e se formar em Psicologia”, pontuou Josimar.
Na agenda com o MEC, também foram apresentadas outras demandas da universidade. O reitor convidou formalmente Marcus Vinícius David para conhecer o campus Floresta e visitar obras da Ufac vinculadas ao Programa de Aceleração do Crescimento no campus Fronteira, em Brasileia.
Nesta quarta-feira, 26, Josimar também participou da 188ª Reunião Extraordinária do Conselho Pleno da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), realizada na sede da entidade, em Brasília. A participação integrou a agenda institucional da Ufac na capital federal.
Relacionado
ACRE
Atletas que participarão dos Jubs em GO recebem bandeira da Ufac — Universidade Federal do Acre
PUBLICADO
1 semana atrásem
21 de agosto de 2026O reitor da Ufac, Josimar Ferreira, entregou a bandeira institucional aos atletas que participarão dos Jogos Universitários Brasileiros (Jubs), que ocorrem de domingo, 23, a 5 de setembro, em Goiânia e Trindade (GO), com organização da Confederação Brasileira do Desporto Universitário. A entrega ocorreu nessa quinta-feira, 20, no hall da Reitoria, campus-sede.
“As oportunidades nascem a partir do momento em que dialogamos e temos compromisso. Quero transmitir a toda a equipe o nosso empenho de trabalhar o fortalecimento do esporte”, disse Josimar. “Eu estou neste momento como reitor por vocês, estudantes, e é com vocês que eu quero honrar esse compromisso todos os dias da minha vida, com o sentimento de união e diálogo.”

Também participaram do ato o pró-reitor de Extensão e Cultura, Marco Amaro; e o diretor de Arte, Cultura e Integração Comunitária, Givanildo Pereira Ortega.
(Fhagner Soares, estagiário Ascom/Ufac)